TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Política

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa 1 – Ciência Política

O exercício consiste na seguinte tarefa: elaborar três perguntas sobre o material lido (p. 13-26). É recomendável que a pergunta contenha uma tentativa de interpretação (por ex., pode ser precedida de uma frase que sintetize a compreensão sobre um ponto específico, seguida da pergunta propriamente dita), que revele o esforço por parte do aluno no sentido de dialogar com os diversos temas abordados no capítulo. As perguntas não podem ser do tipo "O que é poder?" ou "Quais os três tipos de poder para Aristóteles?", mas devem envolver algum esforço de problematização (por ex., questionar os limites ou avaliar as possibilidades de aplicação de um conceito), comparação (por ex., diferenças e semelhanças entre as tipologias ou entre os tipos) ou, pelo menos, a explicitação de uma dúvida surgida com a leitura.        

Pergunta 1

Segundo a apostila, ter poder é muito mais do que possuir um bem material e que os bens podem ser utilizados para exercer o poder, porém eles não são o poder, propriamente dito. Disserte sobre isto.

Poder tem relação com a capacidade de um ou mais indivíduos influenciarem a conduta de outras pessoas sem necessariamente utilizarem seus bens materiais para isso. Uma pessoa pode exercer poder através de um bem material, mas não em decorrência de simplesmente possuí-lo. Por exemplo, um indivíduo pode ter muito dinheiro, mas pode não se utilizar dele para fazer amigos ou conquistar as pessoas ao seu redor, pois para isso ele pode simplesmente ocultar os seus bens e utilizar somente o seu carisma para cativar essas pessoas. O que define o poder, é o seu efetivo exercício sobre o comportamento das pessoas e não simplesmente os meios que o indivíduo dispõe para exercê-lo.

Pergunta 2

Fale sobre o “bom governo” em contrapartida ao “mau governo” definido por Aristóteles.

O bom governo é realizado considerando os interesses de todos (Governantes e Governados). O bom governo, quando exercido por uma só pessoa, denomina-se monarquia; quando exercido por uma minoria, denomina-se aristocracia; quando exercido pela maioria, denomina-se politeia.

O mau governo é realizado considerando somente os interesses de quem o exerce (Governantes). O mau governo quando exercido por uma pessoa só, denomina-se tirania; quando exercido por uma minoria, denomina-se oligarquia; quando exercido por uma maioria, denomina-se democracia, para Aristóteles.

Pergunta 3

O poder supõe quatro elementos, discorra sobre eles, exemplificando-os.

O sujeito é o indivíduo ou organização (grupo de pessoas reunidas, constituídas e organizadas em prol de um objetivo comum) que exerce o poder. Exemplo: O gerente de um departamento de uma repartição pública, que exerce poder e tem autoridade sobre os funcionários daquele setor.

O objeto, que é indivíduo, grupo de pessoas ou organização sobre o qual o poder é exercido. Exemplo: O pintor, que sofre poder/influência de seu patrão (dono da casa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com