TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Colcha de Retalhos

Por:   •  25/4/2023  •  Dissertação  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACID/WYDEN CURSO DE PSICOLOGIA

Análise de Caso

Colchas de Retalhos

Teresina

2023

Análise de Caso - Colchas de Retalhos

Análise de caso do filme Colchas de Retalhos apresentado para obtenção de crédito parcial na disciplina Gestalt-Terapia ministrada pela professora Kalina Galvão, no curso de Psicologia, no Centro Universitário UniFacid|Wyden. Realizado por Odilia Micaelly e Ellen Lima ( 202051053305 ). Turma: Manhã.

O filme conta a história de uma jovem chamada Finn que tem que decidir se aceita o casamento proposto pelo namorado, ao mesmo tempo em que encerra sua tese.  Para isso, ela se refugia na casa da avó, cujo grupo de amigas se reúne para fazer colchas de retalhos e contar histórias.  No decorrer do filme, Finn fica conhecendo as histórias e segredos de cada uma das senhoras, e isto serve para que ela vá, aos poucos, refletindo sobre o que realmente quer de sua vida.

O filme relata temas como: O sentido da vida, luto, desejo, traição, entre outros, mostrando que o homem está sempre um processo de transformação, renascendo a cada nova experiência. É mostrado pelas vivências das personagens que cada ser é diferente e quando estão montando a colcha cada uma trás suas lembranças e as experiências juntas formam algo muito belo.

História de Sofia

Sofia era uma senhora ranzinza e amarga, reclamava de tudo e assustava crianças. Observamos que essas características são reflexo da frustração de vivências passadas, onde a mesma permanece muito tempo presa a algo que não se permitiu viver. Ainda jovem, Sofia possuía um corpo escultural, sua maior paixão era nadar e pretendia se tornar uma nadadora, mas seus planos são interrompidos por um romance. Ela se apaixona por um rapaz e com ele constrói uma família, isso mostra uma quebra de expectativas, onde ela desiste de seus sonhos para cuidar da família. Sofia acaba anulando seus desejos, resumindo-se apenas ao papel de mãe e esposa, sem motivação para nadar ou experimentar outras sensações. Em uma conversa com a filha mais velha, Sofia chega a projetar sua frustração na filha, quando afirma que seria mais importante seu filho homem ir para a faculdade, pois a filha poderia casar e formar uma família. Sua relação amorosa fica vaga e desinteressante, em certo momento observamos que ela chega a terceirizar sua culpa, transferindo-a para seu companheiro. Seu marido, na tentativa de manter o casamento constrói uma lagoa com intuito de incentiva-la a nadar novamente e relembrar as sensações que tinha, mas ela está dessensibilizada e não consegue usufrui do presente do marido, e ele então a abandona. Já no final do filme, o vendaval chega como um símbolo da tomada de consciência dela, que percebe como essa frustração interferiu em sua vida. A ultima cena mostra Sofia voltando a mergulhar, se reencontrando novamente, e se abrindo para novas vivências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com