TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consciência Perceptiva de Merleau

Por:   •  6/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

A CONSCIÊNCIA PERCEPTIVA

Os pensamentos de Merleau-Ponty são, resumidamente, baseados na filosofia do corpo, onde se inicia a nossa existência no mundo. Diferentemente dos filósofos tradicionais, Merleau afirma que não é possível que a reflexão se situe fora do corpo, pois ela é parte íntegra e necessária dele. Assim, para o autor, temos um pensamento pré-reflexivo da existência, ou seja, inconscientemente, antes de entendermos e compreendermos alguma coisa, já estamos fazendo uma reflexão acerca dela. E toda atividade reflexiva, sendo consciente ou não, há a presença da percepção.

A percepção está vivamente presente a cada movimento, gesto e ações realizadas fundamentados na experiência de mundo que se tem, sem se fazer necessário uma reflexão consciente sobre tal. Esse fato, anormal do ponto de vista filosófico, foi a base do aprofundamento de Merleau-Ponty: ele buscou maneiras de explicar como pode ser possível existir um momento pré-reflexivo, que é inconsciente, não demonstrado completamente, sem haver uma consciência sobre.

Inicialmente, Ponty constituiu dois níveis de existência: o pré-pessoal, baseado no fato de que o corpo é o principal responsável pelo sentido e pelo significado, ou seja, o homem pensa porque existe. Em segundo, temos o pessoal, que esclarece o agir humano e sua ligação com o pensar. A partir disso, Merleau explora a consciência perceptiva, esclarecendo que a sua criação se deu anteriormente a consciência filosófica (evidenciada pela ciência e pela filosofia tradicional), pelo fato de originar a forma primária de todo conhecimento. Primeiro se percebe algo, em seguida o objeto percebido é transportado para a consciência que, se estiver em estado de vigilância, compreende a existência do objeto. Com isso, consegue-se concluir que nunca conseguiremos saber, ter conhecimento e assimilar todas as coisas, objetos e pensamentos que passam por nós, pois o mundo em que se vive é inesgotável para a nossa consciência. Deste modo, percebe-se que estamos em constante interação com as coisas deste mundo, estamos sempre entre todas as coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com