TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constituição do Feminino Numa Perspectiva Psicanalítica

Por:   •  24/9/2021  •  Artigo  •  5.816 Palavras (24 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 24

 FACULDADE XV DE AGOSTO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A CONSTITUIÇÃO DO FEMININO NUMA PERPECTIVA PSICANALÍTICA

Aluna: Iara Gomes de Morais Silva

Orientadora: Danielle Mocatelli

Sorocaba-SP

2020


FACULDADE XV DE AGOSTO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A CONSTITUIÇÃO DO FEMININO NUMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA

Artigo apresentado em cumprimento às exigências para término do Curso de Formação em Psicanálise, sob orientação da Professora Danielle Moscatelli

Sorocaba-SP

2020


FACULDADE XV DE AGOSTO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A CONSTITUIÇÃO DO FEMININO NUMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA

Artigo apresentado em cumprimento às exigências para término do Curso de Formação em Psicanálise, sob orientação da Professora Danielle Moscatelli

Avaliado em ____/______/______

Nota final: ( )

___________________________

Professor - Orientador

___________________________

Professor - Examinador

Sorocaba-SP

2020


RESUMO

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a constituição do feminino e da feminilidade a partir da psicanálise, tendo como respaldo a teoria do complexo de Édipo de Sigmund Freud e de sua continuidade feita por Jacques Lacan, além de referências do pensamento da escritora feminista Simone de Bouvoir. Nesse sentido, queremos demonstrar que a Teoria do complexo de Édipo nos possibilita um entendimento sobre a problematização do desejo da mulher, e a castração uma forma de mantê-la na posição ”desejante” por toda vida. Ainda há um apanhado histórico de suas buscas por preenchimento das lacunas de sua falta original.

PALAVRAS – CHAVES: Psicanálise. Teoria do Complexo de Édipo. Castração. Feminino.


ABSTRACT

This article aims to reflect on the constitution of the feminine and femininity based on psychoanalysis, with the support of Sigmund Freud's Oedipus complex and its continuity made by Jacques Lacan, in addition to references from the thought of feminist writer Simone de In this sense, we want to demonstrate that the Oedipus complex theory enables us to understand the problematization of women's desire, and castration as a way to keep her in the desiring position for life. There is still a historical record of his searches for filling in the gaps of his original lack.

KEYWORDS: Psychoanalysis, Oedipus Complex Theory, Castration, Female.


1.INTRODUÇÃO

A humanidade vive uma cultura de mais de cinco milênios baseada no poder patriarcal, formada por uma hierarquia que valoriza o princípio da força e do domínio que pode ser chamado de Princípio masculino. Essa forma de organização pode ser política, militar, econômica e/ou social e dá origens a relações desiguais e excludentes, causando danos especialmente as mulheres, tirando tanto seu poder real como simbólico (BALIERO 2014).

As limitações impostas a mulher durante toda história da humanidade, especialmente no ocidente, as fere ao atribuir menor valor e importância a tudo que possa ser visto como feminino (BALIERO 2014).

No entanto, desde o começo do século XX, as transformações político-econômicas, sociais e tecnológicas pelas quais o mundo vem passando tem mudado o panorama dessa cultura. Movimentos libertários vem retaliando as praticas de submissão feminina, entre eles o feminismo e no campo da saúde mental, a psicanálise (BALIERO 2014).

As mulheres contemporâneas são nascidas numa cultura que ainda engatinha em direção à mudança, e procura se desvelar em meio as lutas. Nesse momento surge a questão do que é ser mulher, sem se definir pelo patriarcado. Busca-se atualmente uma identidade feminina não baseada no masculino, não definida em função dele e sim o feminino como algo em si (BALIERO 2014). Como cita a analista junguiana Marion Woodman, no livro A feminilidade consciente: “Enquanto a mulher aceitar a projeção arquetípica do homem, estará aprisionada na compreensão masculina da realidade”.

Tais anseios, angústias e sofrimentos inerentes ao que é ser mulher suscitaram este trabalho que tem como objetivo um apanhado histórico e reflexivo da constituição do ser feminino.

1.1 JUSTIFICATIVA

Este artigo demonstra sua relevância pela incessante busca das mulheres por seu espaço e seu reconhecimento, posto que para tanto se faz necessário conhecer-se em sua subjetividade assim como sua história e papel na sociedade.


2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL: Considerar sob a ótica da psicanálise a constituição do feminino na contemporaneidade.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Explanar sobre o feminino em sua constituição e papel social.

3 METODOLOGIA

O tipo de estudo desenvolvido corresponde à revisão integrativa de literatura que, no entender de Alves (2011), oportuniza a análise de literatura empírica e teórica, como também de estudos de diferentes abordagens metodológicas para a melhor compreensão do tema enfocado.

Bezerra (2005) aponta que esse método de pesquisa tem como produto final a síntese do conhecimento elaborado em relação a determinado assunto, permitindo ao pesquisador obter saberes que influenciam diretamente na sua formação profissional.

No âmbito da saúde, em especial, da Psicanálise, a revisão integrativa de literatura constitui-se, segundo Castro (2011), em uma importante modalidade de investigação científica, explicitando tanto o conhecimento como os resultados de trabalhos, estudos e pesquisas já efetivadas, que servem de referenciais para a produção de novos saberes em relação ao tema enfocado pelo pesquisador.

Dessa forma, o profissional psicanalista tem a condição de coletar informações relativas a assuntos que compõe ou comporão seu cotidiano laboral, incluindo o de estudos recentes, o que contribui para sua capacitação ou formação.

Mendes, Silveira e Galvão (2008) identificam que a revisão integrativa é desenvolvida nas seguintes etapas: questão norteadora da pesquisa, local da pesquisa, seleção dos artigos, instrumento para a coleta de dados e análise dos dados.

3.2 QUESTÃO NORTEADORA DA PESQUISA


A definição da questão norteadora é a etapa onde o pesquisador estipula a problematização, tendo como principal referencial o tema previamente estabelecido. Essa definição permite que, a partir de uma indagação, busque-se a coleta de informações e saberes que propiciem o aprofundamento em relação ao tema enfocado, servindo de base para os dados que serão selecionados ao longo da revisão integrativa de literatura (BEZERRA, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com