TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção De Artigo

Por:   •  11/4/2023  •  Artigo  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Curso Superior de Graduação em Psicologia

AS

POSSÍVEIS INTERVENCÕES DO PSICOLOGO NA OBRA SOCIAL GLORIEUX

Jessica Rainy Lopes de Oliveira

Betim

2020

Resumo:O presente artigo

Segundo o site da ONU (Organização das Nações Unidas), os direitos humanos são inerentes a todo ser humano e todos possuem o direito de desfrutá-lo. O Estado deve garantir esses direitos sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outro tipo, origem social ou nacional ou condição de nascimento ou riqueza.[1] Mas, devido a problemas econômicos, sociais e estruturais, no contexto brasileiro; os direitos e condições socioeconômicas são distribuídos de forma desigual, desfavorecendo uma grande parcela da população, o que gera problemas sociais graves, como a pobreza, desemprego, fome, miséria, situação de vulnerabilidade, dentre outros. Nesse sentido, instituições não governamentais são criadas para oferecer oportunidades a parcela da população que está exposta e esses tipos de problemas sociais e econômicos.  

 Dessa forma, a instituição na qual foi realizada a pesquisa é a Obra Social Glorieux. Trata-se de uma Associação Civil, de direito privado, de caráter público e sem fins lucrativos. Além disso, atende um público variado (crianças, jovens, adultos e idosos) e oferece atividades diversas. Segundo o site oficial da instituição, ela começou a funcionar desde julho de 2003, como uma Congregação dos Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes. No ano de 2009 tornou-se independente e recebeu o título federal de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e em 2011 ganhou os títulos de utilidade pública municipal e estadual.[2]

1-Vulnerabilidade Social

A partir do que foi exposto, é necessário compreender o que é o fenômeno da vulnerabilidade social, o que ela engloba e quais são as consequências para a população que se enquadra nessa classificação. Assim sendo, o termo vulnerabilidade social se relaciona com o conceito de direitos sociais e, segundo Guareschi e outros (2007, p. 19), a vulnerabilidade “está na falta ou na não condição de acesso a bens materiais e bens de serviço que possam suprir aquilo que pode tornar o indivíduo vulnerável”. Ou seja, diz respeito ao grupo de indivíduos que estão à margem da sociedade e se tornam vulneráveis devido à falta de recursos socioeconômicos. A condição de vulnerável afeta a qualidade de vida das pessoas e abrange aqueles que não possuem condições de usufruir os mesmos direitos e deveres dos outros cidadãos (GUARESCHI et al, 2007).

Além disso, o termo vulnerabilidade social, de acordo com Guareschi e outros (2007), começou a ser utilizado inicialmente na área dos direitos humanos e depois de um tempo é que foi trabalhado na área da saúde, já que esse conceito se relaciona com os direitos sociais do cidadão e a sua qualidade de vida. Ainda de acordo com esses autores, a vulnerabilidade deve ser interpretada de uma forma mais ampla e não somente associado a questões econômicas, uma vez que esse termo também se relaciona com organizações simbólicas e políticas de raça, orientação sexual, gênero e etnia. Também, a vulnerabilidade social, segundo os autores, pode ser constituída a partir de três conjunturas:

A primeira diz respeito à posse ou controle de recursos materiais ou simbólicos que permitem aos indivíduos se desenvolverem, se aperfeiçoarem ou se locomoverem na tessitura social; a segunda remete à organização das Políticas de Estado e bem-estar social, que configuram os componentes de oportunidades que provêm do Estado, do mercado e da sociedade como um todo – ligeiramente associado à capacidade de inserção no mercado de trabalho e acesso às políticas; e, por fim, a forma como os indivíduos, grupos, segmentos ou famílias organizam seus repertórios simbólicos ou materiais para responder aos desafios e adversidades provenientes das modificações dinâmicas, políticas e estruturais que ocorrem na sociedade, de forma a realizarem adequações e ocupações de determinadas posições de enunciação nos jogos de poder da organização simbólica e política (GUARESCHI et al, 2007, p. 20).

Outros fatores importantes que estão relacionados com a vulnerabilidade social são a desigualdade e a exclusão social, fenômenos presentes no país e que afetam grande parcela da população. Esses fenômenos citados acima ocorrem, dentre outros motivos, devido à má distribuição de renda e a falta de oportunidade e condição para uma ascensão social e econômica dos indivíduos afetados pela situação de vulnerabilidade. Segundo Gomes e Pereira (2005), o Brasil é um dos primeiros do mundo em desigualdade social e por isso possui elevados níveis de pobreza e miséria, fato que influencia a condição social e a relação familiar do indivíduo.

Dessa forma, segundo Gomes e Pereira (2005, p. 359), a pobreza “se evidencia quando uma parte da população não é capaz de gerar renda suficiente para ter acesso sustentável aos recursos básicos que garantem uma qualidade de vida digna”. As autoras citam, como recursos básicos, a água, saúde, educação, alimentação, moradia, renda e cidadania. Eles são necessários para garantir uma boa qualidade de vida (física, social e psicológica), e é justamente a falta desses recursos e a situação de pobreza que levam as famílias que se encaixam nesse quadro ao fenômeno da vulnerabilidade social. (GOMES; PEREIRA, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (57.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com