TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção do Eu na Modernidade

Por:   •  28/3/2020  •  Resenha  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

Cap. 4- O encontro com a multiplicidade.

Depois da construção do “eu” visto no capitulo passado, nessa capitulo é trabalhado a busca da “verdade” própria de cada um, pois a crise no final da idade média, gera um mundo sem referência onde se cria muitas inseguranças e divergências, se deparando com isso surge a autocritica do homem e o início da modernidade

O livro, nesse capitulo, usa como referência as feiras de rua, que apesar de já existirem na idade média, agora no renascentismo com a Europa aberta a diversos povos. E o encontro com esses diversos povos, traz ao mundo europeu as divergências.

O capitulo também usa como exemplo, as conquistas das américas, onde se deparar com as divergências no mundo, e esse conflito era resolvido de duas maneiras, uma seria ignorando a “verdade” dos demais povos, e a outra uma autocritica, onde diante da verdade do outro se coloca em pratica uma própria reflexão.

Segundo Todorov a dominação do europeu sobre o mundo, se deu pela comunicação e o uso funcional da linguagem, onde se estaria fundada a Modernidade.

Cap. 5- Os procedimentos de contenção do eu.

Depois do Renascentismo onde o homem passa a ser livre e contemplado com várias formas de viver, agora busca uma indenidade e retomada por referencias.

Aqui a uma adaptação no projeto religioso, onde a liberdade humana é reconhecida até certo ponto, para atribuir culpa a você mesmo, e a salvação vem de abrir mão da liberdade, tendo assim uma demanda de autocontrole, por boa vontade, no comando da igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com