TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção do Eu na Modernidade

Por:   •  4/4/2015  •  Bibliografia  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

LILIAN MAGALHÃES DE OLIVEIRA

MATRICULA: C6725F-3

A CONSTRUÇÃO DO EU NA MODERNIDADE

(CRUZADA)

SÃO PAULO/SP

2015


LILIAN MAGALHÃES DE OLIVEIRA[pic 2]

A CONSTRUÇÃO DO EU NA MODERNIDADE

(CRUZADA)

Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade Unip – Universidade Paulista, como requisito parcial de avaliação.

Professor: Henrique Ângelo[pic 3]

Matéria: História da Psicologia

SÃO PAULO/SP

2015


1 INTRODUÇÃO

A Cruzada (Kingdon of heaven) – 2005,

            Balian (Orlando Bloom) é um jovem ferreiro francês, que guarda luto pela morte de sua esposa e filho. Ele recebe a visita de Godfrey de Ibelin (Liam Neeson), seu pai, que é também um conceituado barão do rei de Jerusalém e dedica sua vida a manter a paz na Terra Santa. Balian decide se dedicar também à esta meta, mas após a morte de Godfrey ele herda terras e um título de nobreza em Jerusalém. Determinado a manter seu juramento, Balian decide permanecer no local e servir a um rei amaldiçoado como cavaleiro. Paralelamente ele se apaixona pela princesa Sibylla (Eva Green), a irmã do rei.

A construção do Eu na modernidade, 1998, Introdução (cap. 1), cap. 2, 3 e 4 – SANTI

.Pedro Luiz Ribeiro de Santi, neste livro, gera uma ferramenta básica para vermos o tempo atual sob uma perspectiva histórica. Com uma visão postada na origem da Psicologia, de Santi faz um resumo da história filosófica dos últimos 500 anos. O texto fornece material para que alunos de qualquer área possam compreender as bases do pensamento do século XX - da crise da moralidade a problemas da ciência. De Santi mostra como as várias partes da cultura são indissociáveis e como o pensamento filosófico de cada época refletiu-se - além da filosofia - na literatura, na música e na pintura

2. PROBLEMATIZAÇÃO DA PESQUISA

A pesquisa tem por objetividade, fazer uma analogia entre cenas do Filme Cruzada, e do Livro “A Construção do eu na modernidade”; cujo caráter histórico de ambos nos permite fazer tal análise.

3. ANALOGIA

3.1

DO FILME,

A Cena escolhida é o momento em que o pai de Balian, morre e o designa a ir    para sua terra Jerusalém, e diz a ele que: encare sem medo a face de seus inimigos, seja bravo e honrado, para que Deus possa amá-lo, fale a verdade sempre, mesmo que isso possa leva-lo a morte, proteja sempre os indefesos e não cometa erros, esse é o seu juramento;

DO LIVRO,

CAPÍTULO 2 – Página 16

“A noção de Justiça na Idade Média, por exemplo, é a da colocação de cada ser cada ser no que lhe é próprio.  

ANÁLISE:

Cada homem, nasceria e viveria segundo aquilo que Deus haveria preparado para ele, havia o conceito de linhagem sanguínea, valores eram ensinados e reproduzidos de pai para filho; Balian deveria ir para terra de seu pai (Jerusalém), tomar posse do que era seu, e seguir os mandamentos que ele estava dando a ele naquele instante, a maior parte dos valores eram religiosos, pois quase sempre os pais tinham já esse conceito formado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com