TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção dos Papéis Parentais em Casais Homoafetivos Adotantes.

Por:   •  8/6/2017  •  Resenha  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

ROSA, Jéssica Moraes; MELO, Anna Karynne; BORIS, Georges Daniel Janja Bloc; SANTOS, Manoel Antônio dos. A Construção dos Papéis Parentais em Casais Homoafetivos Adotantes. Psicologia: Ciência e Profissão. Brasília, Mar 2016, Volume 36, Nº 1, páginas 210 – 223. Versão impressa ISSN 1414-9893. Versão Online ISSN 1982-3703.

Resenhado por: Dayara Morais Farias e Matheus Augusto dos Reis Rodrigues

O artigo em questão tem como objetivo a compreensão de como se dá a construção do papel parental em casais homoafetivos adotantes, levando em consideração o contexto singular da adoção e suas implicações psicológicas, sociais e legais. Através de entrevistas, um casal que se encontrava em união homoafetiva e que adotaram legalmente uma criança foi submetido a um estudo descritivo e exploratório, através de entrevistas semiestruturadas, abordando questões direcionadas à investigação do desejo de ter filhos os trâmites legais da adoção e a transição para a parentalidade. Alguns dos temas que surgiram no estudo foram a tomada da decisão de adotar, as próprias narrativas da adoção, o aprendizado do papel de pais e a organização da nova rotina doméstica. Como resultado, ficou evidenciado que os papéis parentais tendem a ser incorporados e exercidos de formas peculiares nas famílias homoafetivas constituídas pela via da adoção (p.210).

Através das inúmeras transformações culturais e estruturais sofridas na sociedade, o conceito de família vem mudando ao longo do tempo. Atualmente a definição de família não se restringe mais à normatividade social que sempre foi imposta, pois todos os padrões tradicionais vem sendo aos poucos expandidos e diferentes configurações familiares são consideradas legítimas. Dentre as inúmeras definições de família, a homoafetividade vem sendo motivo de discussão e divisão de opiniões na atualidade, uma vez que este arranjo familiar foge dos estereótipos impostos e exigidos desde a antiguidade. Este tipo de união familiar obtém cada vez mais um espaço crescente nos embates sociais, sempre com foco na luta por direitos e igualdade aos homossexuais na possibilidade de construção de família. Uma das conquistas destas lutas foi o direito à união estável concedido pelo Supremo Tribunal Federal, no ano de 2011. Com a decisão, a contribuição não foi apenas legal, o que já seria uma conquista importante, mas também auxiliou na possibilidade de obtenção de uma base sólida de discussão para a expansão do conceito de família, possibilitando que os parceiros adquirissem direitos e deveres legais perante a sua união, e a legitimidade dessas uniões reafirmou o desejo de constituição de família a partir do reconhecimento legal e social.

Na busca pelo objetivo traçado, os autores buscaram compreender como se dá a construção dos papéis parentais em casais homoafetivos adotantes, apresentar e descrever historicamente as modificações das estruturas familiares e como reconhecer o percurso histórico e conceitual da homossexualidade à homoafetividade, enfatizando as diferenças entre gênero, sexo e sexualidade que, com suas características próprias, influenciaram as representações da homossexualidade. Em contrapartida, é necessário entender que entende-se por papel parental as descrições, percepções e atitudes com relação ao papel social, psicológico, comportamental ou emocional dos pais (p.211-12).

A definição de gênero vai muito além do masculino e feminino, definidos apenas de maneira biológica ou sexual. As relações sociais distinguem estes gêneros no plano sociocultural, pois são nelas que construímos as distinções nos papéis atribuídos a cada gênero. De maneira predefinida, somos destinados a cumprir papéis tradicionalmente impostos já no nosso nascimento, e estes determinam nossas ações nas relações. Inicialmente, e fortemente impostos pela cultura, o julgamento e definição de gênero são exclusivamente efetuados com base nas características biológicas, o que direciona diretamente o indivíduo à uma determinada maneira de ser, definindo o modo como deve se relacionar e se comportar afetivamente. Diferentemente do que grande parte da sociedade pensa, embasada no senso comum, a noção de gênero se distingue completamente de sexo, visto que esta vai muito além da prática sexual ou domínio dos aspectos biológicos. O gênero está diretamente ligado à auto-identificação e a maneira como o indivíduo se relaciona e se identifica com o corpo que nasceu.

Após a compreensão de onde se distinguem a sexualidade e a noção de gênero, os autores efetuam uma reflexão geral sobre a adoção por casais homoafetivos. Ressaltam que, ainda que a busca seja crescente, os estudos voltados para o tema no Brasil são escassos, e que isso, provavelmente, se deve ao tabu que ainda ronda a temática, mesmo diante de tantas mudanças sociais e culturais ocorridas na atualidade, principalmente no âmbito familiar (p.213).

No estudo foram incluídos dois participantes, sendo uma mulher de 56 anos, que provinha de um casal constituído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com