TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Deficiência Intelectual

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Larissa tem deficiência intelectual, que é caracterizada por um baixo funcionamento cognitivo, que não corresponde à média esperada. É derivada por aspectos multifatoriais, há uma alteração no desenvolvimento do cérebro, essas causas podem ser originadas por fatores genéticos, problemas ocorridos durante o parto ou na gestação.        

Essa deficiência pode apresentar falta de interesse pelas atividades dadas em sala de aula; pouca interação com os colegas e professora; dificuldade em coordenação motora, dificuldade para identificar letras, desenvolver a fala de maneira satisfatória, dificuldade em se adaptar aos mais variados ambientes, esquecer o que já foi aprendido; entre outros,

Para a intervenção nesse caso, é necessário fazer uma avaliação psicológica, aplicar testes que avaliem a inteligência, bem como o raciocínio de Larissa, poderia ser utilizado o Teste de Quoeficiente de Inteligência. No caso de baixo repertório de habilidades sociais, poderia ser aplicado o Inventário de Habilidades Sociais Del Prette.

É necessário avaliar o ambiente em que Larissa está inserida e as condições adaptativas da mesma, pois é necessário que haja uma intervenção do profissional não apenas com Larissa, mas no contexto escolar e familiar, orientando de maneira clara as pessoas envolvidas, como agir diante deste caso.        

Para Larissa, é importante uma reabilitação cognitiva, usando técnicas remediadoras, estratégias compensatórias ou adaptativas.

Pelo seu baixo repertório de habilidades sociais, é importante desenvolver treinos de competência sociais. Para ampliar o seu nível de comunicação e linguagem, pode ser utilizado a ludoterapia, pois trata-se de uma técnica, onde a pessoa pode exprimir seus sentimentos, tensões, medos de uma maneira lúdica, sem precisar de uma comunicação verbal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com