TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Deficiência Intelectual

Por:   •  12/11/2018  •  Resenha  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

Barreiras encontradas para deficientes Intelectual

Deficiência Intectual  ligeira, onde podemos falar sobre o insucesso escolar, onde há uma grande dificuldade  na aprendizagem, porem apresentam um desenvolvimento psicomotor normal, desenvolvem aprendizagens sociais e apresentam capacidade de adaptação no âmbito laboral, conseguem comunicar-se normalmente com as demais pessoas. O principal obstáculo na continuação escolar é a incapacidade ou dificuldade de pensamento formal.

Já nos adultos, são comprometidos os pensamentos abstratos, função executiva como planeamento, estabelecimento de prioridades, além de memoria de curto prazo, uso funcional de competências (leituras, controle do dinheiro), no social apresenta como individuo imaturo em suas relações, dificuldade com as emoções e comportamentos em relação as suas idades.

Deficiência Intelectual moderada, apresenta entre os 6/7 anos, apresenta atraso no desenvolvimento psicomotor, apresentam dificuldade na autonomia pessoal e social, porem se crescerem em ambientes estimulantes podem obter alguma autonomia, na linguagem depende da estimulação com o meio onde esta inserido.

Já sobre a aprendizagem na escola como leitura e calculo, apresenta muito fraco, sendo difícil concluir.

Os adultos, carecem de ajuda diária para realizar suas tarefas cotidianas, porem que outras pessoas podem assumir essa responsabilidade pelo mesmo. Já no social, o individuo  apresenta diferenças significantes em relação aos pares, no comportamento social e na comunicação durante o desenvolvimento.

Deficiente Intelectual grave, nos primeiros anos da infância, tem pouco ou nenhuma linguagem comunicativa, mas na idade pré-escolar, podem aprender a falar e serem treinados a atividades elementares de higiene, se beneficiam de forma limitada de instrução em temas pré-acadêmicos, se familiarizam com o alfabeto, aprendem a contar, adquirem competência a leitura através das imagens. Adultos, podem realizar atividades simples sob supervisão ,

Deficiencia intelectual profunda, a sua capacidade cognitiva no geral, não ultrapassa de 2/3 anos, mostrando um atraso bem significante em todas as aquisições que permanecem, frequentemente, incompletas. A autonomias das condutas de vida cotidiana é parcial, como alimentação higiene pessoal e controle esfincteriano, sendo bem comprometido, mas podendo ser melhorada através de uma boa relação com o contexto onde inserido. A linguagem é praticamente inexistente, precisando de um terceiro ou uma estrutura institucional. Há frequência de anomalias morfológicas, distúrbios neurológicos e crise de epilepsia. Também encontra-se perturbações relacionais profundas, como o afastamento e o isolamento afetivo, sendo frequente a existência de estereotipias, mais ou menos graves.

Durante o nascimento de uma criança com deficiência, causa um grande impacto na família, quando há uma grande expectativa em relação a criança, a luta é grande para os familiares e cuidadores, para inclusão social dos mesmos. Lembrando que o desenvolvimento das crianças não estão somente relacionado ao cognitivo, mas também com ambiente familiar. Quando criança com deficiência Intelectual, apresentam dificuldades na atenção e geralmente são menos interativas. Pessoas com deficiência intelectual, suas reações são mais lentas e dificuldade em processar a informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com