TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Deficiência Intelectual

Por:   •  30/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 14

Ìndice

Resumo        4

CAPITULO I        5

1.Introdução        5

1.1.Objectivos        5

1.2.Metodologia        6

CAPITULO II        9

2.Conceitos básicos        9

CAPITULO III        10

3.Deficiência intelectual ( Trissomia 21 /Síndrome de Down)        10

3.1.Características físicas e comportamentais        10

3.2.Causas de deficiência intelectual        11

3.3.Sintomas da deficiência intelectual        12

3.4.Quadro clinico da deficiência intelectual        12

3.5.Problemas de saúde associados com deficiência intelectual        13

3.6.Classificação da Deficiência Intelectual (quociente de inteligência)        13

3.7.Trissomia 21 /Síndrome de Down        14

3.8.Causas de Síndrome de Down        14

3.9.Características clinicas da síndrome de Down        15

3.10.Criança com Síndrome de Down na escola inclusiva        15

3.11.Interacção social da criança com Síndrome de Down        16

3.12.Importância da inclusão da criança com Síndrome de Down na escola        16

CAPITULO IV        17

4.Conclusão        17

CAPITULO V        18

5.Referências bibliográficas        18


Resumo

A Deficiência Intelectual é uma das deficiências mais encontrada em crianças e adolescentes, caracterizada pela redução no desenvolvimento cognitivo, ou seja, o QI é normalmente abaixo do esperado para a idade cronológica da criança ou adulto, acarretando muitas vezes um desenvolvimento mais lento na fala, no desenvolvimento neuropsicomotor e em outras habilidades. A deficiência intelectual não é considerada uma doença ou um transtorno psiquiátrico , e sim um ou mais factores que causam prejuízo das funções cognitivas que acompanham o desenvolvimento do cérebro, visto que o seu diagnostico necessita do envolvimento de grupos de factores biomédicos, etnológicos, comportamentais, sociais  e educacionais. As causas da D.I podem ser congénitas ou adquiridas, as crianças com D.I merecem um olhar individualizado levando-se em consideração suas limitações, suas necessidades, mas não somente o que ainda não conseguem realizar com autonomia, mas levar em consideração a bagagem eu essas crianças possuem. Os indivíduos com deficiência intelectual necessitam sim de apoio pedagógico, de atenção especializada, de adequações curriculares, mas não podemos esquecer que eles possuem capacidades, e o que eles mais necessitam além das intervenções é que nós acreditamos neles. E no que concerne a Síndrome de Down, também conhecida com 'SD', é uma deficiência caracterizada por um problema genético manifestado durante a formação da criança ainda no ventre materno. O individuo que apresenta tal deficiência possui determinadas características físicas e mentais, que apresentam algumas diferenças em relação ás crianças "ditas normais". O desenvolvimento cognitivo da criança portadora da SD se diferencia em pouca coisa do desenvolvimento das demais, sendo que dessa maneira ela pode frequentar uma escola publica de ensino regular, pois, a experiencia que irá adquirir ao conviver com outras crianças contribuirão para o seu desenvolvimento motor, cognitivo, afectivo e psicossocial.

Palavras-chave: Deficiência Intelectual, Síndrome de Down, Educação.


CAPITULO I

1.Introdução

Deficiência intelectual ou retardo mental é definido como uma condição de desenvolvimento interrompido ou incompleto  da mente, que é especialmente caracterizado pelo comprometimento de habilidades manifestadas durante o período de desenvolvimento, que contribuem par o nível global de inteligência, isto é, cognitivas, de linguagem, motoras e habilidades sociais. Muitos factores tem sido confirmados como causa ou como associados a D.I, alguns desses factores influenciam no desenvolvimento e na função do cérebro da criança nos períodos pré-natal, perinatal ou pós- natal, podendo serem divididos em três grupos, orgânico, genético e sociocultural. No que concerne ao QI dos indivíduos portadores da D.I, é visto que existem muitos tipos de testes de QI que procuram medir habilidades gerais ou especificas como, leitura, conhecimentos gerais, memoria raciocínio abstracto de crianças com D.I. embora o QI posa mudar em certa medida com o aumento da idade, ele é um constructo surpreendentemente sólido que é preditivo de desempenho. A Síndrome de Down é  uma alteração genética que ocorre na formação do feto, mais especificamente no período de divisão celular. É imperioso que a criança com Síndrome de Down interaja com todos, despertando e incentivando o seu desenvolvimento intelectual e emocional. Elas devem ter a oportunidade de interacção com outras crianças e com outros adultos fora do contexto familiar.

1.1.Objectivos

Geral

  • Compreender a Deficiência Intelectual( trissomia 21)

Especifico

  • Explicar  os factores que causam a Deficiência Intelectual
  • Enfatizar as características físicas e comportamentais de Deficiência Intelectual
  • Descrever as causas de Síndrome de Down

1.2.Metodologia

Para materialização do presente trabalho recorreu-se ao método de consultas bibliográficas e internet.


 



CAPITULO II

2.Conceitos básicos

Necessidades educativas especiais intelectuais

 Necessidades Educativas  Especiais  intelectuais refere-se as dificuldades acentuadas de aprendizagens ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das actividades curriculares. (LIU 2015:5)

Deficiência

Deficiência refere se a toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica que gere incapacidade para o desempenho de actividade dentro do padrão considerado normal para o ser humano. BATTISTELLA (2014:7)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (213.3 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com