TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descoberta do Inconsciente

Por:   •  29/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

  • “Qual poderia ser a causa de os pacientes esquecerem tantos fatos de sua vida interior e exterior...?”Indagação do Freud.

(FREUD apud BOCK, et al, 2002. p.73)

  • A relação do esquecido, com o conteúdo penoso. Penoso não é necessariamente sinônimo de algo ruim, pode se remeter  a algo bom que se perdera ou algo intensamente desejado.

A descoberta do inconsciente[pic 2]

  • Resistência – é uma força psíquica que faz oposição a tornar consciente um conteúdo mental.
  • Repressão – é o mecanismo pelo qual o indivíduo procura reter no inconsciente representações ligadas a um instinto ou pulsão. Ou ainda, é um processo psíquico que procura manter afastado da consciência, uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma.

inconsciente – No inconsciente encontram-se os impulsos, as ideias e os sentimentos reprimidos, enfim as forças vitais e invisíveis que exercem controle sobre os pensamentos e ações conscientes do homem. Estes conteúdos em algum momento podem ter sido conscientes mas foram reprimidos tornando-se inconsciente ou podem ser originalmente inconsciente.

lugar teórico dos impulsos instintivos ou pulsões e das representações reprimidas ou daquelas que nunca puderam chegar à consciência”, pois são conteúdos em sua maioria, não aceitos emocionalmente ou socialmente. É atemporal.Esse mecanismo de proibição é denominado de repressão ou recalque”.

Manifestações do inconsc. – sintomas, atos falhos/ lapsos e sonhos.

Os processos mentais[pic 3]

pré-consciente - “estão as representações que podem se tornar conscientes, desde que o sujeito se interesse por elas. São os fatos esquecidos , incômodos, mas não censurados no âmbito do inconsciente, em que se verifica uma proibição que dificulta sua evocação, uma força para afastálos da consciência”. (CARRARA, 2004. p.20)

É o que neste momento não está na consciência mas que no momento posterior pode estar.

Supressão- é o mecanismo pelo qual os conteúdos  da pré-consciência são afastados da consciência.

Os processos mentais[pic 4]

consciência – tudo o que conhecemos: percepção do mundo, objetivo, as lembranças, os sentimentos, o         pensamento e a percepção do mundo subjetivo.

“É o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior.” (BOCK, 2002, p. 74)

Um conteúdo mental para ter acesso à consciência precisa ser um acontecimento perceptível.

Os processos mentais[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (304.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com