TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dislexia

Por:   •  3/6/2018  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Juliana Carvalho RA 185774611647

Como estrelas na terra

Tema: Dislexia

3- Como está patologia pode ser diagnosticada? (falar da avaliação psicopedagógica).

A dislexia é um transtorno da leitura: é caracterizada por uma dificuldade especifica em compreender palavras escritas. Pode ser diagnosticada a partir da identificação de pelo menos um dos seguintes sintomas:

1. Grande dificuldade para aquisição da leitura e deficiência na percepção fonética; acompanhada por idêntica problemática em relação à escrita. Transmite aquilo que sabe por exames orais. Tem dificuldades visuais embora exame não revelem problemas com seus olhos.

2. Dificuldade para compreender o sentido do que é lido. Está relacionada a uma desorganização no processamento cerebral das informações recebidas pelo sistema visual. A criança pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido;

3. Dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, acrescenta ou omite palavras ao ler, inventa ou substituem vogais e/ou consoantes. Confusão entre letras, com diferenças de grafia a-o, c-o, e-c, f-t, h-n, i-j, m-n, v-u. baixa autoestima. Esquece aquilo que aprendera muito bem em poucas horas ou semanas.

4. Apresenta dificuldade para compreender o que lê, podendo ser identificados múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza. Confusão entre letras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço b-d, d-p, b- q, d-b, d-p, d- q, n- u, a – e.

Entretanto, os professores devem ficar atentos não é porque a criança apresente um ou mais sintomas significa que ela tem dislexia, uma vez que estes fatores variados podem ser o que inclui: deficiência (intelectual e sensorial, por exemplo), síndromes neurológicas diversas, transtornos psiquiátricos, problemas emocionais e fatores de ordem socioambiental (pedagógico, por exemplo).

Diante do exposto, tem-se a dimensão da relevância do papel da escola, principalmente do professor, na prevenção e condução adequada do processo de ensino-aprendizagem de crianças que tenham dificuldade com a leitura/escrita, secundária (ou não) à dislexia.

Avaliação psicopedagógica:

No filme Como estrelas na terra a avaliação psicopedagógica é uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador, e ao observarmos a postura do professor de artes Ram Shankar Nikumbh, em seu trabalho na escola para crianças especiais, observando o material do aluno, indo a casa do aluno Ishaan, onde foi conversar com seus pais.

O professor conversa com a família, mostra as dificuldades do menino, caracteriza o quadro de dislexia, contestando o que o pai de Ishaan diz, questionando o cuidar, pedindo que não deixem acontecer a Ishaan o que aconteceu com as árvores da ilha de salomão, que morrem após as pessoas ficarem gritando a sua volta.

O próximo passo de Ram Shankar, foi marcar uma reunião com o diretor da escola, e aí se desenrolou um dialogo comum no ambiente escolar, informando o problema do aluno, e o diretor sugere a transferência do menino para uma escola especial, mas Ram lembra o ideal da escola inclusiva, o dever de assegurar por lei, a todas as crianças independente de suas dificuldades, o direito de participar da escola regular. O diretor levanta a questão da classe numerosa, professores despreparados, não tendo condição nem TEMPO para se dedicar aos especiais. Ram está decidido a ajudar e se oferece para acompanhar Ishaan individualmente, duas ou três vezes por semana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com