TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ELABORAÇÃO INICIAL DE UM PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  23/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

ELABORAÇÃO INICIAL DE UM PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

1. INTRODUÇÃO

A adolescência pode ser tomada como uma atitude cultural é uma atitude ou postura do ser humano durante uma fase de seu desenvolvimento, que deve refletir as expectativas da sociedade sobre as características deste grupo. A adolescência, portanto, é um papel social.

A escolha profissional é um momento determinante na vida de todo adolescente e nos dias de hoje o fato da diversidade de opções os confundem ainda mais. O momento da escolha é sempre muito difícil pelas características da própria escolha, o adolescente precisa optar não só pela profissão que terá, mas por quem ele quer ser, qual o estilo de vida que ele quer levar, isto em um momento em que ele não sabe nem quem ele é, ou seja, para complicar ainda mais, já é sabido que este momento é determinado por intensos conflitos de identidade.

A orientação profissional tem como objetivo preparar os adolescentes para os desafios da escolha de uma profissão, a apresentação das profissões de forma mais realista para eliminar estereótipos, nesse processo é fundamental que esses jovens atravessem um processo de autoconhecimento para descobrir seus pontos positivos e negativos e através dessa descoberta realizar escolhas conscientes, diminuindo as chances de frustrações nesse processo de grande importância.

No projeto de orientação profissional com jovens a dinâmica em grupo tem efetivo rendimento, pois o motivo está na própria essência da juventude, com sua necessidade de pertencimento aos grupos sociais e troca permanente de experiências.

A aprendizagem do jovem é dinâmica por si só, e o trabalho em grupo tem o poder de ampliar a visão de mundo.

Palavras-chave: adolescência, escolha profissional, orientação profissional, dinâmica de grupo.

2.TEMA

Orientação Profissional

3.TÍTULO

Orientação profissional para adolescentes no 3º ano do ensino médio.

4.JUSTIFICATIVA

No mundo contemporâneo, o papel do ensino médio na vida dos estudantes torna-se cada vez mais decisivo.

Nesta etapa da vida escolar, os jovens passam por profundas transformações. Além de um conjunto de transformações físicas e psicológicas, os adolescentes se preparam  para  desafios, vivem um árduo processo de formulação de projetos de vida, principalmente referentes as escolhas profissionais.

O objetivo da orientação profissional nessa fase favorece o desenvolvimento de cada indivíduo, preparando os jovens para o enfrentamento de desafios que se apresentam na atualidade, entre esses desafios estão o preparo para o vestibular, o mundo do trabalho, a responsabilidade social e a formação da personalidade, aprofundamento em questões como autoconhecimento da realidade do mercado profissional, noções sobre antigas e novas carreiras, bem como o contato direto com profissionais de cada área de interesse.

5.OBJETIVOS

5.1.OBJETIVO GERAL

Favorecer a escolha profissional, de maneira consciente, minimizando frustrações e angústias através de ações e procedimentos específicos.

5.2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Autoconhecimento.
  2. Esboçar um projeto de mundo de trabalho.
  3. Propiciar noções de mundo de trabalho.
  4. Organizar encontros com profissionais das áreas de interesse e feiras de profissões.
  5. Promover uma reflexão sobre as razões que levam o estudante à escolha de uma determinada profissão.

6.PROCEDIMENTOS

7.CRONOGRAMA

ETAPAS

JAN20

FEV20

MAR20

ABR

20

MAI

20

JUN20

JUL

   20

AGO

  20

SET

20

OUT

20

NOV20

DEZ

20

8.RESULTADOS ESPERADOS

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com