TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: DESAFIO PROFISSIONAL – BRINQUEDOTECA

Por:   •  8/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

Curso de Pedagogia

            LARISSA 

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO

DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS

LITERATURA INFANTOJUVENIL

MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO

PROJETO: DESAFIO PROFISSIONAL – BRINQUEDOTECA

TUTORA:

SÃO PAULO

2016

SUMÁRIO[pic 4][pic 5]

  1. INTRODUÇÃO..........................................................................................3
  2. ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET.......................3
  3. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR..............................................................4
  4. BRINQUEDOTECA ..................................................................................5
  5. OBJETIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA...............................................5
  6. RELAÇÃO ENTRE A LITERATURA E MEIOS PRODUTORES DE LINGUAGENS..........................................................................................6
  7. PLANO DE AÇÃO: “IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NO CEI” .........................................................................................................6

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................7
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................8
  1. INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é mostrar a importância de uma brinquedoteca no Centro de Educação Infantil – CEI, a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras crianças. O brincar é um momento de valorização da criança, pois é através desses atos que ela desenvolve seus os aspectos físico, social, emocional e intelectual.

Pedroza (2005, p. 64), partindo de um enfoque psicanalítico afirma que "a brincadeira é universal e é própria da saúde, facilita o crescimento, desenvolve o potencial criativo e conduz aos relacionamentos grupais"; também proporciona a constituição do sujeito, o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e da criatividade.

Justificativa: A brinquedoteca é um espaço de fantasia, deve ter disponível brinquedos diversificados e os professores devem ensinar o manejo do jogo, explicando-lhes as regras caso seja necessário, a criança deve frequentá-la por vontade própria e pelo prazer de brincar.

  1. ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET

Os estágios de desenvolvimento de Piaget estão assim divididos em quatros períodos:  1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos) -   2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos) - 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) - 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante).

Estágio sensório-motor - desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre as ações, início de diferenciação entre os objetos e entre o próprio corpo e os objetos; aos 18 meses, mais ou menos, constituição da função simbólica (capacidade de representar um significado a partir de um significante). No estágio sensório-motor o campo da inteligência aplica-se a situações e ações concretas. (0 a 2 anos).

Estágio pré-operatório - reprodução de imagens mentais, uso do pensamento intuitivo, linguagem comunicativa e egocêntrica, atividade simbólica pré-conceitual, pensamento incapaz de descentração. (2 a 6 anos)

Estágio operatório concreto - capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade, linguagem socializada; atividades realizadas concretamente sem maior capacidade de abstração; (7 a 11 anos).

Estágios das operações formais (11/12 anos em diante) - transição para o modo adulto de pensar, capacidade de pensar sobre hipóteses e ideias abstratas, linguagem como suporte do pensamento conceitual.

É importante o professor saber os períodos de desenvolvimentos formulado por Jean Piaget, pois nele o professor traçara novos recursos para entender seus alunos. O relacionamento entre professor e aluno deve ser de amizade, de troca de solidariedade, de respeito mútuo.

  1. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Vygotsky (1991, p. 86). Afirma que o comportamento de uma criança, em relação ao brinquedo, não é apenas simbólico. A criança realiza seus desejos enquanto a realidade e suas experiências veem à tona. Oliveira, discutindo a temática, afirma que "no brinquedo a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar objeto e significado". (OLIVEIRA, 1993, p. 67). Para entendermos essa importância do brincar, devemos responder essas questões da autora Kishimoto.

1- Por que a brincadeira é importante? Porque são fontes do desenvolvimento cognitivo e, também, uma forma de auto expressão, pois as crianças descobrem suas sensibilidades, habilidades, visualizam suas funções e responsabilidades, aprendem a dividir tarefas com o outro, desenvolvendo, assim, colaboração.

 2- A criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar? A criança não nascer sabendo brincar é algo que se aprende através da sociedade, família, adultos, crianças, sendo assim, o mundo adulto influencia nessa aprendizagem.

3 - O que a criança aprende através da brincadeira? - Através das brincadeiras, as crianças se apropriam do mundo a sua volta, construindo a sua própria realidade, dando-lhe   um significado.

  1. BRINQUEDOTECA

A cultura lúdica compreende esquemas de comportamento que permitem iniciar a brincadeira. Esses esquemas são em geral vagos e imprecisos; no entanto, permitem a organização da brincadeira. Os esquemas estão pautados na observação da complexa realidade social, na atividade de brincadeira, nos materiais disponíveis e na cultura. A cultura lúdica não existe como uma entidade, mas é produzida pelos sujeitos que participam da mesma, produto de interação social (VYGOTSKY, 1991; BROUGÈRE, 1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (203.6 Kb)   docx (51.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com