TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil, da Faculdade de Psicologia da Pontifícia

Por:   •  29/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 7

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – PUC MINAS

FACULDADE DE PSICOLOGIA – CORAÇÃO EUCARÍSTICO

JUCIENE GOMES CARDOSO

MEMORIAL ACADÊMICO

BELO HORIZONTE

2020

JUCIENE GOMES CARDOSO

MEMORIAL ACADÊMICO

Memorial apresentado à Disciplina de Estágio Supervisionado V – Educação Infantil, da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientador: Prof. MS.

BELO HORIZONTE

2020

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA        5

3.        AFETIVIDADE E MEDIAÇÃO        6

4.        A PSICOLOGIA NA ESCOLA        7

5.        CONCLUSÃO        8

6.        REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

O presente memorial, além da função de trabalho para conclusão da disciplina de estágio supervisionado V, que teve como temática a educação infantil, é uma maneira de informar aqueles que lerem alguns dos conceitos abordados durante todo o semestre, bem como a minha compreensão dos mesmos, e as dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores no semestre, sendo este um semestre atípico, o qual, logo no inicio das aulas nos deparamos com a pandemia do novo coronavírus, levando a suspensão das aulas presencias e consequentemente a parte prática do nosso estágio, sem ao menos conhecermos o campo, assim sendo, tivemos que nos adequar ao ensino remoto, elaborando métodos para que a supervisão pudesse proporcionar o conhecimento nessa área, mesmo que sem a prática.

Ressalto que todas as etapas foram vivenciadas como muito otimismo em especial por parte do professor, acreditando que quando há dedicação o resultado almejado será encontrado.

     

  1. DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA

O desenvolvimento psicossocial abordado aqui será o da primeira infância, considerando os 03 primeiros anos de vida. De acordo com os conteúdos estudados ao longo do semestre foi possível compreender o quão é importante essa fase do desenvolvimento para o futuro do sujeito. Cada ser humano, desde o nascimento exibi uma personalidade distinta, no entanto para o desenvolvimento saudável dessa personalidade caberá aos adultos responsáveis, a sociedade e o estado, reconhecer que é necessário investimentos os quais aprimorem as condições de vida neste período. Um ambiente estruturado de forma acolhedora, harmoniosa e respeitosa, o qual proporcionará oportunidade para que este ser humano possa adquirir e desenvolver as suas potencialidades.

Sabemos que não é um processo fácil, pois vivemos em um mundo repleto de desigualdades, onde grande parte da população não tem acesso aos direitos básicos os quais são essências para a dignidade humana. No entanto, não podemos perder a esperança, pois mesmo diante de todas as adversidades, sabemos que existe algo que de fato fará a diferença, “a educação”, daí a importância dos profissionais desta área, sendo eles professores, psicólogos, todos aqueles que fazem parte desta comunidade. Assim sendo, a educação infantil tem um papel primordial, pois contribuirá para o desenvolvimento psicossocial na fase mais importante para a formação do sujeito.

A educação não será somente o grande diferencial, mais possui a missão de ser o grande equilibrador neste processo de formação, para isso esforços não deverá ser poupado para que as oportunidades sejam ofertadas à maior parte das crianças em todos os níveis de formação, em especial as crianças que se encontra inseridas no que chamamos de educação infantil. Sendo este o período decisivo para a estruturação psíquica e física do ser humano, a base que lhe permitirá a lidar com as complexas situações que a vida possa lhe apresentar.

  1. AFETIVIDADE E MEDIAÇÃO

A afetividade tem um papel importantíssimo no desenvolvimento da personalidade da criança, sendo manifestada pelo comportamento e expressão. Dessa forma é a afetividade quem determina a atitude que podemos ter diante de nossas vivências, e, será ela quem determinará a forma de relacionamento, seja ele positiva ou negativa entre os alunos com ou sem necessidades especiais.

A primeira infância é a fase em que o ser humano construirá os seus alicerces, sendo estes cognitivos, motor, emocional, social e éticos. No entanto, por si tratar de um processo crucial para a estruturação do sujeito, as intervenções feitas pelos seus mediadores, família, professores e sociedade deverão ter como base o afeto, pois são seres humanos, e é fato que quando somos tratados com afeto, temos mais chances de nos desenvolver de forma saudável o emocional e intelectual.  

Podemos afirmar que não há aprendizado sem afetividade, para tanto, é importante esclarecer que a afetividade não restringe ao ato de abraçar e beijar, não que essas ações não sejam importantes, uma vez que muitas crianças chegam a ficar o dia inteiro na escola. Mas esta não é a única forma de demostrar o afeto, daí a importância da mediação do profissional responsável pela turma, que poderá dentre diversas ações, realizar uma roda de conversa logo no início da aula, permitido que cada um conte um pouco sobre o que fizeram em casa, como foi a jornada até a escola, falar um pouco sobre si, no entanto, para todas as atividades propostas o professor (a), deverá estar presente, ouvir com atenção, permitindo que cada uma possa relatar as suas vivencias. A demonstração do afeto se dará nas simples ações do dia-a-dia, mediante a rotina previamente estabelecida, entre a relação aluno (a) é professor (a), tendo como determinante a maneira como ele se colocará nesta relação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com