TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Endocrinologia e Patologia

Por:   •  4/6/2021  •  Abstract  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 10

ENDOCRINO pt2

Supra-renal: regulação hormonal e insuficiência supra-renal

 QUADRO CLINICO DE TODA INSUFICIENCIA SUPRA RENAL: Depressao associada a diarreia, vômitos, diminuição de peso, hipotenção (queda da pressão) e hipoglicemia. Historico de ter tido tuberculose, possibilidade de insuficiência suprarenal primeira. Traumatismo craniano, afetando hipófise ou hipotálamo: insuf. Supra. Secundaria ou terciaria. Mesmo sintomas devido a falta de cortisol presente em todas as opções.

Diagnostico: Medico clinico faz dosagem de cortisol e ACTH. Na terciaria falta FL do ACTH, faltando ACTH e CORTISOL. Na secundaria falta ACTH

faltando cortisol, problema inicial na hipófise. Primaria suprarrenal destruída por tuberculose ou doença autoimune, cortisol baixo, supra renal não fabrica o cortisol, a hipófise aumenta o ACTH na tentativa de fazer a suprarrenal trabalhar. Ou seja, na PRIMARIA: cortisol baixo e ACTH elevado, SECUNDARIA e TERCIARIA: ACTH baixo e cortisol baixo.

Tratamento: reposição com o cortisol sintético através da cortisona, corticoides. Trata-se a causa do problema: ex tuberculose, infecção cerebral que acometa a hipofise ou tumor. Psicoterapia para depressão e as vezes antidepressivos.

PATOLOGIA

Insuficiência suprarrenal: falta, deficiência de cortisol. Por 3 problemas, podendo estar a nível da suprarrenal, destruição das glândulas suprarenais: PRIMARIA; nível da hipófise destruição da zona que fabrica ACTH, SECUNDARIA; destruição a nível do hipotálamo na produção do FL do ACTH: TERCIARIA.

Causas: SECUNDARIA E TERCIARIA: mesmas causas do hipopituitarismo, deficiência dos hormônios da hipófise (pituitária), tumores, doenças vasculares, infecções, traumatismos craniano, irradiação. Desde que acometam a hipófise ou hipotálamo. PRIMARIA: TUBERCULOSE, provocada pelo bacilo de cock (??) bactéria pode destruir pulmões, rins, cérebro, ossos, intestinos e também a glândula suprarrenal e DOENÇA DE ADDISON que é uma doença autoimune onde os anticorpos se voltam contra um órgão ou glândula destruindo ela, no caso a glândula suprarrenal evitando a fabricação de cortisol.

REGULAÇÃO HORMONAL DA SUPRERRENAL: cortisol, precisa do estimulo proveniente da hipófise, onde sai o hormônio ACTH cuja função é estimular a suprarrenal fabricar o cortisol, pra hipófise fabricar o acth precisa do estimulo do hipotálamo que fabrica o fator liberador FL do ACTH. Estresse aciona o sistema nervoso central que ativa o hipotálamo que ativa o FL do acth que quando elevado vai ate a hipófise e promove o aumento do ACTH indo pelo sangue ate a suprarrenal aumentando o cortisol. Um hormônio regula o outro, quando não é mais necessário o cortisol alto faz diminuir o acth diminuindo o fl ate que seja necessário novamente e voltando o ciclo.

Glandula da suprarrenal é acima dos rins, tendo a direita e esquerda. F abrica 5 hormonios. Divide se em duas zonas, zona externa: zona da córtex e zona interna: zona da medula. CORTEX fabrica aldosterona (regula nível de sódio e potássio, tendo hipertensão), andrógenos (hormônios sexuais, problemas de virilização, excesso de pelos, musculatura hipertrofiada) e cortisol. MEDULA: adrenalina e noradrenalina (hormônios de estresse).

Síndrome de Cushing

Conjunto de sinais e sintomas decorrentes do excesso patológico de cortisol

CAUSAS: Principal: uso da cortisona ou corticoide em vários casos de outras doenças pois é um potente inflamatório, utilizando mt tempo e em altas doses podendo desenvolver essa síndrome. Outra causa seria um tumor localizado na hipófise que secreta em excesso o ACTH fabricando muito cortisol. Terceira causa: tumor localizado na suprarrenal hiper secretor de cortisol.

QUADRO CLINICO: Sintomas de depressão severa ou depressão severa alternada de euforia excessiva, parecido com Transtorno Afetivo Bipolar. Alteração do ponto de vista físico: obesidade, rosto inchado ou arredondado (face de lua cheia) hipertensão (pressão alta), aumento da glicose (diabetes melitus) pois excesso de cortisol antagoniza, se opõe a ação da insulina, hirsutismo (excesso de pelos), estrias de coloração violeta e excesso de acne.

DIAGNOSTICO: a partir do quadro clinico encaminhando para medico que solicite exames de dosagem de cortisol e acth. Depende da causa da síndrome. Tumor de hipófise que fabrica muito ACTH, deixando ele elevado assim como o cortisol. Tumor secretor de cortisol, com cortisol elevado, fazendo o ACTH diminuir. Utilização de cortisona, deixando o cortisol no sangue mt elevado, indo ate a hipófise diminuindo o ACTH, diminuindo o cortisol fabricado pelas suprarrenais.

TRATAMENTO: depende da causa, se for tumor precisa retirar, se for pelo uso da cortisona precisa retirar o uso gradativamente pois se tirar abruptamente o individuo não terá mais cortisol as custas do remédio e o eixo do acth e cortisol não voltara abruptamente devido a inibição por mt tempo, podendo levar o paciente a ter insuficiência suprarrenal. Se não for possível retirar a medicamente é preciso tratar as consequencias, os sintomas do Cushing, ex: dieta, usar insulina, remédio pra pressão alta, tratamento dermatológico, antidepressivos e estabilizador de humor.

Psicoterapia se torna fundamental devido as alterações corporais, dificuldades na estruturação do narcisismo da pessoa devido as consequências da doença que pode abalar sua autoestima, amor próprio, etc.

HORMONIOS E SEXUALIDADE FEMININA

Puberdade costuma ocorrer nas meninas em media entre 8 e 13 anos e meninos entre 9 e 14 anos. Do ponto de vista psicoendocrino inicia a partir do hipotálamo que possue o fator liberador das gonodotrofinas: LH homonio luteinizante FSH hormônio do folículo estimulante, que regulam as gonodas femininas. Hipotalamo amadurece, aumenta a produção do FL das gonodotrofinas indo pra hipófise estimulando a produção do LH e FSH e vao pelo sangue ate os ovários fazendo produzir os hormonios do estrogênio e progesterona. Com aumento dessa fabricação tem a repercussão desses hormônios, principalmente o etrogeno sob a mente e corpo feminino, aumento dos caracteres sexuais secundários: telarca: aparecimento do broton mamários, pelos pubianos: pubarca, menstruação: menarca. Desenvolvimento do corpo feminino e influenciam o cérebro junto com outros fatores, no sentido de desenvolver ciclos vitais na etapa da adolescência em paralelo com a puberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com