TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA EM CENA: NOVAS IDENTIDADES SEXUAIS, NOVOS PAIS

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

“A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA EM CENA: NOVAS IDENTIDADES SEXUAIS, NOVOS PAIS”

O modelo familiar mudou com o passar dos anos. Aquela imagem de uma família formada por um homem, uma mulher e filhos tem sido substituída por novos modelos familiares, cujas famílias vêm sendo chefiada por mulheres, que são as provedoras do lar ou por uma família formada por dois pais ou duas mães, modelos de família que está cada vez mais presente na sociedade.

Uma mudança que também se destaca na família contemporânea é a presença marcante da mulher com um ser mais forte, detentora das decisões familiares, que até então eram subordinadas por seus maridos, mas que agora tem a mesma voz ativa que o homem em sua casa.

O papel da mulher tem ganhado destaque na sociedade, não somente dentro do seu lar, mas também em outros campos, mostrando que uma família contemporânea é aquela cuja mulher tem seu valor merecido, em destaque.

A palestra mostra a evolução do papel da mulher na família, na sociedade, assim como as normas formatações de uma família, assim como os novos valores que colocam pais e filhos em transe, pois os pais, em alguns momentos não conseguem dar a resposta adequada aos seus filhos.

Os pais de “antigamente” conseguiam dar um direcionamento aos seus filhos ou tentavam dar esse direcionamento, pensando no bem futuro do seu filho. Hoje em dia parece que esse direcionamento, essa crença de valores não estão mais tão presente na família contemporânea, dificultando cada vez mais o relacionamento entre pais e filhos diante das mudanças da sociedade.

Assim como ocorreu a mudança do papel da mulher na família contemporânea, o papel do homem também sofreu alterações, pode-se encontrar famílias cuja presença masculina é forte, mas não por ser homem, mas por estar ocupando o papel que era de uma mulher e diante de sua ausência, o homem acaba ocupando o território que até então era ocupadas somente por mulheres.

Portanto, pode-se dizer que a família contemporânea, os novos pais assumem os mais variados papéis diante dos seus filhos, ressaltando ainda a presença da família contemporânea formada por dois pais ou por duas mães, famílias que compõe a sociedade atual, mostrando o papel marcante do homem e da mulher na família contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com