TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função Social

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexão

Salim é uma criança que passa pela 3 infância no momento em que seus pais resolvem procurar acompanhamento psicológico para ajudá-lo a enfrentar a separação dos pais da melhor forma possível. Após os pais fornecerem as informações necessárias sobre o desenvolvimento de Salim, é possível fazer u a análise sobre o comportamento de Salim sobre ele mesmo e sobre a maneira que ele lida com os outros.

O fato de Salim querer dormir com os pais quando pequeno sugere uma carência da criança ,uma dependência que vai se estabelecendo na relação dos pais com o filho, e se fortifica quando Salim percebe que consegue dormir com eles sempre que quiser pois os pais não o repreendem sempre e acabam cedendo, deixando assim que essa situação de dependência da criança se torne mais forte com o passar dos anos.

Aos 5 anos os aspectos da segunda infância começam a aparecer nas ações egocêntricas de Salim, onde apenas a vontade dele importa, ele escolhe quem iria busca-lo na escola e chorava se a pessoa desejada não aparecesse, e só parava quando o escolhido chegasse, esse fato demonstra o poder que foi atribuído a Salim, e a maneira como ele usufrui disso, comandando um aspecto da rotina da família desde muito novo, pois os pais permitiram que isso acontecesse, contribuindo com a formação da personalidade dele, que nessa fase da infância tem caráter egocêntrico em sua maioria, porém a maneira que a criança controla os pais sem que eles percebam o que de fato acontece é um dos motivos que vão desencadear os problemas futuros que Salim enfrenta atualmente na terceira infância. Isso só se agrava mais ainda com todos os desejos da criança atendidos prontamente durante seu crescimento, isso contribui para que Salim crie uma falsa sensação de controle sobre as pessoas, como se elas devessem fazer tudo o que ele quer.

A separação dos pais irá mudar completamente todo o mundo que o menino conhece pois ele de repente não terá mais os pais juntos sempre que quiser e muitos de seus desejos não serão mais atendidos prontamente. O fato de ele querer comandar os amigos e as brincadeiras mostra que ele não perdeu o lado egocêntrico de sua personalidade, algo que já deveria estar acontecendo, tudo isso devido ao poder que lhe foi dado foram extremamente permissivos com o menino. As dificuldades em classe podem ser um sinal de atraso ou problema no desenvolvimento cognitivo de Salim, já que elas o acompanham a alguns anos, e chegam ao extremo no terceiro ano, onde ele provavelmente será retido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com