TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestalt - Concepção

Por:   •  16/6/2021  •  Ensaio  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 3

GESTALT

De origem germânica, a palavra Gestalt, por definição, refere-se à forma ou figura de algo; compreende a doutrina da psicologia baseada na ideia da compreensão da totalidade para que haja a percepção das partes. A Teoria da Gestalt, também conhecida como Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma, faz parte dos estudos da percepção humana, Introduzida na década de 1940 para ser uma alternativa à psicanálise mais tradicional, desenvolvida por Fritz Perls, com a ajuda de sua esposa na época, Laura Perls, focalizou a pessoa e a singularidade de sua experiência.

Seu Pressuposto básico é que o todo sempre excede a soma de suas partes, ou seja, sua configuração depende da relação existente entre ambos, não consistindo uma simples junção. A percepçao capta primeiramente o todo e a seguir suas partes, de modo que o todo é anterior às partes que o compõem. A experiência vem sempre estruturada, é a totalidade que revela o significado (Ribeiro, 1985; Wertheimer, 1970/1991).

A Gestalt-terapia compreende o homem enquanto uma totalidade, ou seja, um sistema integrado e organizado, uma unidade indivisível corpo/mente, onde não há separação entre as partes que o compõem, mas sim integração, correlação, organização e interdependência.

Desta forma, não há no homem separação entre o seu sentir, o seu pensar e o seu agir. Sua mente, seu corpo e suas manifestações são partes de um todo, ou seja, são formas diferentes de expressão daquele ser humano e estão, portanto, integrados e contribuindo para a configuração desse todo.         

Assim se algo muda em qualquer uma das suas partes, seja um aspecto emocional, mental, físico ou espiritual, o todo é reorganizado, surge uma nova organização, uma nova gestalt. Além de em um conceito holístico, a Gestalt-terapia apontar também para uma compreensão do homem enquanto parte de uma totalidade mais ampla e mais complexa, que representa o contexto no qual ele se encontra inserido, enquanto um ser-no-mundo, um ser de relação, procurando focalizar a totalidade da relação que o indivíduo estabele com o meio.

A Gestalt-terapia acredita também, numa sabedoria organísmica, ou seja, acredita que quando o indivíduo encontra um ambiente e relações favoráveis, confirmadoras e não judicativas, ele tende naturalmente ao crescimento e desenvolvimento de suas potencialidades, tende a realizar novas e melhores escolhas no seu processo de construção e reconstrução de si mesmo e da sua vida.

O Método consiste em compreender o indivíduo como um ser uno, não somente o seu discurso, o seu corpo ou o seu comportamento, mas todas as manifestações de suas dimensões sensoriais, afetivas, intelectuais, corporais, sociais e espirituais, visando alcançar a totalidade e a singularidade da relação do cliente consigo mesmo e com o mundo, visando alcançar o verdadeiro sentido do seu viver, onde o gestalt-terapeuta vai ao encontro da realidade do cliente investigando as suas experiências da forma como elas acontecem e se processam. O sentido dessa relação do cliente com seu meio será dado pelo próprio cliente, cabendo ao terapeuta a facilitação neste processo de investigação, de compreensão deste sentido.

Apresenta como principais técnicas: O Experimento, onde o cliente participa ativamente de uma situação que emerge na prática, por sugestão do terapeuta; A Cadeira Quente; A Cadeira Vazia, podendo ser utilizada tanto na psicoterapia individual como em grupo, lugar destinado a ser ocupado por uma representação, personagens de uma situação não acabada, sentimentos e aspectos da personalidade ou projeções; Representação; Identificação; Exageração; Presentificação, que é uma das técnicas mais básicas da Gestalt-Terapia, que significa manter o foco no que se passa no presente imediato (aqui-agora). Incentiva-se o cliente a verbalizar na primeira pessoa, utilizando o advérbio agora; e Viagem Fantasia, cujo fundamento é a imaginação e a sua base é um roteiro que dá um direcionamento sem determinar o que se passa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com