TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Educacional Template Relatório Final

Por:   •  21/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.494 Palavras (14 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

MARIA SILVA SOUZA DOS SANTOS

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        8

4        PLANO de Estágio em GESTÃO EDUCACIONAL        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17


INTRODUÇÃO

O objetivo do estágio supervisionado em gestão Escolar, é proporcionar ao estudante de pedagogia uma complementação e contribuição para a formação acadêmica, possibilitando a esse aluno a integração entre teoria e prática, através da vivencia do estudante com a rotina escolar.

No desenvolvimento deste relatório, será analisado a rotina de uma gestão escolar, leitura e interpretação da documentação da instituição e observação da rotina da diretora da Escola Deraldo José de Souza, localizada no povoado Lajedo Pau D,arco, Lapão BA. Essas observações darão suporte ao futuro pedagogo.

O estágio possibilita o preparo para o exercício da pratica de gestão, dando oportunidade de aprender como é a pratica administrativa que vem sendo desenvolvida na Escola e que se torna um elemento essencial na gestão escolar.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O presente relatório é fruto da observação realizada na Escola Municipal Deraldo José de Souza, localizada no povoado de Lajedo Pau Darco, Lapão BA. Tendo inicio no dia 24-08 2017, sendo finalizado no dia 13-09-2017.

A referente escola foi fundada em 1985 e recebeu esse nome, em homenagem um senhor que foi o primeiro morador do povoado. A escola atende da educação infantil ao nono ano, a mesma é gerida por uma diretora, Alcirene   Rosa de Souza Aragão, e uma coordenadora, Josilene Sarmento.

A escola tem como missão valorizar a educação como instrumento de humanização e de interação social proporcionando uma educação de qualidade, através de um trabalho de parceria, entre pais, alunos e profissionais da educação, num processo cooperativo de formação de  cidadãos   plenos e aptos a construir sua própria autonomia e cidadania, reconhecendo-se como um ser único, mas também coletivo.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio foi realizado na ESCOLA MUNICIPAL DERALDO JOSÉ DE SOUZA, situada no Povoado de Lagedo de Pau  Lapão BA com uma área ocupada de 1200 metros quadrados, sendo aproximadamente 568 metros construída, com aproximadamente 568 metros quadrados, composto de 09 salas de aula, e 1 diretoria/secretaria, 1 sala de professores, 1 cantina, 1 almoxarifado, 4 banheiros,1 biblioteca, 1 brinquedoteca(em fase de conclusão) e 1 pátio coberto, 1 pátio grande sem cobertura, 2 grandes corredores,1 sala de planejamento.

            O quadro é composto por 35 funcionarios, sendo 19 professores, 02 secretarias, uma diretora, uma vice-diretora,uma coordenadora pedagogica,uma professora que atende alunos espessiais,06 agentes de servisso, 02 guardas, e 02 professores ausiliar.  A gestão é composta por uma diretora e uma vice. Esses espaços favorecem o desenvolvimento da autonomia da criança. Ao escolherem o espaço desejado para realizarem suas atividades em pequenos grupos ou individualmente. salas de aula amplas e adequadas à faixa etária 1 banheiro masculino e 1 femininos, uma cozinha, uma sala de coordenação pedagogica. Pude perceber que nesses espaços os alunos têm a oportunidade de criar, imaginar, fantasiar, brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, representação, linguagem e socialização.

A escola é uma escola pública que visa atender as necessidades da populaçao. A qualquer desentendimentos e já intervém em qualquer situação. São 200 dias de trabalho letivo, sem incluir dias de planejamento coletivo e reuniões periódicas. A escola sempre informa aos pais e as familias sobre os acontecimentos.Está integrado com a família partilhando os cuidados e responsabilidades em todo o processo de evolução da criança, já que essa é a fase mais importante. o bairro onde a escola está localisada, é um bairro central, e os alunos que frequentam a instituição na sua maioria moram ao redor da escola.

               No total a escola tem em  média de100 alunos matriculados e frequentando. A direção esta composta por três instancias que se compõem de: um diretora, uma coordenadora pedagógica e um secretário escolar.

Durante o estágio pude acompanhar as atividades que foram desenvolvidas, observei a sala onde participei no acompanhamento de participação das atividades.

Segundo o Projeto Político Pedagógico dessa instituição, é uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos.

Pude observar que a escola é bem conceituada na sede do Distrito, devido ao bom desempenho da escola e do bom trabalho que os professores realizam juntamente com toda a equipe. Os profissionais estão sempre atentos a quaisquer desentendimentos e já intervém em qualquer situação. São 200 dias de trabalho letivo, sem incluir dias de planejamento coletivo e reuniões periódicas.

            No que diz respeito ao Projeto Político Pedagógico (P.P.P) foi construído com o apoio dos professores, pais, alunos e toda comunidade escolar sendo este um documento de grande valor e importância para os que fazem parte da instituição e os que nos procuram para visita ou apoio. Possui dados relevantes para o andamento da escola. Tem a proposta de cumprir com sua missão, cuidar e educar junto com toda a equipe enfim considera que essa proposta permite traçar caminhos para a prática Educativa, na qual podemos definir objetivos e propor meios para que eles possam ser atingidos durante o ano letivo, promovendo o futuro e propondo soluções práticas para problemas que certamente surgirão no decorrer do caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (217.9 Kb)   docx (61.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com