TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio em Psicologia Educacional

Por:   •  27/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.998 Palavras (12 Páginas)  •  2.887 Visualizações

Página 1 de 12

- RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL –

Nome:  Susana Soares de Albergaria Santos Silva_______________________________________    __________________             _____                    

Entidade recetora: _Clínica Médica e Dentária Integrada ____________________________________    _    _______________________

Data de início: 19 / 04 / 2016                Data de término: 19 / 04 / 2017 

1. INTRODUÇÃO

(local, descrição geral do plano de estágio)

O estágio profissional decorreu no Núcleo de Desenvolvimento Infantil – CINDI da Clínica Médica e Dentária Integrada. O CINDI, criado em 2013, é composto por uma equipa multidisciplinar de especialistas no diagnóstico e intervenção em Perturbações do Desenvolvimento, Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades Específicas de Aprendizagem. No plano de estágio propunha-se a integração da psicóloga-estagiária na equipa CINDI para dinamizar as consultas de Psicologia Educacional, colaborar na expansão dos projetos já existentes e participar no planeamento de novas valências e serviços educativos complementares. No decurso do estágio profissional, o envolvimento da psicóloga-estagiária nos diversos projetos desenvolvidos no CINDI e junto de parceiros da comunidade educativa, proporcionou-lhe a oportunidade de explorar um conjunto de competências gerais e específicas, essenciais à conduta ética e profissional no exercício da Psicologia Educacional.

2. REFLEXÃO CRÍTICA

(descrição das actividades desenvolvidas, avaliação qualitativa dos objectivos traçados em função dos objectivos inicialmente definidos para cada um dos pontos do projecto de estágio)

Competências-chave

A. Definição de Objetivos

As necessidades relatadas pela entidade recetora envolviam o início das consultas de Psicologia Educacional para apoio personalizado e especializado de alunos e famílias, a criação do Serviço de Orientação Escolar e Vocacional, a divulgação do CINDI na comunidade educativa e o planeamento de valências e serviços educativos complementares que promovessem a integração das famílias, escolas e comunidade no crescimento do CINDI.

Em reuniões com a Orientadora de Estágio foi definido um plano de objetivos e atividades a empreender para tornar exequível a satisfação das necessidades identificadas. A psicóloga-estagiária realizou as avaliações psicológicas das crianças e jovens referenciados e iniciou os respetivos acompanhamentos individuais. Para tal elaborou os materiais utilizados na consulta de avaliação (Ficha de Anamnese, estrutura do Relatório de Avaliação em Psicologia Educacional e Relatório de Equipa CINDI), organizou a bateria de provas e instrumentos de avaliação psicológica e concebeu os programas de intervenção individuais aplicados nos acompanhamentos (Estimulação Cognitiva; Atenção e Concentração; Gestão do Comportamento; Reforço das Aprendizagens; Métodos e Técnicas de Estudo; Promoção da Autoestima).

O segundo objetivo traçado, criar o serviço de Orientação Escolar e Vocacional, envolveu a conceção do Programa de Orientação Vocacional “Orienta-te!!!”, que incluiu a entrevista aos participantes, a avaliação dos interesses e preferências profissionais por um instrumento especialmente adquirido para o efeito e a entrega do relatório com discussão dos resultados e apresentação de estratégias gerais de exploração vocacional. Disponibilizámos Programas de Exploração Vocacional para o 9º Ano e 12º Ano, que promoveram maior definição do percurso a seguir no Ensino Secundário e potenciaram uma escolha de carreira mais madura e consciente.

A psicóloga-estagiária envolveu a equipa CINDI na construção da marca (logotipo, slogan), com reformulação dos materiais de divulgação do Núcleo, tornando a informação mais apelativa e acessível em diversos formatos (panfletos, cartazes, site, facebook e likedin). As ações de divulgação do CINDI e da consulta de Psicologia Educacional iniciaram-se junto dos clientes da Clínica Integrada e mais tarde foram estendidas à comunidade educativa. De um modo geral, os clientes demostraram grande abertura e interesse no modelo de funcionamento dos serviços disponibilizados no CINDI e em particular na consulta de Psicologia Educacional, destacando o atendimento personalizado e apoio direto às famílias, escolas e comunidade.

A consulta gratuíta de triagem e encaminhamento, proposta e implementada pela psicóloga-estagiária, possibilitou um atendimento mais personalizado e reforçou a articulação da equipa multidisciplinar. As consultas de Acompanhamento Parental e Consultoria na Educação surgiram da necessidade expressa por pais e professores de apoio mais próximo na definição e aplicação das estratégias de intervenção, serviços prestados no CINDI, em escolas e domicílios.

Em reuniões de equipa CINDI, a psicóloga-estagiária apresentou um novo Protocolo de Parceria que incluía descontos diretos em consultas do Núcleo, medicina dentária e outras especialidades. A expansão dos protocolos de parceria foi concretizada junto de instituições educativas (Centro de Estudos, Associação de Pais), desportivas (Escola de Surf) e de apoio social (Juntas de Freguesia, Centros Comunitários), o que facilitou o acesso a serviços médicos de qualidade e trouxe maior visibilidade do CINDI na sua comunidade.

A partir destes Protocolos, foi possível o planeamento de novas valências e serviços educativos complementares ao CINDI. Com a oficialização do protocolo de parceria com um Centro de Estudos, a psicóloga-estagiária inaugurou o Gabinete de Apoio Psicopedagógico onde fez avaliações psicológicas e prestou acompanhamentos individuais. Durante o período de férias escolares, foram organizadas atividades de Dinâmica de Grupos para estabelecer uma relação mais próxima do grupo, esclarecer sobre a importância da Psicologia Educacional e apurar em que áreas poderia ser útil intervir numa perspetiva de prevenção. As atividades tiveram boa recetividade por parte dos alunos, mas os Programas de Intervenção em Grupo planeados (Programa de Métodos e Técnicas de Estudo, Programa de Estimulação Cognitiva, Programa de Desenvolvimento de Pessoal e Social) não tiveram seguimento por não existir o número mínimo de inscrições. Também neste espaço foi disponibilizado o serviço de Orientação Escolar e Vocacional, mas a falta de adesão prendeu-se com o facto de terem sido oferecidos serviços similares nas escolas e por instituições das Câmaras Municipais.

A psicóloga-estagiária colaborou em iniciativas de responsabilidade social promovidas pela Associação de Pais parceira, nomeadamente nos “Pequenos-Almoços na Escola”, “Cabazes de Natal”, “Campanha Desimpeça o Armário sendo Solidário”, e ainda em campanhas de sensibilização na comunidade educativa, como as Escolas Solidárias Fundação EDP, “Programa Make-A-Wishe Vai À Escola” e Escolas UNICEF.

Análise de necessidades

Estabelecimento de objetivos

B. Avaliação preliminar

Foram realizadas 8 avaliações em consulta de Psicologia Educacional, 6 no CINDI por recomendação direta ou através da consulta de triagem e encaminhamento e 2 no centro de estudos parceiro. As avaliações individuais seguiram o protocolo instituído: entrevista semi-estruturada aos pais, à criança/jovem e professores; aplicação de instrumentos e provas psicológicas à criança/jovem; aplicação de escalas aos pais e professores; elaboração dos Relatórios de Avaliação Psicológica, com apresentação dos resultados e conclusões; discussão das recomendações e estratégias de intervenção aos pais, jovens e professores e acompanhamento na implementação das mesmas em contexto familiar e escolar. Foi proposto o acompanhamento em Psicologia Educacional em 5 casos avaliados, mas apenas 3 o concretizaram em sessões semanais ou bissemanais. Uma das avaliações envolveu a participação da especialidade de Psicomotricidade e numa outra foi requerida a avaliação em Terapia da Fala. Em ambos os casos, a equipa CINDI mostrou-se eficaz, articulada e elaborou o relatório de avaliação em conjunto. Na consulta de entrega e discussão dos resultados, estiveram presentes os técnicos envolvidos na avaliação, procedimento sentido pelos pais como muito positivo e diferenciador.

 

A avaliação grupal envolveu a observação direta das atividades desenvolvidas pelos alunos do centro de estudos parceiro. Os dados recolhidos foram registados em escalas de observação e complementados com inquéritos aos alunos e entrevistas semi-estruturadas aos técnicos. Identificadas as caraterísticas individuais, grupais e do próprio contexto que influenciavam o seu desempenho e eficácia, foi elaborada uma proposta de procedimentos alternativos para melhoria da produtividade e da satisfação do grupo de alunos e equipa técnica. Algumas recomendações foram tomadas em consideração (plano de estudo individual/objetivos diários), o que reforçou a autonomia, a gestão do tempo e produtividade dos alunos. As atividades de dinâmica de grupos foram bem acolhidas pelos alunos e facilitaram o diálogo sobre temas que lhes interessam. Os alunos elaboraram uma lista de atividades que gostariam desenvolver, algumas das quais já foram contempladas na calendarização das férias escolares, o que melhorou os níveis de satisfação em relação às atividades proporcionadas pelo centro de estudos e fortaleceu o sentido de pertença ao grupo.

Na fase inicial do estágio profissional, a psicóloga-estagiária acompanhou o trabalho diário das equipas técnica e administrativa do CINDI em contexto real. Esta experiência possibilitou maior apropriação da cultura organizacional e um entendimento mais profundo das necessidades relatadas. A psicóloga-estagiária participou em todas as reuniões da equipa CINDI, contribuiu na identificação de necessidades emergentes, projetou novos serviços e valências que favoreceram a expansão dos projetos. Foi instituída a aplicação do Questionário de Satisfação aos clientes do CINDI, para recolha de dados objetivos sobre a qualidade dos serviços prestados, eficácia e adequação das medidas adotadas. Todos os elementos da Clínica Médica e Dentária Integrada colaboraram no preenchimento mensal do Questionário de Satisfação-Profissionais que visava apurar um conjunto alargado de fatores que pudessem condicionar o funcionamento da equipa.  Com a análise periódica de todos estes questionários foi possível verificar que o estilo de liderança do superior hierárquico, a coesão, estabilidade e competência técnica/humana dos profissionais da equipa e as condições físicas da clínica eram fatores que influenciavam positivamente a satisfação no trabalho. Detetaram-se fragilidades ao nível da partilha de ideias para melhoria da qualidade dos serviços, no planeamento das atividades/objetivos a alcançar e na comunicação com utentes/divulgação dos serviços. Estes fatores foram considerados nas medidas e sugestões apresentadas pela psicóloga-estagiária nas reuniões de equipa, e com o decorrer do estágio, verificou-se uma melhoria na eficiência da organização, maior coesão, participação e satisfação com o trabalho desenvolvido por todos.

Num primeiro momento, a psicóloga-estagiária realizou o estudo bibliográfico recomendado, manteve reuniões regulares com orientadora de estágio e acompanhou de perto o trabalho diário da equipa CINDI. Participou ativamente nas reuniões da equipa multidisciplinar, analisou os protocolos de parcerias já existentes e colaborou na conceção de materiais, na organização de atividades e na divulgação dos projetos junto da comunidade educativa. Solicitou assistir a consultas autorizadas de Terapia da Fala e Psicomotricidade para observação direta do processo de avaliação e intervenção nestas especialidades, o que foi crucial no alargamento dos conhecimentos teórico-práticos sobre outras áreas de intervenção e contribuiu para a plena integração da psicóloga-estagiária na equipa CINDI.

As reuniões regulares com a Orientadora de Estágio asseguraram a verificação dos planos de trabalho, a validação das estratégias e metodologias utilizadas. A supervisão sobre a evolução do estágio foi fundamental para garantir o cumprimento das necessidades e objetivos iniciais do estágio, mas também, contribuíram para a capacitação profissional e pessoal da psicóloga-estagiária, que revelou uma crescente autonomia em todas as tarefas desenvolvidas e espírito empreendedor no planeamento e concretização de novos serviços e valências do CINDI.

O plano de estágio contemplou atividades anuais, como as consultas de Psicologia Educacional, o serviço de Acompanhamento Parental e a Consultoria em Educação. No 1º Semestre procurou-se expandir os projetos do CINDI, através do Serviço de Orientação Escolar e Profissional, consulta de Triagem e Encaminhamento e a inauguração do Gabinete de Apoio Psicopedagógico no centro de estudos parceiro. No 2º Semestre planearam-se Programas de Intervenção em Grupo para estes alunos e a psicóloga-estagiária participou em campanhas de sensibilização dirigidas à comunidade educativa e iniciativas de responsabilidade social promovidas pela Associação de Pais parceira.

A orientadora de estágio e a entidade recetora procederam à avaliação contínua da estagiária pela apreciação qualitativa do seu desempenho nas atividades e envolvimento nos projetos, através dos registos de verificação e validação dos planos de trabalho apresentados nas reuniões regulares com a Orientadora de Estágio, bem como, pela análise dos Questionários de Avaliação da Estagiária, preenchidos pelos pais, professores e equipa CINDI. Estes instrumentos permitiram avaliar as competências de relacionamento e de comunicação, autonomia e trabalho em equipa, capacidade de planeamento e concretização de objetivos, pertinência e criatividade das atividades, organização e gestão de tarefas. Sempre que oportuno, esse feedback foi transmitido à psicóloga-estagiária que procurou ajustar-se da melhor forma possível às expetativas dos clientes e equipas com quem colaborou.  

Avaliação individual

Avaliação grupal

Avaliação organizacional

C. Desenvolvimento

Definição e Preparação Estratégica

Verificação e validação

Planeamento da intervenção

 D. Avaliação

Planeamento da avaliação

 E. Bibliografia utilizada

Bruce F. Pennington, (2009). Diagnosing Learning Difficulties. A Neuropsychological Framework. N. Y. London: The

Guildford Press (2nd edition)

Coelho, A. M., Aguiar, A. I. (2015). Intervenção Psicoeducacional Integrada nas Perturbações do Espectro do Autismo. Edições Afrontamento

Fonseca, V. (2001). Psicomotricidade e Neuropsicologia - Uma Abordagem Evolucionista. Lisboa: Âncora Editora

Guerra, M.P., Lima, L., Torres, S. (2014). Intervir em Grupos na Saúde. Climepsi Editores

Leal, I. (2005). Iniciação às Psicoterapias. Fim de Século Edições

Matos, A. C. (2011). Adolescência. Climepsi Editores

Moreira, P., Heleno, S., Pinhal, C. (2010). Programa Juntos no Desafio: Guia para a Promoção de Competências Parentais. Leiria: Textiverso

Orlenas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século

Ricou, M. (2014). A Ética e a Deontologia no Exercício da Psicologia. Ed. Ordem dos Psicólogos.

Santos, P. S. (2007). Temas Cadentes em Psicologia do Desenvolvimento. Climepsi Editores

Competências profissionais

A psicóloga-estagiária assumiu atitudes e posturas que reforçam a credibilização da Psicologia junto dos clientes e parceiros com quem colaborou. Procurou promover o bom funcionamento das equipas, contribuiu para a melhoria da articulação entre especialistas e revelou ser um elemento agregador entre a comunidade educativa e a entidade recetora. A criação de novos serviços e valências contribuíu para o crescimento da clínica e conseguiu-se uma maior aproximação do CINDI à sua comunidade através dos protocolos de parceria estabelecidos com diversas entidades públicas e privadas.

Tendo em conta a diversidade e exigência dos objetivos propostos no plano de estágio, a psicóloga-estagiária frequentou seminários, conferências e ações formativas em temáticas e formatos distintos (p.ex. Inteligência Emocional, Dinâmicas no Trabalho de Equipa, Marketing Digital, Marca Pessoal, Capacitar para Empreender), que permitiram alargar conhecimentos, explorar competências pessoais e profissionais, essenciais ao exercício da profissão em diversos cenários de intervenção psicológica. A psicóloga-estagiária esteve presente em consultas de avaliação e intervenção nas especialidades de Terapia da Fala e Psicomotricidade, permitindo-lhe adquirir conhecimentos e competências transversais às áreas da saúde e educação, assim como, tomar contacto com diferentes recursos e metodologias de intervenção. A realização do Curso de Formação associado aos Estágios Profissionais da OPP possibilitou a reflexão sobre questões éticas e deontológicas que se colocam diariamente na prática profissional e proporcionou a expansão de competências na gestão de projetos. A partilha de experiências junto de colegas de várias áreas profissionais veio favorecer o sentimento de pertença a uma classe profissional que ainda está a afirmar-se na sociedade.

O sucesso da integração na equipa CINDI resultou da capacidade da psicóloga-estagiária de se adaptar aos contextos e estabelecer relações profissionais ajustadas entre todos os elementos da Clínica Integrada. Assumiu uma postura empática, alicerçada na confiança, colaboração, respeito pelas competências e funções de cada elemento da equipa. Ao envolver todos os elementos da equipa multidisciplinar no crescimento da clínica e facilitar o processo de comunicação entre equipa técnica e administrativa, gerou-se uma dinâmica relacional mais positiva, com melhorias na coesão, rendimento e níveis de satisfação no trabalho.

A psicóloga-estagiária contribui ativamente na operacionalização e divulgação dos novos serviços e valências, projetos que resultaram do exercício teórico e prático enriquecido pelos contributos da orientadora de estágio e da equipa multidisciplinar. Através da investigação e experimentação desenvolveu-se um modelo que promove maior articulação entre especialistas e melhora a comunicação com a restante equipa técnica e clientes.  No decorrer do estágio, verificou-se maior consistência nos procedimentos e metodologias utilizados na avaliação, diagnóstico e intervenção pelos vários profissionais.

Os protocolos de parceria desempenharam um papel fulcral na divulgação e expansão dos projetos do CINDI junto da comunidade educativa. Com a crescente visibilidade dos projetos, registou-se um aumento de referenciações para avaliação e intervenção. No contato com as crianças, jovens, famílias e professores, a psicóloga-estagiária assumiu uma postura empática, procurando estabelecer e manter relações edificadas na confiança, proximidade e entendimento aprofundado de cada caso. A sua disponibilidade e dedicação reveladas em cada caso acompanhado, permitiu a identificação de necessidades emergentes, fornecer estratégias adequadas e planificar intervenções conjuntas nos diversos contextos.

A psicóloga-estagiária demonstrou ter assimilado boas práticas profissionais junto da Orientadora de Estágio e através do Curso de Formação associado aos estágios promovido pela OPP. Procurou fazer a adequada gestão entre comunicação e escuta-ativa, sensibilidade e empatia, sigilo e confidencialidade das informações, tendo sempre presentes os princípios éticos do código deontológico que regem esta atividade profissional.

As sessões de acompanhamento semanal com a Orientadora de Estágio e as reuniões de equipa CINDI possibilitaram a autorreflexão crítica do desempenho, competências e aptidões adquiridas pela psicóloga-estagiária. A análise dos Questionários de Satisfação-Psicologia Educacional preenchidos pelos pais e professores e os Questionários de Avaliação da Estagiária da entidade recetora, permitiram identificar os aspetos a melhorar na prática profissional e foram uma importante ferramenta na monitorização da evolução da psicóloga-estagiária.

Estratégia profissional

Desenvolvimento profissional contínuo

Relações profissionais

Investigação e desenvolvimento

Gestão de clientes

Qualidade

Auto-avaliação

3. AVALIAÇÃO GERAL

(avaliação quantitativa)

Avaliação

Comentários

1

2

3

4

Objectivos gerais

X

Actividades desenvolvidas

X

Condições físicas do ambiente

X

Condições técnicas do ambiente

X

Integração na entidade receptora

X

Competências teóricas adquiridas

X

Competências práticas adquiridas

X

Cumprimento de objectivos previstos

X

Apoio recebido na entidade receptora

X

Apoio por parte do orientador(a)

X

Outros:

1

Inadequado

2

Pouco adequado

3

Adequado

4

Completamente adequado

4. APRECIAÇÃO FINAL

(comentários, sugestões)

O presente Estágio Profissional revelou ser uma experiência desafiante e diversificada em contexto real de trabalho.  Não só potenciou o domínio alargado de um conjunto de competências e aptidões que alicerçam a prática profissional da Psicologia, como fomentou a capacidade de adaptação constante às circunstâncias, especificidades dos contextos e caraterísticas das equipas e público-alvo. Para tal, qualquer intervenção em Psicologia deve partir de um suporte teórico-prático bem fundamentado e recorrer-se da aprendizagem contínua em múltiplos domínios. Neste sentido, o apoio e acompanhamento da Orientadora de Estágio Externa e da Entidade Recetora foram cruciais na capacitação da psicóloga-estagiária, que reforçou competências profissionais e adquiriu novas ferramentas para ultrapassar futuros desafios. Em retrospetiva, os objetivos gerais do plano de estágio foram atingidos, conseguiu-se aumentar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados aos clientes, a oferta de serviços educativos foi diversificada e com o envolvimento de toda a equipa no crescimento dos projetos, gerou-se um clima organizacional mais satisfatório e promoveu-se a aproximação do CINDI às crianças, jovens, famílias e comunidade educativa envolvente. Foi proposto à psicóloga-estagiária integrar a equipa técnica do CINDI e colaborar no Centro de Estudos parceiro, oportunidades que permitirão dar continuidade aos projetos desenvolvidos, consolidar resultados e prosseguir no planeamento de futuros objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com