TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Educacional: Relatório Final

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.609 Palavras (15 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

JOSELBA E. RAMOS

RA 9675474167

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        7

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        8

4        PLANO de Estágio em GESTÃO EDUCACIONAL        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17



INTRODUÇÃO

O presente estágio com carga horária de 50 horas, divididos em leitura do manual (5 horas); auto estudo e pesquisas (5 horas); apresentação da documentação de estágio, observação, interação e análise no local escolhido para o estágio (15 horas); preenchimento do plano de estágio (15 horas) e elaboração do relatório final (10 horas); visa cumprir os requisitos presentes na grade curricular do curso de Pedagogia da Anhanguera Uniderp.

Após a escolha da unidade escolar e contato verbal com a diretora da unidade, a estagiária preparou a documentação, conforme disposto no Manual de Estágio de Gestão Educacional, e dirigiu-se à unidade escolar para validação e início do estágio.

O presente estágio foi realizado na EMEIEF Pe Angelo Pedro Longhi, localizada na cidade de Araras.

No dia 11 de setembro, iniciou-se então o período de observação, com carga horária de 10 (dez) horas divididas em 5 (cinco) dias com permanência de 2 (duas) horas diárias.

Durante o período de observação foi possível interagir com a rotina administrativa da escola. Observar a conduta da diretoria em relação aos professores, aos funcionários, aos pais e a comunidade escolar de modo geral.

Observar a rotina da coordenadora pedagógica bem como o atendimento ao público realizado pelos funcionários da secretaria.

Após o período de observação, a estagiária deu inicio a elaboração dos planos de estágio.

A equipe gestora disponibilizou a acadêmica, os principais documentos para a execução dessa etapa, como o Plano Político Pedagógico e também o Regimento Escolar da unidade.

Os documentos citados são elaborados na escola, com auxílio da equipe, do conselho de escola e da comunidade escolar, como parte da gestão democrática, sempre embasados na lei.

O principal objetivo do estágio é aproximar teoria e prática, vivenciar o futuro profissional, convivendo com o ambiente escolar.

Com a presente observação foi possível constatar que a escola não é composta apenas de alunos e professores, é um conjunto maior, envolve todos, inclusive a comunidade. Essa é uma caminhada conjunta que exige esforços de todos para obtenção de bons resultados.

Segundo Vital Didonet:

                        

O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem. Mas é também um “conteúdo”, ele mesmo é educativo. Escola é mais do que quatro paredes; é clima, espírito de trabalho, produção de aprendizagem, relações sociais de formação de pessoas. O espaço tem que gerar idéias, sentimentos, movimentos no sentido da busca do conhecimento; tem que despertar interesse em aprender; além de ser alegre aprazível e confortável, tem que ser pedagógico. Há uma “docência do espaço”. Os alunos aprendem dele lições sobre a relação entre corpo e a mente, o movimento e o pensamento, o silêncio e o barulho do trabalho, que constroem conhecimento. (FUNDE SCOLA/ME C, 2006)···.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A EMEIEF Pe Angelo Pedro Longhi está situada à Rua Adílson Agenor Corbanezzi, s/n - Jardim Luiza Maria, na cidade de Araras.

A escola foi fundada em Julho de 1997 e atende 360 crianças de 03 a 05 anos.

Os alunos provêm de diversos bairros da cidade, pois como se situa em uma região com bastante comércio, várias mães deixam seus filhos para trabalhar nas imediações.

 A escola faz parte do Sistema de Ensino da Secretaria dê Educação de Araras, e segue a proposta pedagógica municipal, além de oferecer aulas de informática e contação de histórias.

 A equipe gestora da escola é composta pela diretora Luce Alessandra Trevizan Devite, vice Elizabeth Cristina Cordeiro e coordenadora Silvia Regina Falavigna. Conta com mais 19 professores e 06 funcionários, entre eles um dentista.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A EMEIEF Pe Angelo Pedro Longhi atende atualmente 360 crianças, parte delas em período integral.

A escola possui rampas de acesso, garantindo acessibilidade a alunos com necessidades especiais e quadra coberta para atividades físicas.

O horário de funcionamento é das 7:00h às 17:30h.No período da manhã, o portão é aberto das 7h às 7h30m para a recepção das crianças. A unidade oferece lanche, almoço e horário para descanso.

No período da tarde o portão é aberto às 12h30m, os alunos podem entrar até 12h45m. Durante a tarde são oferecidos lanche e janta. Os alunos são dispensados às 17h e o portão permanece aberto até às 17h30m.

Os alunos do período integral entram às 7h, participam de toda a rotina, que inclui além da atividade pedagógica, banho, lanche, almoço, hora de descanso e janta, e são dispensados juntamente com os alunos da tarde, das 17h às 17h30m.

A estrutura física da escola  é  composta  por  05  salas  de  aula,  01  sala  de  coordenação, 01 sala de direção, 01 sala de professores, 01 secretária,  04  banheiros  (02  femininos,  02  masculinos para alunos e funcionários separadamente),  01  almoxarifado,  01  cozinha,  01  despensa, 01 sala de informática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (221.6 Kb)   docx (64.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com