TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HABILIDADES DO PSICOTERAPEUTA CLÍNICO

Por:   •  14/9/2021  •  Resenha  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

HABILIDADES DO PSICOTERAPEUTA CLÍNICO.

Bianca Lago Serafini.

 

As habilidades do psicoterapeuta são essenciais para o trabalho na terapia. A aliança terapêutica é um conceito muito importante, independente da abordagem, e ela deve estar presente para que o tratamento funcione. No inicio do tratamento é importante já estabelecer o contrato terapêutico, deixando bem claro as informações contidas nele, como a frequência dos atendimentos, duração das sessões, o sigilo profissional, como fazer cancelamentos das sessões, entre outros. Respeitar o contrato terapêutico ajuda bastante na construção da aliança terapêutica entre cliente e psicólogo.

  O que também ajuda nessa construção da aliança terapêutica é que o psicólogo tenha capacidade de ouvir, de falar de uma forma que seja intendido, ser honesto, respeitar os valores do cliente, ser confiável, estar sempre atento e ter a mente aberta. (Sloane et al 1975), Ackerman e Hilseroth (2003) apud Habilidades, 2020).

  O estágio de clínica é muito importante para aquisição de habilidades de um bom psicoterapêutico, nele podemos colocar na prática tudo que aprendemos desde o início do curso e nossas habilidades pessoais. Nesse processo o orientador tem um papel essencial, orientando, acolhendo, auxiliando o aluno, o corpo docente e a própria vontade do aluno também são fundamentais. (NORONHA, 2007).

  Uma das habilidades que esse aluno psicoterapeuta deve aprender é perceber as demandas que o cliente traz, e conseguir ajuda-lo a lidar com elas. Ele deve ter empatia, sensibilidade, levantar a hipótese da causa, determinar queixa, não se deixar influenciar por crenças, ter autoconhecimento, aceitação, deve ter interesse, calor humano, compreensão, deve se questionar sobre informações importantes, ter atenção, ter raciocínio clínico, ter uma postura ética, ser dedicado. (NORONHA 2007)

  O psicoterapeuta deve procurar fazer uma psicoterapia para uma própria ter um autoconhecimento, aprender a lidar com suas próprias questões, para que essas demandas próprias não acabe interferindo dentro do processo terapêutico, entender o papel do psicólogo, baixar as expectativas altas antes de anteder para que a ansiedade também diminua. È muito importante que o psicólogo se mantenha sempre atualizado, sempre estudando e pesquisando para oferecer o melhor para os seus clientes.

Referências:

HABILIDADES terapêuticas importantes em um terapeuta. A mente é maravilhosa, 2020. Disponível em: <https://amenteemaravilhosa.com.br/habilidades-terapeuticas-psicoterapia/ >. Acesso em: 16 agosto 2020.

NORONHA, A. P. P. FREITAS, F. A. Habilidades do psicoterapeuta segundo supervisores: diferentes perspectivas, São Paulo, nº2, p. 159-166, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com