TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Psicologia Moderna

Ensaios: A História Da Psicologia Moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 8

1) O que é possível aprender com o estudo da psicologia?

Com o conhecimento da história da psicologia pode-se aprender a integrar as áreas e problemáticas que constitui a psicologia moderna, podemos também reconhecer as relações entre várias ideias; teorias e objetos de pesquisa; compreender elementos distintos d psicologia; e desenvolvimento histórico.

É possível entender que ao longo do tempo a psicologia foi se dividindo e nessa divisão surgiram varias fontes e formas diferentes de estudar e compreender a psicologia, porem só o estudo da origem explica como e onde tudo se encaixa desde antigamente ate os dias atuais. Em outras palavras só estudando o passado é possível compreender o presente.

É a partir do conhecimento da história da psicologia que vamos entender os processos históricos que redundaram na formulação de todas as teorias psicológicas, bem como no vicejar de tantas práticas psicoterapêuticas. Se desejamos nos engajar nesse campo de saber, precisamos conhecer o passo a passo do seu surgimento e do seu desenvolvimento ao longo dos anos, até o ponto em que nos sintamos habilitados para escolher a linha teórica que abraçaremos, ou mesmo aquela que nos servirá como orientação de auto-conhecimento.

2) Por que os psicólogos alegam ser a psicologia uma das disciplinas acadêmicas mais e ao mesmo tempo mais modernas? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.

Como o campo de estudo da psicologia é algo imenso podemos começar tanto com pesquisas que retomam o século V a.C., por exemplo, as de Platão e Aristóteles, como com pesquisas recentes que remetem a 200 anos atrás. Cada qual podendo servir de ponto inicial para o estudo da psicologia, a mais antiga com seus conceitos filosóficos e a moderna com suas provas e estudos científicos.

O inicio da psicologia moderna dá-se com o inicio do século XIX, pois anteriormente o modo de pensar era outro, os estudos eram baseados em intuição e com suas experiências de vida. A partir do século XIX passou a ser um estudo menos filosófico e maiscientífico, não deixando a filosofia de lado, a disciplina só passou a ser um pouco mais independente, começou a adotar métodos de investigação e de raciocínio teórico.

Os filósofos acabaram percebendo um aumento na área da fisiologia também e houve uma mistura entre as duas, pois perceberam que a aplicação dos métodos físicos e biológicos já era de interesse dos filósofos antigos e acrescentaria em seus estudos, formando em cima dessa interdisciplinidade o contexto da psicologia moderna.

R: Como o campo de estudo da psicologia é algo imenso podemos começar tanto com pesquisas que retomam o século V a.C., por exemplo, as de Platão e Aristóteles, como com pesquisas recentes que remetem a 200 anos atrás. Cada qual podendo servir de ponto inicial para o estudo da psicologia, a mais antiga com seus conceitos filosóficos e a moderna com suas provas e estudos científicos.

O inicio da psicologia moderna dá-se com o inicio do século XIX, pois anteriormente o modo de pensar era outro, os estudos eram baseados em intuição e com suas experiências de vida. A partir do século XIX passou a ser um estudo menos filosófico e mais científico, não deixando a filosofia de lado, a disciplina só passou a ser um pouco mais independente, começou a adotar métodos de investigação e de raciocínio teórico.

Os filósofos acabaram percebendo um aumento na área da fisiologia também e houve uma mistura entre as duas, pois perceberam que a aplicação dos métodos físicos e biológicos já era de interesse dos filósofos antigos e acrescentaria em seus estudos, formando em cima dessa interdisciplinidade o contexto da psicologia moderna.

3. O que diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser distorcidos.

R: Há uma enorme diferença entre os dados históricos e os dados científicos, apesar de ambos serem estudos e pesquisas de determinadas pessoas, os históricos são anotações, livros, recados, biografias, enfim, estudos deixados pelos teóricos do passado. Já os dados científicos são estudos feitos com coletas de dados de uma determinada experiência ou pesquisa, que podem ser refeitos caso queira saber se houve alguma mudança com o passar do tempo, ou se há alguma diferença em espécies distintas, formando assim sua maior distinção entre os dados, visto que os históricos não podem ser refeitos.

Com o fato de os dados históricos serem estudos deixados ou feitos por alguém há algum tempo, vem junto a incerteza deles serem completamente ‘verdadeiros’, pois até mesmo com as traduções de sua língua oficial para qualquer outra é possível notar diferenças em termos que nem sempre se adequam ao que o escritor quis referir-se. E já é possível analisar vários exemplos de dados que foram facilmente alterados ou distorcidos antes de tornarem-se oficiais, como por exemplo, a biografia de Carl Jung, fora descoberto que nem ao menos fora escrita por ele, mas sim por um fiel

assistente, o qual editou as correspondências dele, também publicadas, a fim de causar uma impressão positiva de Carl Jung. Outro exemplo que pode ser citado para demonstrar a falta de certeza em avaliar dados históricos é o de Sigmund Freud que até hoje tem cartas seladas em seu nome que só poderão ser abertas daqui a muitos anos, por exigência dele, e como saber se dentro delas há ou não um conteúdo importante para suas conclusões e seus métodos de estudos?

Ao analisar o problema com os dados históricos percebe-se que não se pode dizer que a história terá um ponto final. Pelo que se percebe, os estudos feitos em cima de dados históricos terá sempre um renovação, pois sempre restará algo a ser reinterpretado e com isso a historia estará em constante mudança.

4. Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?

R: As forças contextuais ajudaram a estruturar a psicologia moderna criando oportunidades de trabalho para os psicólogos. Ela é parte da cultura mais ampla em que funciona, estando portanto exposta a influências externas que moldam a sua natureza e a sua direção de maneiras significativas. Uma compreensão adequada da história da psicologia tem de considerar o contexto em que a disciplina surgiu e se desenvolveu - as forças sociais, econômicas e políticas que caracterizam diferentes épocas e lugares.

As forças contextuais foram: As oportunidades advindas da economia, as guerras mundiais,preconceito e discriminação(judeus, mulheres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com