TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Históricos-Metodológico Do S.S I

Por:   •  2/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]FUNDAM. HISTÓRICOS-METODOLÓGICO DO S.S I  

CURSO SERVIÇO SOCIAL, 08

ANGELA MARIA DE SOUSA

ALUNO (A): MARIA ANDREINA BELO MACIEL

SÍNTESE: JUNIOR, João Ribeiro. O que é positivismo. São Paulo, 2003.

Positivismo foi uma corrente socióloga que permeou as relações politicas e sociais a partir do século XIX em meio a um do contexto de Revolução Industrial. Nessa perspectiva, buscava defender em grande medida o método cientifico, tinha como base a experimentação com o objetivo de propiciar um conhecimento verdadeiro sobre a sociedade.

No texto o autor não se priva de fazer menções aos estudos e pensamentos de Auguste Comte(1798-1857), o filósofo fundador da disciplina acadêmica de sociologia, que considerava o termo filosofia como uma definição do sistema geral de conhecimento. Assim, segundo seu pensamento, o termo positivo era útil frente ao inútil. Tinha como ferramenta de trabalho a observação de fatos com o método do raciocínio, pois constitui o método objetivo. Além disso, também utilizava o método subjetivo, e com esse conceito ele fundamenta sua corrente filosófica. Com as doutrinas comtinianas ocorrem a teoria dos três estados: teológico-fictício, metafísico-abstrato e positivismo-científico, portanto  ela só se constituía ciência se passasse pelos três estados. Comte considerava ordem e progresso a fonte do sistema político, sendo que fundou sua religião estudando os conhecimentos do mundo em busca da moral e intelectualidade perfeita da humanidade porque seu estudo voltava a raça humana como o Grande Ser. O positivismo era formado apenas por homens, enquanto a mulher era excluída das atividades políticas por sua única missão ser a de amar. Sendo assim, a classe mais respeitada eram os sacerdotes que interpretavam as doutrinas sócio-religiosas.

Assim, a primeira manifestação positivista no Brasil ocorreu em 1844, com a tese de Justiniano da Silva Gomes. Portanto, o positivismo chega ao Brasil em dois grupos: o de Pierre Laffitte, com a ortodoxia da religião da humanidade, e o Paul-Émile Littré, que seguia os ensinamentos da metodologia científica da observação de Augusto Comte. Desse modo, o positivismo ortodoxo no Brasil é ordenado por Miguel Lemos e Teixeira Mendes que seguiam as doutrinas religiosas de Comte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com