TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre atividades Lúdicas

Por:   •  18/11/2015  •  Monografia  •  22.259 Palavras (90 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 90

*

UNIVERSIDADE FEEVALE

WILLIAN SILVA

CONSIDERAÇÕES E PERPCEPÇÕES SOBRE AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DE UM PROJETO DE PUNHOBOL OFERECIDO AOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO, RS.

Novo Hamburgo

2014


WILLIAN SILVA

CONSIDERAÇÕES E PERPCEPÇÕES SOBRE AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DE UM PROJETO DE PUNHOBOL OFERECIDO AOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO, RS.

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Educação Física pela Universidade Feevale.

Orientador: Prof. Esp. ALEXANDRE JOSÉ HÖHER

Novo Hamburgo

 2014



WILLIAN SILVA

Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Física, com o título, CONSIDERAÇÕES E PERPCEPÇÕES SOBRE AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DE UM PROJETO DE PUNHOBOL OFERECIDO AOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO, RS.

submetido ao corpo docente da Universidade Feevale, como requisito necessário para a obtenção do grau de Licenciatura em Educação Física.

Aprovado por:

Prof. Esp. Alexandre José Höher

(Orientador)

(Banca examinadora)

(Banca examinadora)

Novo Hamburgo, junho de 2014.

 

DEDICATÓRIA

Dedico esse trabalho a minha  família, principalmente pela força dada a minha decisão de voltar para a Universidade e entendendo os momentos de dedicação necessários para o cumprimento das tarefas encontradas. Aos meus pais que me mostraram uma maneira correta de se posicionar diante das situações que a vida nos apresenta.


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por possibilitar a concretização dessa etapa, me iluminando sempre com saúde e força.

O meu muito obrigado a minha família, que estiveram ao meu lado  dando apoio necessário para etapa nova encontrada.

Agradeço imensamente a minha esposa Elisabete, que muito colaborou nos desafios encontrados, e me apoiou nos momentos de dificuldade.

O meu agradecimento especial aos meus colegas de trabalho, que em muitas oportunidades tiveram que realizar as minhas tarefas em momentos que eu estava envolvido em alguma atividade da faculdade.

Ao meu  estimado professor e orientador Alexandre, pelo total incentivo e comprometimento dedicado na elaboração desse trabalho. Cobrando arduamente com vistas a qualificação desse, ao mesmo  fazendo com que esse desafio tenha sido importante para uma construção de uma amizade que espero ser duradoura e divertida como foram estes momentos de alegria e tensão.

A todos os professores do curso de Educação Física da Feevale, que ao longo destes oito anos de trocas de conhecimento, me proporcionaram crescer pessoal e profissionalmente,

Aos meus queridos colegas acadêmicos, na sua grande maioria com idade bem mais jovens, pelas experiências inesquecíveis, pelo apoio diante da superação, pela busca de socorro em seus momentos de dificuldade e pelos laços de amizades que construímos.

Agradeço, ainda, a todos que de uma forma ou de outra auxiliaram nesta etapa final, que suportaram certos momentos de mau humor e nervosismo. Muito Obrigado!


“O esporte tem o poder de mudar o mundo, o poder de inspirar e de unir um povo de uma forma difícil de conseguir de outra maneira.O esporte fala aos jovens com uma linguagem que entendem, cria esperança onde só havia desesperança,é mais poderoso que os governos para romper as barreiras raciais e ri frente a todos os tipos de discriminação”

Nelson Mandela (Madiba)


RESUMO

Esse estudo teve como objetivo analisar um projeto social esportivo da modalidade punhobol oferecido às escolas da rede municipal de ensino da cidade de Novo Hamburgo, considerando as percepções sobre as possíveis implicações desse, para a Educação Física Escolar. Para tanto foi estudado as oficinas oferecidas à duas escolas. Nesse trabalho, para a fundamentação teórica foram abordados os seguintes conteúdos: Cultura Corporal, Conteúdos para a Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental, O Jogo de Punhobol e Projetos Sociais Esportivos. O corte metodológico da pesquisa apoiou-se no paradigma qualitativo descritivo e os instrumentos escolhidos para a coleta de informações foram a entrevista semiestruturada, observação e diário de campo, além da análise de documentos. Para esse estudo contribuíram dois professores de Educação Física, dois coordenadores pedagógicos, o coordenador do projeto e o professor do projeto.  Os dados coletados originaram duas grandes categorias. A primeira categoria foi denominada Educação Física Escolar e a segunda Projeto Punhobol. Essas categorias foram desenvolvidas para analisar as informações, proporcionando um melhor entendimento quanto as possíveis  implicações para a  Educação Física escolar. Refletindo sobre isso, compreendemos que o esporte punhobol tem grande relevância na cultura corporal do movimento local, sendo que o projeto de punhobol  investigado tem como objetivo tornar a cidade de Novo Hamburgo referência do punhobol escolar no Brasil. As ações com vistas a atingir esse objetivo são a capacitação dos professores, ministrar oficinas de punhobol nas escolas, organização de pólos comunitários e organização de torneios e eventos escolares no município. Sobre as possíveis implicações do projeto para Educação Física escolar a única contribuição de fato que podemos identificar foi a de proporcionar vivência em esporte diverso.

Palavras-chave: Projeto social esportivo. Punhobol. Cultura Corporal. Educação Física Escolar.



ABSTRACT

This study's objective is to analyze a social sport project of fistball offered to schools administrated by the city of Novo Hamburgo and their possible implication of this sport in Physical Education classes. For theoretical fundaments, the following subjects were a focus point in this paper: Body Culture, Physical Education For the Final Years of elementary school, Fistball Game and Social Sport Projects. The methodology is based on semi structured interviews, observation and field diary, as well as document analysis. For this study, contributed two Physical Education teachers, two educational counselors, both the social project coordinator and teacher. The data originated two categories, the first called Physical Education for School and the second Fistball Project. Both of them were created to analyze information for a better understanding of the possible implication of this sport in Physical Education.  About that, it is possible to comprehend that fistball is of great relevance for "body cultural movements" and for understanding that the Project wants to make the city a reference for school fistball in Brazil. The action taken to reach the target are training the teachers, teach fistball workshops in schools, organizing social hubs and organizing school tournaments and events in the city. About the possible implication of this project for Phisical Education, the only contribution that we can identify is provide a diverse experience in sports.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (151.6 Kb)  
Continuar por mais 89 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com