TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DO EDUCANDO

Por:   •  9/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 11

                                                                                [pic 1]

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

CARTILHA:

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DO EDUCANDO


[pic 2]

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

LUCILDE APARECIDA DUARTE DE ANDRADE – RA 216405

LINDINALVA ALVES FAGUNDES – RA 216404

OTAIL GARCIA DE OLIVEIRA – RA 216391

SONIA DE FATIMA SILVA OLIVEIRA – RA 216390

MÓDULO – PROJETO MULTIDISCIPLINA II

Desafio de Aprendizagem: Cartilha: A importância da família no sucesso escolar do educando. elaborado para fins de avaliação do Módulo, sob orientação da professora interativa: Maria Clotilde Pires Bastos e  pela professora local: Maria Aparecida Patta Domingues.

        

FLORÍNEA – SP

SETEMBRO/2011

SUMARIO

     1. Elementos que antecedem o texto
          1.1 Capa
          1.2 Página de rosto

2. Citações

3. Objetivo

4. Introdução

5. Como os pais podem ajudar seus filhos a ter um bom desempenho escolar.

      5.1 Dar limites é...

      5.2 Dar limites não é...

6. Como os pais devem acompanhar a vida escolar de seus filho.

       6.1 Verifiquem o que seus filhos devem fazer em casa

       6.2 Dicas que podem ajudá-los em casa

7. Para refletir

8. Bibliografia


[pic 3]

2. CITAÇÕES

Estatuto da Criança e Adolescente – ECA

Art. 4º  É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A qualidade da Educação Infantil depende, cada vez mais, da parceria entre a escola e a família. Abrir canais de comunicação, respeitar e acolher os saberes dos pais e ajudar-se mutuamente. (Carraro, 2006) – Revista Nova Escola

É fato que família e escola representam pontos de apoio e sustentação ao ser humano e marcam a sua existência. A parceria família e escola precisa ser cada vez maior, pois quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos serão os resultados na formação do sujeito. Hoje em dia há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de nossos filhos e alunos. A escola não deveria viver sem a família e nem a família deveria viver sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade. Professora Sonia das Graças Oliveira Silva- Revista Nova Escola.

"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência." (Augusto Cury)

Pais que não ensinam aos filhos os sentimentos de gratidão, de pedir permissão, de pedir favor não aprendem a necessária cordialidade que magicamente movimentam as pessoas: “com licença”; “por favor” e “obrigado”. Içami Tiba -  Psiquiatra e educador.

Os pais tem o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender as suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardarem os mandamento de Deus e serem cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem. Cartilha como manter uma família feliz – Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias.


3. OBJETIVO

O objetivo principal desta cartilha é aproximar a escola da família, com a finalidade de buscar informações que auxiliem no processo de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais, evitando dessa forma, o fracasso escolar.

É importante também que a escola aceite que a família é a matriz indispensável para que o trabalho de construção do cidadão aconteça.

Toda a riqueza do desenvolvimento da criança inicia-se na família e vai se fortificando à medida que a criança vai estabelecido sua rede social que, na sequencia, acontece na escola e se expande para além dela. Portanto, pais e educadores precisam ser grandes e fieis parceiros nesta nobre caminhada na formação educacional do ser humano.


4. INTRODUÇÃO

A sociedade atualmente tem passado por várias mudanças decorrentes de tantas informações e avanços tecnológicos, o que repercutiu sobre a configuração da família e o processo de interação dessas com a escola. Entretanto, a atuação dos pais na educação é essencial para o desenvolvimento da criança na escola.

O papel principal dos pais na educação é proporcionar espaço para que esta aconteça, ou seja, permitindo que ocorra e seja presente no contexto família, escolar ou qualquer outro onde haja interação social.

O papel de educar deve ser iniciado na família e se estender na escola, uma vez que os conceitos e valores que norteiam a criança durante a vida são transmitidos pelos pais. Se a criança chega á escola sem o discernimento entre o bem e o mal que proporciona o bom convívio, a atuação dos professores pode ficar comprometida, no sentido de precisar desenvolver a educação que deveria começar na família.

É indispensável que a família e escola sejam parceiras com os papéis bem definidos, onde não se pratica a exigência e sim a proposta, o acordo. A família pode sugerir encontros para a escola, não ficando presos somente às reuniões formais, pois além de ser um bom momento para consolidar a confiança, podem discutir juntos acerca de seus papéis. A escola pode estimular a participação dos pais procurando conhecer o que pensam e fazem e obtendo informações sobre a criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (420.1 Kb)   docx (115.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com