TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRESENÇA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DO EDUCANDO

Por:   •  14/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

CAMPUS ARCOS - MG

A PRESENÇA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DO EDUCANDO

Rossana Cinara Ferreira de Souza

Elizandra Cristina Lopes Marçal

Arcos- MG

2015

Rossana Cinara Ferreira de Souza

Elizandra Cristina Lopes Marçal

A PRESENÇA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DO EDUCANDO

Monografia apresentada à disciplina Metodologia da Pesquisa Científica da Fundação Presidente Antônio Carlos, como parte das exigências do Curso de graduação em Pedagogia, para obtenção do título de “Licenciado”.

Orientadora: Profª Ms. Maria Sirleide Lima de Melo

ARCOS - MG

2015

Almeida, Hortência Rodrigues e Lopes, Maria Cristina.

              A presença da família na vida escolar do educando/ Hortência Rodrigues Almeida e Maria Cristina Lopes – Arcos: FUPAC, 2014.

44p. : il.

Orientador(a): Dagmar Fátima de Lima Damasceno.

             Monografia (graduação) Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC.

1.Escola 2. Educando 3. Família 4. Participação 5. Titulo

Hortência Rodrigues Almeida

Maria Cristina Lopes

A PRESENÇA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DO EDUCANDO

Monografia apresentada à disciplina Metodologia da Pesquisa Científica da Fundação Presidente Antônio Carlos, como parte das exigências do Curso de graduação em Pedagogia, para obtenção do título de “Licenciado”.

             ____________________________________________________________________

ProfaMs. Dagmar Fátima de Lima Damasceno(Orientadora) FUPAC

________________________________________________________

ProfaMs. Janilcélia de Fátima Neves

Arcos, 02de dezembro de 2014

Dedicamos este trabalho as nossas famílias e amigos e todos aqueles que estiveram ao nosso lado, na busca por esse sonho. Foram muitas batalhas e vencemos todas elas graças ao amor incondicional que recebemos.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por suas bênçãos, por ter me guiado ao longo desta caminhada , pela saúde   e força na realização deste curso. Agradeço aos meus pais José Lopes e Francisca, meus primeiros educadores, pelos ensinamentos, pelo amor incondicional, apoio ededicação a mim dados. Aos meus irmãos Ana, Ivone, Célio, Gilmar e José Lopes (que foi morar no céu, mas está sempre presente entre nós), por sempre estarem ao meu lado. Agradeço ao meu namorado Eduardo pela confiança, pela constante ajuda no decorrer desses anos e paciência com minhas ausências. Agradeço as minhas amigas, em especial Paulina Campos, que sempre me ajudou. A Cíntia, pelo apoio e pelos momentos que tive que me ausentar no trabalho. Meus sinceros agradecimentos à minha orientadora Dagmar, da qual admiro e gosto muito. Obrigada Dagmarpela  paciência, ajuda, apoio e incentivo que colaboram muito para a conclusão deste trabalho. A minha amiga e parceira de monografia Hortência pela confiança, companheirismo e paciência, que desde o primeiro dia foi minha amiga inseparável e sempre me incentivou, você é muito especial para mim. Agradeço a todos os professores pela experiência, conhecimentos compartilhados e pela motivação durante todo o percurso. A vocês, meus colegas de turma, a quem nunca esquecerei, o meu “muito obrigada”, pelo companheirismo, conselhos, pela força nos momentos difíceis e pelos momentos felizes que vivemos juntos. Vocês são amigos que ficarão para sempre guardados em meu coração. Agradeço, enfim,a todos que de alguma forma contribuíram para a realização deste sonho. Que Deus os recompense.

Maria Cristina Lopes

AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente, a Deus por suas bênçãos, por ter meguiado ao longo desta caminhada e por sempre estar presente em minha vida.Aos meus pais, que  apesar de hoje  ausentes foram vocês   meus primeiros educadores,obrigada  por me apresentar a simplicidade e o gosto  pela vida,  ensinando  valores sem os quais jamais teria me tornado a pessoa,  que sou, jamais esquecerei o amor , carinho a  mim dedicados. Saudades eternas! Agradeço ao meu marido e companheiro pela, confiança, paciência , carinho  e pela constante ajuda no decorrer desses anos, e principalmente por ser meu maior incentivador nos momentos em que  fraquejei,pensando em desistir, sem você eu simplesmente não teria conseguido chegar até  aqui, obrigada, obrigada, mil vezes obrigada. Aos meus queridos e amados filhos, Maria Clara e Marco Antônio, vocês me inspiram a viver, minhas desculpas pelaausência neste anos de estudo,  mas tenham a  certeza,  foi  por vocês que  enfrentei esta batalha , é por vocês que luto todos os dias de minha vida. Meus sinceros agradecimentos à professora e orientadora Dagmar Damasceno, pela paciência na orientação е pelos ensinamentos qυе tornaram possível а conclusão desta monografia,sua competência profissional, certamente servirá de espelho para minha conduta enquanto futura educadora.Agradeço a todos os professores pela experiência e conhecimentos compartilhados e pela motivação durante todo o percurso de minha vida acadêmica.A vocês, meuscolegas de turma, a quem nunca esquecerei, meu “muito obrigada”, pelo companheirismoe pelos momentos felizes que vivemos juntos. Vocês são amigos que ficarão para sempre guardados em meu coração. Meu muito obrigado em, especial  a minha  amiga e companheira Cristina que durante estes anos esteve sempre ao meu lado e confiando  em mim para ser sua parceira nesta última etapa, obrigada pela sua amizade,cumplicidade e  acima de tudo obrigada por aturar minhas esquisitices. Cristina, tenho por você um carinho todo especial.Tão pequeninha mas de um coração imenso,  Obrigada, amiga! Agradeço, enfim, a toda minha família, base de tudo na minha vida. Nesta hora de encerramento de uma etapa muito especial, em que a alegria porestar terminando se junta ao cansaço, torna-se difícil lembrar-me de todos os amigos e colegasque participaram comigo dessa jornada, mas de uma maneira muito sincera, agradeço a todosque de uma forma ou de outra colaboraram para a realização dessa monografia.Meus sinceros agradecimentos! A todos que, de alguma forma, contribuíram para a realização deste sonho. A vocês, meu muito obrigado!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com