TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identidade Sexual

Por:   •  10/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

IDENTIDADE SEXUAL

A sexualidade faz parte da vida do individuo e é um dos componentes para a formação da personalidade. A identidade sexual é um dos elementos fundamentais para a formação da identidade geral, portanto o adolescente precisa ir aceitando a sua genitalidade, iniciando sua busca do parceiro de uma forma mais íntima, mais intensa no qual é o período onde começa os contatos superficiais, os carinhos.

Segundo Knobell, a aceitação da genitalidade surge com força na adolescência, imposta pela presença difícil de negar da menstruação ou do aparecimento do sêmen. Ambas as funções fisiológicas que amadurecem neste período da vida, impõem ao papel genital à procriação e a definição sexual correspondente.

Segundo o Dicionário de Psicologia- APA, a genitalidade refere-se a: “capacidade de experimentar sensações eróticas nos órgãos genitais, iniciando-se com a masturbação e culminando na fase adulta” (pag. 445).  Já a sexualidade refere-se a aspectos afetivos, eróticos, amorosos também relacionados à história de vida e valores culturais.

Sendo assim, a identidade sexual se compõe através de três elementos:

  • Identidade de gênero- reconhecimento íntimo de cada um se é masculino ou feminino e a internalização desse conhecimento no conceito de si mesmo, independente da forma do corpo.
  • Papel do gênero- padrão de comportamento expressando a feminilidade ou masculinidade de cada um de acordo com as normas sociais. Refere-se ao desempenho no comportamento específico de acordo com o aspecto biológico que é interiorizado no processo de socialização.
  • Orientação Sexual- denominado também como escolha do objeto, refere-se à preferência do individuo em estabelecer vínculos eróticos podendo ser a orientação sexual heterossexual, homossexual ou bissexual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com