TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGAMI NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR INFANTIL

Por:   •  24/7/2015  •  Artigo  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  1.136 Visualizações

Página 1 de 3

ORIGAMI NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR INFANTIL

Rosilene Peixoto da Silva

RESUMO

Através do origami é possível trabalhar a psicomotricidade infantil. Neste artigo será abordada a definição do origami e sua real função como facilitador do desenvolvimento da motricidade na criança, a qual é indispensável para a aquisição de habilidades e competências futuras. Considerando que a psicomotricidade mantendo conexão com as funções cognitivas, sócio emocionais, simbólicas, psicolingüísticas e motoras, promovendo assim, a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.

Palavra-chave: Origami. Psicomotricidade. Desenvolvimento infantil.

Atualmente existem diferentes maneiras das crianças ocuparem seu tempo, em tempos idos o manuseio de objetos e a busca da elaboração do lúdico proporcionava, informalmente, o desenvolvimento motor dos pequeninos,m porém com a vida das novas tecnologias, a criança passou a ser um sujeito passivo, assistindo as distintas opções de entretenimento – televisão, videogame, brinquedos eletrônicos, entre outros.

Visando favorecer um desenvolvimento infantil prazeroso, a busca por um instrumento lúdico que ilustre a prática no cotidiano escolar, direcionou este estudo para o origami.

Sabe-se que este tema é considerado uma arte milenar, da qual inúmeros estudiosos se utilizam para encaminhar o trabalho no contexto escolar, uma das realidades a serem citadas é o projeto realizado pelo Guarda Municipal Bruno Ferraz, com os estudantes do Ciep – Nação Rubro-Negra no Rio de Janeiro .

Objetivando o desenvolvimento motor que é crucial para as crianças e a partir de pesquisa sobre as diferentes formas que o origami vem sendo utilizado com resultado positivo buscou-se evidenciar seu sucesso neste processo. Para tanto, torna-se indispensável um método atraente para que as crianças efetivem atividades que favoreçam o desenvolvimento psicomotor a partir do lúdico, assim, pretende-se com o origami atingir o objetivo proposto.

Origami, palavra japonesa, tem seu significado composto de “dobrar” (oru), ‘papel” (kami), originário da China em meados do século VI, atualmente é utilizado como um diferencial para o desenvolvimento da psicomotricidade na criança, trabalhando os hemisférios cerebrais, aprimorando a memória, criatividade, coordenação motora e visão espacial.

Definindo a psicomotricidade como um campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre o psiquismo e a motricidade, ela atua sobre o processo educativo, corporal, cognitivo e emocional.

Nota-se então, a fundamental importância de desenvolver a psicomotricidade nas crianças, como foi mencionado anteriormente, esta apresenta-se de forma transdisciplinar, desta forma, associando-a ao trabalho com dobradura de papel, pode-se oportunizar a prática do tirocínio escolar, mantendo os conteúdos curriculares, explorando-os a partir do origami como um recurso pertinente para auxiliar o professor nos conteúdos a serem trabalhados em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com