TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da família na escola

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.360 Palavras (30 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

RUBIATABA

2017

[pic 9]

“A importância da família na escola”

                                                                 

                                                                  Projeto de Ensino apresentado à Universidade

                                                                  Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito

                                                                  parcial para a obtenção do título de licenciatura

                                                                  em Pedagogia

                                        Orientador: Eliana Aparecida 

BORBA, Dayane Lopes. “A importância da família na escola”. 2017. 20 folhas. Projeto de Ensino Graduação em Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Rubiataba, 2017.

RESUMO

O presente projeto se deu por se notar, que as crianças necessitam de que seus pais sejam presentes em todos os momentos de suas vidas, em todas as áreas eles devem habitar, inclusive na escola devem sempre que podem estar na escola, no âmbito educacional auxiliando aos professores, aos funcionários da escola na educação de seus filhos, pais presentes criam filhos que serão cidadãos de valor, que vão ser também presentes na vida de seus futuros filhos, pois saberão a importância que isso tem e o que isso gera no futuro dos mesmos.

Palavras- chave: crianças; escola; pais; futuro;

SUMÁRIO

1-Introdução................................................................................................. 7

2-Revisão Bibliográfica ...........................................................................  8-15

3-Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino.............................. 16

 Tema e linha de pesquisa.......................................................................... 16 Justificativa.................................................................................................. 16 Problematização.........................................................................................  16

Objetivos....................................................................................................   17

Conteúdos.................................................................................................   18

Processo de desenvolvimento...................................................................  18

Tempo para a realização do projeto..........................................................  18

Recursos humanos e materiais.................................................................. 18

Avaliação.................................................................................................... 19

Considerações Finais...................................................................................19

Referências................................................................................................. 20

INTRODUÇÃO

Percebendo a importância da junção da família e da escola esse tema foi escolhido para que se houvesse um estudo mais detalhado de como inserir a família na escola de forma que propicie mais aprendizado aos alunos obtendo assim um ambiente mais familiar e prazeroso.

        Uma criança com pais participativos terá melhores resultados do que outra com pais indiferentes ao processo escolar?                                                        Com toda certeza posso afirmar que a participação dos pais é fundamental na vida educacional de seus filhos. Os pais que são presentes na vida educacional de seus filhos os ajudam em casa, ensinam seus filhos quando tiverem duvidas, passam para eles a confiança e o exemplo. E quanto à escola, eles sabem onde estão às falhas e as apontam sem medo, porque é o destino de sua criança que está em jogo.                                                                                         Alguns pais com pouca escolaridade têm vergonha de ir á escola e participar das atividades preparadas por ela. Mas não precisam se sentir assim, pois a participação deles é importante da mesma forma que a dos outros. Podem, por exemplo, mostrar aos filhos a oportunidade que estão tendo e que eles, pais, não tiveram. Dar apoio ao trabalho da escola e acompanhando em casa o cumprimento de tarefas e horários de estudo. Para isso não é necessário dominar o conteúdo, basta ser pai, confiar na escola e exigir a contrapartida dos filhos.                                Através de observações no dia a dia escolar que foi realizado enquanto estagiava foi notado, que muitas crianças não têm apoio em casa quando se trata de educação. Alguns pais pensam que por ser educação infantil a criança deve só pintar alguns desenhos e já está bom. Nota-se principalmente que a maioria das crianças que tem dificuldade no aprendizado não tem ajuda em casa nas suas tarefas escolares, seus pais tão pouco comparece á escola em reuniões ou procuram saber sobre o andamento de seus filhos na sala de aula. Sendo assim, as crianças retornam com as tarefas “para casa” em branco, tornando o trabalho da professora maior, exigindo dela maior esforço e um maior tempo.                                É necessário que as famílias criem o hábito de participar da vida escolar das crianças, que percebam a importância de se relacionar com a escola na busca de um objetivo em comum, “educação de qualidade para as crianças”. Por outro lado, a escola deve ser a responsável por criar meios de aproximação com as famílias e a comunidade, orientando e mostrando que educar não é papel exclusivo das escolas, e sim papel de todos. Todos juntos lutando por uma melhor educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com