TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Behaviorismo na História e Evolução da Psicologia

Por:   •  17/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  1.152 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho

De

História

Da

Psicologia

Aluna: Ranna Stefany Oliveira Silva.

1° Período de Psicologia.               

Tema: Behaviorismo. 

Professora: Ana Paula Basilio.

A importância do Behaviorismo na história e evolução da Psicologia.

Wundt, dá início a Psicologia científica 1879, cerca de 40 anos após, a ciência passava por várias reavaliações. Havia muita falta de consenso entre as psicologias sobre o valor da introspecção, da existência dos elementos mentais.

Em 1913 ouve a ruptura com estruturalismo e funcionalismo, onde surgiu o movimento revolucionário chamado Behaviorismo que foi promovido e liderado pelo psicólogo John B. Watson. O Behaviorismo, buscava uma psicologia que lidasse exclusivamente com os atos comportamentais observáveis e possíveis de descrição objetivas, rejeitando qualquer termo ou conceito metalista.

Watson 1903 começa a pensar em uma psicologia mais objetiva, ele procurou então estudar o comportamento a partir das suas teorias, definindo o Behaviorismo como a nova Psicologia. O Behaviorismo veio introduzir um rumo diferente a história da psicologia e a todos os estudos comportamentais que lhe são associados, pois as metas da Psicologia deviam ser a previsão e o controle do comportamento.

Este movimento teve um grande impacto, não só no comportamento, mas também nas várias teorias que se debruçam sobre a aprendizagem personalidade e diversas formas de psicoterapias. Ele tinha a proposta de fazer da psicologia uma ciência responsável como as ciências naturais e isso só seria possível se os psicólogos utilizassem como objeto de estudo o comportamento observável.

Essa nova proposta atraiu vários jovens seguidores, psicólogos que se sentiram atraídos pela proposta objetiva e o estilo fulgurante apresentado pelo Behaviorismo, que marcou bastante a história e a evolução da psicologia, que até hoje o estudo do comportamento humano exerce grande influência na psicologia moderna. Portanto o Behaviorismo foi de extrema importância na história e evolução dessa ciência chamada Psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (187.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com