TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Social

Por:   •  28/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Nova Iguaçu

2019

CLAUDECI SALVADOR DE SOUZA - 201408208555

ELLEN TEIXEIRA VELOSO DOS SANTOS - 201502713721

GRACIENE DE ALMEIDA MARQUES - 201501055054

LOURENA MARQUES MOREIRA DA SILVA – 201301713368

MILENA DE LIMA ARAÚJO - 201502564424

Projeto de Pesquisa apresentado a Disciplina Prod.    

Seminários Integrados em Psicologia, como requisito da

nota parcial da Av1, orientado pelo Prof.: Felipe Gonçalves

Nova Iguaçu

2019

A importância da Inclusão Social para o Desenvolvimento Cognitivo de crianças com Síndrome de Down

Síndrome de Down

A Síndrome de Down, também chamada de Trissomia do cromossomo 21, é uma condição Genética onde todos os indivíduos possuem características comuns e marcantes, como boca pequena, retardo mental, olhos puxados, etc.  O diagnóstico pode ser feito durante a gestação, na fase de pré-natal, ou após o nascimento da criança inicialmente pelas características comuns aos indivíduos que possuem a síndrome. Para a SD não há cura, porém, pesquisas ajudam na melhoria da qualidade de vida para esses indivíduos, que são capazes de amar, sentir, aprender, se divertir e realizar atividades que qualquer ser humano realiza, podendo alcançar um bom desenvolvimento alcançando realizações e principalmente autonomia.

A síndrome de Down é uma anomalia genética. Pode ocorrer em qualquer família, e não há comprovação de que existam fatores que promovam o nascimento de crianças com Síndrome de Down. Apesar de o senso comum acreditar que todos os sindrômicos possuem características, limitações e incapacidades orgânicas, cognitivas e motoras iguais, essa é uma afirmação equivocada, cada um possui desenvolvimento único, com características próprias.

Desenvolvimento Infantil

Em indivíduos com formação genética saudável cada célula do corpo humano possui 46 cromossomos, formados por 23 pares, e cada cromossomo se constitui por milhares de gens. O indivíduo recebe 23 cromossomos do pai e 23 cromossomos da mãe. Os cromossomos com seus gens constituintes funcionam como matriz para o desenvolvimento e crescimento individual do indivíduo, são eles que determinam o tipo de cabelo, cor dos olhos, altura e demais características físicas. Os gens também possuem um código que comanda o desenvolvimento do corpo, o seu crescimento, assim como a ordem de crescimento e o início da puberdade.

A criança sindrômica apresenta limitações físicas e mentais, porém, possui, como qualquer indivíduo, a necessidade de se envolver em atividades sociais. Para que possa desenvolver sua independência, afetividade, emoções e ética, a mesma precisa realizar atividades, exercícios físicos, além de receber educação em meio à sociedade. A Síndrome de Down em crianças traz para a família uma expectativa onde é necessário que haja restrições e abdicação em prol da mesma. Quando se pensa nas limitações que serão enfrentadas acaba-se esquecendo do processo de enfrentamento e superação, visto que, o desenvolvimento ocorre de forma gradual e individual, sendo assim, os cuidados de forma precoce auxiliam na estimulação para o desenvolvimento do indivíduo.

Ainda não é possível identificar o grau de autonomia que uma criança com Síndrome de Down terá quando atingir a idade adulta, visto que, a mesma desenvolve o seu potencial durante as estimulações vivenciadas. De acordo com as Diretrizes de Atenção à pessoa com Síndrome de Down, todo investimento em educação, saúde e inclusão social resulta em autonomia e melhor qualidade de vida. Para que haja desenvolvimento da autoconfiança nas crianças com Síndrome de Down é importante que estas estejam na companhia de pessoas que acreditem nelas e que as façam acreditarem em si mesmas, por isso, é imprescindível que o convívio social seja tranquilo e que a família busque sempre pela inclusão social.

Desenvolvimento Emocional

As crianças possuem diferenças individuais em suas características iniciais, assim como, reações a situações desafiadoras e capacidade para regular reações comportamentais e emocionais. São essas características que constituem a base de desenvolvimento sócio emocional na infância, assim como na adolescência. As características disposicionais iniciais e o funcionamento sócio emocional causa grande impacto no ajustamento social, escolar e psicológico. Na fase inicial da vida, as características sócio emocionais podem implicar no desenvolvimento de comportamentos sociais. As crianças precisam ser estimuladas para que se relacionem com os colegas, a interação social ajudará no seu desenvolvimento emocional e social. Um ambiente familiar estável e afetivo também contribui positivamente para um bom desempenho da criança na escola.

A importância e as dificuldades encontradas na inclusão de crianças com síndrome de Down na rede regular de ensino

A escola tem o papel de orientar e ensinar o processo de desenvolvimento cognitivo das crianças até a fase adulta. Esse ambiente representa um lugar onde a criança tem possibilidade de interagir com outras pessoas que não façam parte do seu grupo familiar. A família é a instituição base, já a escola tem a função de apoio à educação e de formação da criança como um ser social.

É necessário falar de inclusão quando se fala em pessoas com deficiência, seja dentro de escolas ou no convívio com a sociedade. A educação inclusiva ainda sofre resistência por parte de alguns professores, pais e da comunidade em geral, portanto, se fazem necessários atos de manifestações, bem como a propagação de informações sobre a síndrome, para que dúvidas sejam sanadas e a importância do acolhimento seja debatida.

A escola é um canal de informação muito importante, e pode ser um começo que essa rede regular de ensino ajude a proporcionar a transformação de pensamentos e também de atitudes. Dentro das escolas o assunto precisa ser discutido, tanto com os alunos, como com os profissionais que ali trabalham, pois, assim, essas crianças serão aceitas e vistas sem preconceito.

A conscientização sobre a valorização da diversidade humana é sempre necessária, pois, é de extrema importância oferecer equidade de oportunidades a deficientes, para que possam exercer o direito de conviver em sociedade. A escola é estimuladora, pois, se torna um ambiente desafiador, visto que, as crianças com Síndrome de Down precisarão conviver com outras crianças e participar de atividades que estimulem seu desenvolvimento cognitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com