TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência Dos Jogos Virtuais Violentos No âmbito Familiar

Monografias: A Influência Dos Jogos Virtuais Violentos No âmbito Familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 9

Justificativa

Muitos atentados praticados por adolescentes contra suas escolas, universidades e a família tem acontecido desde a década de 80. Nos últimos 20 anos , observou-se uma frequência muito maior. Dentre eles, podemos destacar os seguintes casos:

Colombine

Um dos mais violentos e mais conhecidos ataques desse tipo aconteceu em 20 de abril de 1999, na Columbine High School, em Littleton. Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, de 17, dois estudantes da escola, mataram 12 colegas e um professor, deixaram outras 23 pessoas feridas e cometeram suicídio, totalizando 15 mortos.¹

Familia Pesseghini

Marcelo Pesseghini um menino de 13 anos é o principal suspeito de um crime que chocou o país: de acordo com as investigações, Marcelo Eduardo Bovo Pesseghini cometeu suicídio depois de assassinar os pais, que eram policiais militares, a avó e a tia-avó, na Zona norte de São Paulo.

Devido a estes acontecimentos que repercutiu na mídia de forma dramática, muitos estudiosos no estudo do comportamento e parte da população atribuem a este tipo de comportamento os jogos virtuais violentos.

Este projeto têm a finalidade de verificar a opinião dos pais sobre a correlação destes fatos com os jogos virtuais violentos e a conscientização e o acompanhamento feito com seus Uma nova Psicologia Social

Com uma posição mais crítica em relação à realidade social e à contribuição da ciência para a transformação da sociedade, vem sendo desenvolvida uma nova psicologia social, buscando a superação das limitações apontadas anteriormente,

A psicologia social mantém-se aqui como uma área de conhecimento da psicologia, que procura aprofundar o conhecimento da natureza social do fenômeno psíquico.

O que quer dizer isso?

A subjetividade humana, isto é, esse mundo interno que possuímos e suas expressões, são construídas nas relações sociais, ou seja, surge do contato entre os homens e dos homens com a Natureza.

Assim, a psicologia social, como área de conhecimento, passa a estudar o psiquismo humano, objeto da psicologia, buscando compreender como se dá a construção deste mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem. O mundo objetivo passa a ser visto, não como fator de influência para o desenvolvimento da subjetividade, mas como fator constitutivo.

Numa concepção como essa, o comportamento deixa de ser "o objeto de estudo", para ser uma das expressões do mundo psíquico e fonte importante de dados para compreensão da subjetividade, pois ele se encontra no nível do empírico e pode ser observado; no entanto, essa nova psicologia social pretende ir além do que é observável, ou seja, além do comportamento, buscando compreender o mundo invisível do homem.

Além disso, essa psicologia social abandona por completo a diferença entre comportamento em situação de interação ou não interação. Aqui o homem é um ser social por natureza. Entende-se aqui cada indivíduo aprende a ser um homem nas relações com os outros homens, quando se apropria da realidade criada pelas gerações anteriores, apropriação essa que se dá pelo manuseio dos instrumentos e aprendizado da cultura humana.

O homem como ser social, como um ser de relações sociais, está em permanente movimento. Estamos sempre nos transformando, apesar de aparentemente nos mantermos iguais. Isso porque nosso mundo interno se alimenta dos conteúdos que vêm do mundo externo e, como nossa relação com esse mundo externo não cessa, estamos sempre como que fazendo a "digestão" desses alimentos e, portanto, sempre em movimento, em processo de transformação.

Ora, se estamos em permanente movimento, não podemos ter um conjunto teórico onde os conceitos paralisam nosso objeto de estudo. Se nos limitarmos a falar das atitudes, da percepção, dos papéis sociais e acreditarmos que com isso compreendemos o homem, não estaremos percebendo que, ao desempenhar esse papel, ao perceber o outro e ao desenvolver ou falar sobre sua atitude, o homem estará em movimento, Por isso, nossa metodologia e nosso corpo teórico devem ser capazes de captar esse homem em movimento.

E, superando esse conceitual da antiga psicologia social, a nova irá propôr, como conceitos básicos de análise, a atividade, a consciência e a identidade, que são as propriedades ou características essenciais dos homens e expressam o movimento humano. Esses conceitos e concepções foram e vêm sendo desenvolvidos por vários autores soviéticos que produziram até a década de 1960: Silvia Lane e Antônio Ciampa, que são brasileiros e trabalham ativamente na PUC-SP.

Visualizar como multi-páginas

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 03). Uma nova psicologia social. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Uma-Nova-Psicologia-Social/3980.html

filhos jovens adolescentes.¹

Local de pesquisa

Residências de pais com filhos adolescentes, na região da Zona leste, Itaquera, Guaianases, São Mateus - São Paulo.

Objetivo

Entrevistar pais com filhos adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos, estudantes do ensino médio, do sexo masculino, que como entretenimento jogam jogos virtuais. Conhecer que tipo de jogos eles jogam, quem compra, qual critério para se definir qual jogo comprar, a participação da família, o acompanhamento, a conscientização dos pais quanto aos jogos virtuais violentos. Compreender o formato dos jogos virtuais violentos tendo como referencia a série de jogos GTA. Por meio de este conhecimento buscar entender o fascínio que estes jovens tem a este tipo de jogos, tendo como parâmetro comentários de pesquisados, especialista no estudo do comportamento, para fundamentar nosso projeto.

Jogos e a Evolução.

As especificidades dos jogos têm o objetivo de divertir e entreter o ser humano. Com o desenvolvimento da informática, os jogos se desenvolveram em uma nova forma de entretenimento. Após a chegada da Internet, foi possível aproximar pessoas separadas fisicamente por longas distâncias. Os jogos também acompanharam esta evolução e a ideia de jogar e ao mesmo tempo interagir com outras pessoas ao redor do mundo, cresceu e evoluiu de maneira muito rápida. Reduzindo o tempo com amigos e família.

Os jogos eletrônicos são um dos principais veículos de representação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com