TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA FISIOTERAPÊUTICO ATRAVÉS DE JOGOS VIRTUAIS NA COORDENAÇÃO MOTORA DE UMA IDOSA INSTITUCIONALIZADA

Por:   •  6/8/2018  •  Monografia  •  4.791 Palavras (20 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 20

A EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA FISIOTERAPÊUTICO ATRAVÉS DE JOGOS VIRTUAIS NA COORDENAÇÃO MOTORA DE UMA IDOSA INSTITUCIONALIZADA

Daniel Martins Alonso de Souza[1]

Maritza Fabiany Breder Caruso2

RESUMO
O envelhecimento e todo o seu processo e fatores associados caracterizam-se por uma diminuição da capacidade funcional. A coordenação motora é uma função muito importante para a execução de uma atividade física alem de ter seu papel importante para um melhor desempenho da capacidade hábil e para a execução de atribuições do cotidiano. As técnicas de tratamento mais convencionais na fisioterapia se caracterizam, em sua grande parte, serem de ampla duração e repetitivos. Através das novas tecnologias, por meio dos ambientes virtuais, aparecem como possibilidades para resolver essas dificuldades e agregar as possibilidades e eficácia das técnicas de reabilitação.
A utilização da tecnologia, através de jogos virtuais, abrange diversão e interação com objetivos e desafios motivadores, proporcionando para os idosos, além de um ambiente motivador para aprendizagem com retorno sensorial direto seja ele visual e/ou sensitivo, uma ferramenta que facilita a percepção da análise das características das habilidades e capacidades perceptuais e motoras do usuário. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um programa fisioterapêutico através de um ambiente virtual utilizando o Playstation®2 com jogos eletrônicos musicais sobre a coordenação motora de membros superiores e inferiores de uma idosa institucionalizada. Com o tratamento proposto os resultados indicam uma redução do tempo de realização de atividade dos membros inferiores a partir do teste “Sentar-se e levantar-se da cadeira e locomover-se pelo cômodo”, e uma diminuição do tempo de realização do “Teste de habilidades manuais”, indicando assim uma melhora na velocidade de suas execuções.

Palavras-chave: envelhecimento, coordenação motora, jogos musicais, dança

INTRODUÇÃO

          O envelhecimento pode ser definido como um processo genético, natural, irreversível e individual, onde são presenciadas grandes modificações em todos os aparelhos e sistemas do corpo1,2.

          Com o avanço da idade o corpo sofre alterações internamente e externamente. A senescência das células caracteriza uma diminuição da capacidade funcional do organismo, gerando prejuízos funcionais e progressivos dos órgãos e do próprio organismo considerando-o como um todo3. No meio celular as organelas tem sua quantidade diminuída assim como a seletividade da membrana celular. Dentro da célula irá se acumular mais gordura do que água e a bomba de sódio potássio estará modificada. O tecido colágeno vai se apresentar mais fibrosado e a elastina com sua qualidade mais deficitária. A estrutura corporal também se altera associada com as modificações das curvaturas fisiológicas, o aumento do peso e volume ósseo e corporal, alem disso a gordura corporal se mostra mais evidente devido ao acumulo de água intracelular e da massa celular. Dentro do organismo vários sistemas irão se apresentar comprometidos como o  cardíaco, pulmonar, respiratório, digestório, urinário, renal, cerebral, ocular, auditivo, neuroendócrino, imunológico, osteoarticular e musculotendíneo. Dentre as modificações celulares, teciduais, orgânicas e estruturais, se destaca como ponto importante a ser observada, a coordenação motora4,5,6,7.

          A coordenação motora é uma função muito importante para a execução de uma atividade física além de ter seu papel importante para um melhor desempenho da capacidade hábil e para a execução de atribuições do cotidiano, como se sentar ou levantar, descer e subir escadas, realizar a transferência de objetos, realizar a higiene pessoal dentre outros8,9.

          Mediante a vasta quantidade de modificações que o idoso sofre durante o processo do envelhecimento que, consequentemente, levam a problemas relacionados à coordenação motora, muitos profissionais das diversas áreas da saúde vem buscando nas ultimas décadas se aprimorarem através de novos estudos e técnicas, visando um maior conhecimento sobre esse processo complexo que é o envelhecimento e, além disso, objetivando proporcionar um envelhecimento saudável de maneira que favoreça a independência e a autonomia do idoso10.

          O fisioterapeuta, dentro da perspectiva do envelhecimento, vai auxiliar na preservação da coordenação motora, causar o atraso das instalações de incapacidades provocadas pelo envelhecimento, bem como o tratamento das alterações e dos sintomas resultantes das doenças crônico-degenerativas e agudas, assim como a reabilitação funcional do idoso conforme suas possibilidades físicas. Além de atuar no âmbito preventivo, o fisioterapeuta dispõe-se de alguns métodos como: a cinesioterapia objetivando a manutenção da funcionalidade do idoso; orientações posturais; observação do meio onde o idoso vive buscando a melhora da sua mobilidade e a diminuição ou eliminação das quedas; exercícios respiratórios beneficiando a função respiratória e atrasando ou diminuindo a sensação de fadiga; além de atividades com diversas possibilidades de pistas externas visuais, auditivas, táteis e cognitivas que visam melhorar o equilíbrio e a coordenação motora desses idosos11.

          A utilização da tecnologia, através de jogos virtuais, abrange diversão e interação com objetivos e desafios motivadores, proporcionando para os idosos, além de um ambiente motivador para aprendizagem com retorno sensorial direto seja ele visual e/ou sensitivo, um instrumento que simplifica a compreensão da análise das características das habilidades e capacidades perceptuais e motoras do usuário.  Os jogos virtuais se tornam uma atividade lúdica uma vez que mantêm as características semelhantes a dos jogos convencionais, mas realizados em um ambiente virtual. Nesse meio, as regras permanecem e ocorre uma interação direta com o jogador, provocando ações e reações até que o objetivo possa ser alcançado. Os ambientes virtuais se tornaram uma alternativa viável, promissora e a utilização de uma conexão direta propicia ao usuário uma participação de maneira intuitiva com o sistema. As técnicas de tratamento mais convencionais na fisioterapia se caracterizam, em sua grande parte, serem de ampla duração e repetitivos. Assim eles são notados pelo paciente como sendo um tanto cansativo e desestimulante, e tal percepção influencia na eficácia terapêutica. Através das novas tecnologias, por meio dos ambientes virtuais, aparecem como possibilidades para resolver essas dificuldades e agregar as possibilidades e eficácia das técnicas de reabilitação12,13,14.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (290.2 Kb)   docx (139.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com