TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Tecnologia nas Relações Familiares de Lazer

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 7

A Influência da Tecnologia nas Relações Familiares de Lazer

Introdução

O lazer sempre fez parte da vida das pessoas. Conversas na porta de casa, futebol com os amigos, brincadeiras na rua, saídas para o cinema, conversas nas praças... Estas cenas tão comuns, tem se tornado cada vez mais raras. O ser humano não vive bem sem momentos de distração, somos seres sociais, precisamos de contato com o outro, e se vez em quando este contato se fizer com leveza, sem os estresses do trabalho, das obrigações domésticas ou da escola, nos fará muito bem. E, baseados nesta necessidade das pessoas de se distraírem há quem responsabilize a tecnologia pela mudança destes hábitos de lazer.

Com o crescimento cada vez mais acelerado da tecnologia torna-se indispensável o estudo do impacto desta nas relações humanas, em todos os campos, incluindo o lazer. E este foi o tema de estudo escolhido pelo grupo. Fizemos pesquisas em livros, artigos e reportagens relacionadas a influencia da tecnologia no lazer e em seguida observamos, em dias e horários diferentes, famílias em lugares que ocorrem situação de lazer em Luziânia-GO. As opiniões sobre o impacto que tem a tecnologia nas relações familiares, no que diz respeito ao lazer, são controversas. Neste relatório apresentamos opiniões acerca do tema encontradas em nossas pesquisas literárias e as opiniões que foram encontradas em cada observação feita. Apresentamos ainda as discussões e conclusões do grupo sobre o tema escolhido baseadas naquilo que encontramos nos livros, artigos e na mídia e, sobretudo, em nossos momentos de observação. O campo-tema escolhido pelo grupo foi “A influencia da tecnologia nas relações familiares de lazer”. Nossos estudos tiveram como base o livro “Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos” de Zygmunt Bauman. Neste livro, em alguns momentos, o autor discorre sobre o quanto as relações virtuais tem impactado as relações humanas que cada vez são menos duradouras. Além do livro citado buscamos outras fontes de pesquisa como artigos, reportagens e até mesmo outros livros de Bauman. Além das pesquisas teóricas fomos até lugares onde ocorrem situações de lazer, como parques e praça de alimentação de shopping, para observar famílias em situação de lazer e pontuar as influencias que a tecnologia tem nestas relações familiares.


Procedimentos

        Reunidos, os integrantes do grupo fizeram a escolha do tema a ser pesquisado. Com o tema já escolhido cada aluno realizou individualmente pesquisas em livros, artigos e outros meios sobre o tema a ser estudado. Após os estudos, ainda individualmente, os componentes do grupo observaram pessoas em lugares que ocorrem situação de lazer em Luziânia-GO. Realizadas as observações e as pesquisas os componentes do grupo reuniram-se para discutir sobre o que foi observado na praça e nas pesquisas. E por fim, com base na discussão dos alunos, foi elaborada uma conclusão sobre a influência da tecnologia nas relações humanas de lazer.


Discussão

Inicialmente olhávamos a tecnologia no lazer como algo completamente ruim, que enfraquecia as relações familiares no tocante ao lazer. Porém, no decorrer das observações percebemos que a tecnologia tem seus aspectos positivos e pode proporcionar várias formas novas de lazer, além do fato de que esta está presente em muitas formas de distração, como o cinema, a música, brinquedos em parques, etc. A cada vez que íamos fazer observações tínhamos o olhar muito fechado para os aspectos negativos, pois sempre questionávamos o fato de as pessoas estarem acompanhadas e mesmo assim preferirem conversar com outras pessoas por aplicativos do celular, pois nestes momentos percebíamos trocas de relacionamentos reais por virtuais sugeridas por Bauman (2004). Porém ao longo das observações percebemos que sendo usada de maneira controlada a tecnologia poderia ter aspectos positivos que até mesmo favoreciam o lazer, pois na maioria das formas de lazer que temos hoje há algum tipo de tecnologia envolvida para que aquela diversão aconteça.

 A discussão mais significativa do grupo se refere ao fato de que nem todas as relações são “estragadas” pelo uso de aparelhos tecnológicos, pois muitas pessoas a utilizam a seu favor. A tecnologia é uma excelente ferramenta para muitos meios, nos ajuda de uma maneira incrível a realizar varias atividades. Mas ao mesmo tempo a utilidade depende da forma que usamos. Se tudo que temos disponível for usado de forma adequada pode nos ajudar muito, mas se houver excesso pode nos tirar da realidade e prejudicar nossa interação, e nos prender apenas no mundo virtual, onde tudo é mais rápido, pratico, e nada é duradouro, sendo que eu desconecto quando achar mais útil. Através das nossas observações ficaram evidentes os benefícios e malefícios da tecnologia nas relações humanas. Mostrando que ela pode afetar a questão social da relação interpessoal, de uma maneira que os relacionamentos podem ficar superficiais e as pessoas serem vistas como objetos descartáveis.


Conclusão

 A tecnologia tem seu lado negativo e positivo. Inicialmente estávamos apontando apenas o lado negativo, pelo fato de observarmos que na maioria das vezes as pessoas estavam juntas com outras pessoas e usando o celular ao mesmo tempo, não dando total atenção a companhia. Mas ao logo das experiências de observação percebemos que nem todas as pessoas agem de tal maneira, muitas vezes esta percepção foi enviesada pelas nossas próprias vivências neste mundo de redes de comunicação. Ao longo das observações fomos percebendo mais claramente que a tecnologia possui pontos positivos também. Muitas novidades foram trazidas para o lazer pela tecnologia, como os sites de relacionamentos, os chats, sala de bate-papos, facilidade para assistir filmes, séries e muitos outros. Com os celulares e câmeras podemos tirar fotos e gravar momentos especiais e, no futuro, relembrar esses momentos.  Além disso, quase todas as formas de lazer, desde os primórdios da humanidade, tem algum tipo de tecnologia envolvida - considerando que tecnologia não diz respeito apenas à internet e as redes sociais. Dessa forma, percebemos que se soubermos usar a tecnologia a nosso favor, teremos grandes ganhos para as relações familiares de lazer. Mas quando usada de forma descontrolada pode ser um grande problema, tornando estas relações, tão essenciais para o indivíduo, um grande fardo. O segredo de toda evolução tecnológica é aprender a balancear o que nos faz e o que não nos faz bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com