TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência de Wundt - Resumo

Por:   •  27/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

A influência de Wundt

Durante sua vida, Wundt foi extremamente influente e chegou a juntar mais de seiscentas pessoas em classe para suas famosas conferências. Alunos de diversos continentes viajavam até Leipzig para tentar trabalhar com o mestre em seu laboratório, alguns tanto admiraram seu espaço que o usaram como modelo para a criação de laboratórios nos Estados Unidos e Itália e outros ainda, fizeram réplicas dele na Rússia e Japão. É inegável que Wundt atingiu e impactou muitos psicólogos da Alemanha e do mundo entre eles: Oswald Külpe, Emil Kraepelin, Hugo Münsterberg, Edward Titchener, James McKeen Cattell, Vladimir Bekhterev, James Rowland Angell e Charles Spearman e muitos outros.

Pode-se ter como mais uma prova de sua influência no mundo e na construção da nova ciência da época: a psicologia, a pesquisa que estudou noventa anos de artigos publicados no American Journal of Psychology e comprovou que, dentre todas as citações as publicações de Wundt, seus Princípios de Psicologia Fisiológica respondiam por mais de 61% das referências (Bro 1980).

Infelizmente, os artigos e livros de Wundt por muito tempo foram traduzidos de maneira incorreta, alterando em diversos casos o sentido de suas palavras. Ele mesmo dizia ter horror a ser mal compreendido e mal-interpretado, mas mesmo assim foi vítima dessa infortúnia. (Baldwin, 1980, p. 301).

E. B. Titchener, psicólogo britânico que foi seu aluno e se autodeclarava um seguidor leal e fiel intérprete foi o responsável por tal fatídico erro, era ele quem traduzia os trabalhos de Wundt do alemão para o inglês e há teorias que afirmam que as suas alterações foram feitas com o objetivo de deixar o trabalho de Wundt mais compatível com as seu, pois assim, sua abordagem psicológica teria embasamento em no renomeado mestre fundador de uma nova ciência, dando mais credibilidade e fama para Titchener. Ainda não há uma confirmação dizendo se esse foi de fato o seu objetivo ou não, contudo, isso não mudará a realidade de que por aproximadamente um século, inúmeras pessoas foram influenciadas por uma psicologia wundtiana que não era a real.

Embora Wundt tenha sido realmente muito popular na sua época, a psicologia do século XX não foi wundtiana, pois existiram diversos outros psicólogos com abordagens e pesquisas muito renomadas competindo com ele durante o mesmo período, como os de Hermann Ebbinghaus, George Elias Muller, Oswald Külpe, e outros.

É importantíssimo comentar também que logo após sua morte, a influência e fama que Wundt tinha, foi perdida rapidamente. Duas das principais razões para isso ter acontecido é que a sua psicologia era apenas acadêmica, não tinha nenhuma aplicação prática; e o outro fato que contribuiu para o esquecimento da psicologia wundtiana foi a Primeira Guerra Mundial que deixou a Alemanha e as suas universidades em uma seria crise econômica (Blumenthal, 1985).

Atualmente, é possível perceber a grande influência que Wundt teve no desenvolvimento da psicologia moderna e também ter acesso a sua verdadeira abordagem, graças aos avanços da ciência nos campos da história e da psicologia e podemos concluir que os trabalhos do fundador da psicologia têm enorme magnitude e força, pois mesmo após terem passado por diversas manipulações em seu conteúdo e um grande período de esquecimento ainda são considerado importantes na formação de um psicólogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com