TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO WUNDT e PSICOLOGIA EXPERIMENTAL

Por:   •  4/9/2022  •  Resenha  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

WUNDT| PSICOLOGIA EXPERIMENTAL

Wundt: nascido na Alemanha, medico fisiologista, estudava, química, física e matemática.       Ele foi o fundador de um laboratório  da área de Psicologia que teve muito sucesso. Alem desse espaço aberto para a psicologia ao fundar este laboratório, ele também criou um Periodico de divulgação cientifica da are a de psicologia, fortalecendo mais ainda o estudo  avanço desta matéria. A partir de seus estudos cada vez mais aprofundados ele passou a desconsiderar e  eliminar alguns termos relacionados a psicologia:

Para ele nada de “ciência da Alma”, evitando dar abertura a temas teológicos, para ele nada de “ciência da mente”, pois este termo para ele distanciava do estudo cientifico, pois a mente é imaterial e não ser observável.

Seu objetivo era estudar a psicologia através dos métodos científicos, transformando-a em uma psicologia Experimental. De acordo com seu estudos e conclusões ele foi moldando a psicologia e a definiu da seguinte maneira:  uma ciência empírica, tendo como objeto de estudo, e experiencia imediata.

Mas o que é uma ciência empírica e uma experiencia imediata? A grosso modo podemos dizer que uma ciência empírica tem como uma de suas bases a observação, e a experiencia imediata, é a experiencia mais pura que alguém pode ter, sem interferências de pessoas, apenas seus sentimentos e percepções, é uma experiencia mais pessoal e subjetiva.

Para wundt, a experiencia imediata é uma das bases que funda a psiclologia, e isso é o que diferencia a conversa com um amigo, da conversa que um psicólogo tem com seu paciente, e de maneira alguma podemos comparar essas duas conversas. Pois de uma lado, na conversa eu temos com nossos amigos, temos a base do “achismo e do senso comum”, do outro lado na conversa do psicólogo com seu paciente se elimina o achismo e o senso comum, tentando identifica as experiencias imediatas e compreender como essa pessoa reage de maneira autentica em determinadas situações.

Ex: uma coisa é alguém te contar como é a sensação de pular de paraquedas ( experiencia mediada) outra coisa é você mesmo pular de paraquedas ( experiencia imediata).

A psicologia é uma ciência que estuda como o sujeito percebe a realidade pensa e expressa. Wundt através da psicologia experimental, procura os fatos psíquicos produzidos pela mente humana. Então a vida psíquica foi dividida do simples para o complexo, é em relação ao sujeito e do objeto do mundo externo.

Elementos psíquicos, são conhecimentos que podemos ter através das sensações (objetivas)  e os sentimentos simples que delas derivam ( subjetivas). Os elementos simples são captados através dos órgãos dos sentidos, ex: ( comendo uma maçã, seu paladar vai captar se  você gostou ou não), e desses elementos simples são construídos os complexos psíquicos.

Para wundt  os complexos psíquicos são as representações os sentimentos compostos, afetos. Ainda usando o exemplo da maçã, quando você a comeu além de ter gostado ( sentimento simples) , veio o sentimento de saudade (sentimento composto)  pois te trouxe a lembrança de quando comia maça com suas amigas.

Esse processo de transformar sentimentos simples em sentimentos complexos se chama fusão e transformação da da fusão desencadeia a síntese criativa que seria algo que acontece internamente no sujeito e desencadeia algo novo, e para Wundt essa síntese criativa  é o complexo psíquico que é a representação única do sujeito sua subjetividade, pois ao comer a maçã ela teve uma representação um significado diferente do que para as outras pessoas. È uma experiência que enquanto você está vivenciando algo acontece dentro de você, que você até consegue dizer a outras pessoas, mas não fica satisfeito com a explicação e nunca vai estar, pois só é percebida quando esta vivendo a situação.

Recapitulando o processo descrito por Wundt  a partir da sensação a experiencia imediata produz os elementos psíquicos simples  que através desses elementos formam-se os complexos psíquicos que compõe a consciência. Sendo assim Wundt nos ajuda a identificar como acontece a conversa, atuação e pratica do psicólogo em relação aos seus pacientes. Precisamos estar atentos na referencia que as pessoas nos trazem em suas falas em ralação as suas experiencias imediatas, identificando os sentimentos, vontades e representações que  o paciente traz em suas falas, isso requer muita atenção, observação, para colher a forma autentica da pessoa em sua fala, sem interferências externas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com