TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interpretação dos Resultados na BFP

Por:   •  2/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 6

Exercício 1:

Interpretação dos resultados na BFP

Na maioria dos fatores, Roberto apresentou escores fora da média (<30 ou >70), com exceção de Extroversão, S1, S3, A1, A2 e A3. A seguir serão detalhados os outros fatores, no qual o homem se afastou da média, com escores baixos ou altos.

Em Neuroticismo e suas facetas, Roberto teve escores altos ou muito altos, o que indica uma tendência a experimentar emoções negativas, especialmente quando se olha para seu resultado na faceta Depressão (N4), com um percentil de 90; indica também maior ansiedade e insegurança e uma tendência a ser temperamental. Escores altos em Neuroticismo sugerem instabilidade emocional, o que significa uma maior reatividade a emoções e vulnerabilidade ao estresse; esse parece ser o caso de Roberto, com seus escores muito altos em Vulnerabilidade (N1) e Instabilidade (N2). Na faceta Passividade (N3), que avalia o nível de atividade e empenho para resolver situações e também a velocidade de decisão, ele apresentou escore alto, com percentil de 75, o que aponta uma tendência a procrastinação, tendo dificuldade para iniciar tarefas, e ainda uma maior dificuldade para manter a motivação em tarefas longas, tendendo a abandoná-las antes de sua conclusão.

Quanto aos resultados em Socialização, Roberto apresentou escores médios em duas (S1 e S3) das três facetas, porém, obteve um escore muito alto em uma delas (S2), o que fez com que, na análise geral do escore em Socialização, ele se enquadrasse na faixa "alto", o que indica uma tendência a confiar nas pessoas, a ser leal e honesto, além de uma maior preocupação com os outros e desejo de ajudá-los. Seu escore alto em Pró-sociabilidade (S2) sugere uma tendência a evitar situações de risco, bem como como transgressões a leis ou regras sociais, além de uma postura franca com os demais, evitando pressioná-los ou induzi-los a fazerem algo que não queiram.

Com relação aos resultados em Realização, com exceção de Ponderação (R2), que apresentou escore médio, os escores obtidos por Roberto foram baixo em Competência (R1) e muito baixo em Empenho (R3). Esses escores indicam uma tendência a ter pouca motivação para lidar com tarefas complexas e também se envolver em atividades sem saber se essas ajudarão na realização de objetivos; também sugerem descomprometimento e falta de pontualidade. A faceta Competência (R1) indica o quão ativamente a pessoa busca atingir seus objetivos e a predisposição para fazer sacrifícios pessoais para tanto; escores baixos sugerem alguém com pouca disposição para atingir objetivos e que facilmente desistem frente a obstáculos, além de estarem presentes em pessoas com uma percepção desfavorável sobre sua capacidade, que evitam atividades complexas e que não possuem objetivos bem definidos. Já os escores de Roberto na faceta Empenho (R3) indicam pouco comprometimento com tarefas e compromissos e descuido na forma de realização e conclusão dos mesmos; além disso, indicam também uma tendência a colocar pouca energia nas atividades em que se envolve, de tal maneira que as vezes pode apresentar uma insuficiência na qualidade de seu trabalho.

Na análise geral do escore em Abertura, este se enquadrou na faixa "baixo", embora as facetas Abertura a ideias (A1), Liberalismo (A2) e Busca por novidades (A3) tenham apresentado escores médios. Isso pode sugerir a presença de alguns comportamentos exploratórios, porém não com grande frequência ou intensidade, alguma flexibilidade e abertura a novas ideias ou costumes, mas com preferência a executar as tarefas diárias de maneira já conhecida. De modo geral, Roberto apresenta uma tendência a ser convencional em suas crenças e atitudes, com preferências conservadoras e postura um tanto rígida quanto a conceitos.

Por fim, no fator Extroversão e suas facetas, Roberto obteve escores médios, com exceção de Dinamismo (E3), onde obteve escore baixo. Essa faceta indica o quanto a pessoa toma a iniciativa em situações diversas, quão facilmente julgam que colocam suas ideias em prática e seu nível de atividade. Escores baixos nessa faceta sugerem uma tendência a se concentrar em um pequeno número de atividades simultâneas e a não precisar estar constantemente envolvido em atividades para sentir-se bem; além disso, indivíduos com escores baixos podem demorar mais para colocar suas ideias em prática e tomar iniciativa para realizar certas ações.

Comentários finais: os escores alto em Passividade, baixo em Dinamismo e baixos em Realização e suas facetas pode indicar uma dificuldade em realizar projetos de vida e obter os resultados esperados, e também pode dificultar sua vida profissional. Essa combinação de traços pode ainda ser afetada pelo escore muito alto em Depressão, o que pode causar uma tendência a ter expectativas negativas quanto ao futuro, uma falta de objetivos claros para o futuro e uma sensação de não ser capaz de lidar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com