TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Empreendorismo

Por:   •  25/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Data: 20/04/2020

Disciplina: Liderança e Empreendorismo.

Discente: Mailane Santos de Souza.

Docente: Cássia Ferreira dos Santos.

 

VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM LIDERANAÇA E EMPREENDEDORISMO – VA1 (UNIDADE I).

  1. Texto dissertativo sobre a Importância do líder em situações de crise.
  2. Mapa conceitual sobre o tema: Liderança.


                   O líder em situações de crise

         A liderança é vista como a arte de mobilizar as pessoas para que as mesmas aspirem por desejos compartilhados, dessa maneira a figura do líder se torna fundamental para os grupos sociais, pois seu notório poder de influência é sempre destacado como um fator positivo para o grupo,  Chiavenato (2004) afirma que  a liderança é um fenômeno social, pois acontece exclusivamente em grupos sociais, que muitas vezes estão relacionados a ambientes organizacionais.

         Existem vários estilos de liderança, mas todos estão relacionados com a capacidade de influenciar as pessoas para atingirem objetivos comuns geralmente relacionados à solução de problemas. Nesse contexto o papel do líder se caracteriza por sua eficiência em desenvolver atividades para conduzir o grupo aos objetivos, como por exemplo, solucionar conflitos, gerir informações, motivar seus liderados, antever problemas e desenvolver o respeito mútuo entre os membros do grupo. Nessa perspectiva de Maximiano (2012) a capacidade de liderar está intimamente ligada com o processo da motivação, em uma situação, mútua de dependência entre líder e liderados. O líder precisa dos liderados para realizar metas e vice-versa. Só há liderança quando há liderados, que seguem o líder, ou aceitam a sua influência, por algum motivo.

                È importante ressaltar que o líder possui fundamental importância em situações de crise, pois suas habilidades em solucionar problemas serão essenciais para passar por esse cenário instável que é uma crise. O líder através de motivação, com sua boa comunicação e seu relacionamento interpessoal baseado em credibilidade e confiança com seus liderados pode proporcionar maior envolvimento desses nas dificuldades enfrentadas nessas situações. Diante dos argumentos apresentados conclui-se que em situações de crise a presença do líder é de fundamental importância, sendo ele o responsável por direcionar o grupo na busca de soluções para os problemas que surgirem.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (74.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com