TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matrizes Filosóficas e Epistemológicas da Psicologia

Por:   •  23/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Estadual de Feira de Santana

Disciplina: Matrizes Filosóficas e Epistemológicas da Psicologia

Professor: Bruno Pamponet Silva Santos

Estudante(s): Emily Heloisa Barbosa Souza e Maria Geisielen da Silva Xavier

Avaliação 03[a]

 

Conceito/Termo 

O que é (destaque as características centrais)?

Nomes de autoras(es) que estão relacionados a esse termo:

Intencionalidade

Brentano retoma o conceito de Intencionalidade da Escolástica, uma vertente da filosofia medieval, porém Brentano vai recorrer a Intencionalidade com a finalidade de diferenciar fenômenos psíquicos dos físicos,ele utiliza o preceito de “in-existência intencional” para realizar essa distinção. Para o autor uma determinada cor é um fenômeno físico, contudo, ao associar-se com a consciência transforma-se em fenômeno psíquico, isso porque, todo fenômeno psíquico se distingue por ser uma consciência de alguma coisa

Franz Brentano

Fluxo da Consciência

 William James critica o Estruturalismo quanto ao seu método que propunha uma divisão da consciência em estruturas para que fosse estudada, segundo James a consciência não poderia ser dividida, nem estudada de forma estática devido a sua complexidade.

James propõe o fluxo da consciência, fluxo de estados mentais, impossíveis de serem fragmentados. A consciência é única de cada pessoa, é dinâmica devido ao seu fluxo , seletiva (seleciona os estímulos) e tem função adaptativa.

“O primeiro e mais importante fato concreto é o fato de que a consciência, de algum modo, flui. ‘Estados mentais’ sucedem-se uns aos outros nela.

(JAMES, 1892)

 

 William James

Metapsicologia

 A Psicanálise poder ser dividida em prática e teórica, a Metapsicologia pode ser dita como a dimensão teórica da Psicanálise.

A Metapsicologia pretende uma compreensão dos fenômenos psíquicos, para tal  compressão os fenômenos são analisados em três dimensões: topográfica, econômica e dinâmica, que respectivamente dizem respeito à localização das instâncias/ sistemas no aparelho psíquico, distribuição dos investimentos de energia psíquica (libido) e conflito das pulsões)

 

Sigmund Freud

Complexo de Édipo

De acordo com Laplanche e Pontalis (1992), o Complexo de Édipo é um conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criança sente em relação aos pais.

No Complexo de Édipo, se inicia na fase fálica, nele a criança tem como objeto de de desejo o seu progenitor, o menino desenvolve esse desejo pela mãe e a menina pelo pai. Então a criança tem uma afeição intensa pelo genitor do sexo oposto e certa pelo outro em é uma disputa de afeto, essa relação é chamada de triângulo edipico. O pai é visto  como uma figura de autoridade por possuir falo, e a mãe uma figura de desejo, inclusive um desejo inconsciente por não ter o falo.

Dado momento do desenvolvimento da criança o desejo pelo pai ou mãe é superado, mas ainda assim é essa relação que molda a estrutura de personalidade da criança,podendo ser: perversa, psicótica ou neurótica. Além de orientar na orientação do desejo humano.

 

Sigmund Freud

Comportamento respondente

Watson foi influenciado pela reflexologia de Pavlov para desenvolver um padrão de comportamento S→R conhecido como estímulo-resposta, Comportamentos respondentes são aqueles em que um estímulo está diretamente relacionado a uma determinada resposta do organismo, ou seja, uma resposta é eliciada por um estímulo antecedente, um exemplo famoso atribuído a Pavlov é quando um cachorro ao ver a ração saliva. Comportamento respondentes são  necessariamente  involuntários  como reações e reflexos,desse modo, todo comportamento são reflexo de um estimulo anterior

John B. Watson

Comportamento

Operante

O comportamento operante é aquele cuja consequência pode ser observada, a partir disso é possível dizer se esse comportamento se repetirá ou não, assim, o comportamento pode ser selecionado pela consequência que deve ser reforçadora ou punitiva, possui maior complexidade comparada ao comportamento respondente. Skinner se diferencia de Watson por dar ênfase na consequência do comportamento, o modelo de comportamento evolui para três termos, estímulo antecedente, resposta e consequência, um exemplo disso é feito com um rato de laboratório quando ele pressiona um botão vermelho, ele recebe comida com recompensa, mas quando ele aperta o botão azul ele recebe um choque elétrico, ele tende a pressionar somente o botão vermelho, pois seu comportamento foi controlado pelo estímulo

Burrhus Frederic Skinner

Figura e fundo

 Figura e fundo é um legado da Gestalt e também um conceito expressivo na gestal-terapia.

Figura é o elemento em destaque, enquanto o fundo se posiciona atrás da figura, o significado da figura depende da sua posição na estrutura da imagem, podemos enxergar ambos elementos, mas a cada momento um desses elementos  se destaca aos nossos olhos. Essa alternância ocorre rapidamente,por isso, o que é figura torna-se fundo quando logo  a seguir centramos nosso olhar no outro elemento.

Na prática clínica da gestalt-terapia, o problema do cliente seria a figura, onde está direcionado o seu foco, mas para compreender a figura é necessário compreender o fundo, que seria o que está por trás desse problema, esse fundo seria o que não está sendo refletido por esse cliente, o que passa despercebido por ele, o gestalt-terapeuta estrategicamente direciona a atenção do cliente para essas questão que estão de fundo para obter uma observação refinada, uma visão completa de figura e fundo da experiência do cliente.

Max Wertheimer, Wolfang Kohler e

Kurt Koffka

Meio Geográfico e Meio Comportamental

 O meio geográfico é o ambiente, o meio comportamental é onde [b]o indivíduo interage, se relaciona. É através do meio comportamental que o comportamento acontece, nossa percepção desencadeia comportamentos.

Na Gestal a Teoria de Campo é uma influência da Física, embora trate-se de uma perspectiva psicológica. Um mecanismo da percepção, a força do campo psicológico forma o resultado da percepção. Enquanto esse movimento acontece nossa mente busca a boa forma.

Max Wertheimer, Wolfang Kohler e

Kurt Koffka

Abordagem Centrada na Pessoa

A Abordagem  Centrada na Pessoa é uma das correntes da psicologia que recebem o nome de terceira força da psicologia,foi criada por Carl Rogers, como alternativa para superar  as abordagens de psicologia influentes da época: o Behaviorismo e a Psicanálise. Nesse sentido, o psicólogo Carl Rogers , acreditava que o behaviorismo reduzia o homem a uma lógica mecanicista,o conteúdo da sua crítica a psicanálise é a fixação de atribuir e classificar o ser humano com aspectos negativos , Nesse viés,  a Abordagem Centrada na Pessoa foi feita para oferecer um tratamento humanizado  aos indivíduos, pois olha para cada sujeito como um ser único e escolhe ressaltar os aspectos positivos dos mesmos, em vez de iluminar seus problemas[c].

Carl Rogers

Pirâmide das Necessidades

Pirâmide das Necessidade é um conceito da psicologia humanista, a primeira vez que esse termo aparece foi em um texto publicado por Abraham  Maslow, chamado “A teoria da motivação humana”, nele o autor defendia que existe cinco necessidades humanas: fisiológicas, segurança, relacionamento, estima, realização pessoal. Ademais, os estudos e observações de Maslow voltados para o comportamento dos macacos, foi de suma importância para sua teoria, isso porque, ele notou que o comportamento dos animais era alterado conforme determinadas necessidades fisiológicas ,por exemplo, quando os macacos ficavam com fome, tornavam-se violentos e agressivos, mas ao se alimentarem tornava-se amigáveis. Dessa forma, Maslow entende que o comportamento humano sofre alterações conforme as suas necessidades

Abraham  Maslow

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (557 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com