TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neuro Plasticidade, Memória e Aprendizado.

Por:   •  12/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 5

Assunto: Neuroplasticidade, memória e aprendizado.

NEUROPLASCIDADE:

O que devemos entender sobre esse assunto?

Primeiro de tudo, precisamos entender o que é neuroplasticidade.

Neuroplasticidade é a capacidade que o nosso cérebro tem que se moldar em conhecimento. Como assim? Digamos que somos um livro em branco, quando nascemos, e vamos adquirindo conhecimento com as vivencias do nosso cotiadiano. Então o cérebro é assim, ele vai criando e recriando páginas escritas.

Em palavras mais ‘’técnicas’’, neuroplasticidade é a forma que o cérebro tem de adquirir novos conhecimentos, é a nova formação de sinapses.

E como as sinapses são criadas?????????

Através dos estímulos que damos a nosso corpo. Por exemplo, digamos que você não saiba de nada desse assunto e, nesse exato momento você está estudando para aprender o que é NEUROPLASTICIDADE... pois bem, isso é criar sinapses, é você ler, estudar, buscar informações, vivencias do dia a dia.

Vale lembrar que A CRIAÇÃO de sinapses é através da busca de conhecimentos diários, sempre. Aqueles que nós lemos uma vez e pronto, pode não ser criado novas sinapses, e sim usadas algumas que já temos.

O que é sinaptogenese ou sinapse?????

crescimento de novas sinapses ou mudanças nas sinapses já existentes

OBS: existe dois tipos de sinapses

  1. Sinapse química, que seria os neurotransmissores

Ex: serotanina, dopamina etc.

  1. Sinapse elétrica, que é no impulso elétrico que ocorre no NEURÔNIO.

Neuroplasticidade existe em dois tipos: memória e aprendizado.

Memória: Processo mediante o qual se adquire, se forma, se conserva e se evoca a informação.

O que seria, no caso, a memória? Veja bem, a memória é o que eu havia falado anteriormente, é a aquisição, é o adquirir informações e guarda-las lá no nosso cérebro. Tipo, a gente num estuda pra ser psicólogos? Nossa memória está, a todo tempo em que estamos estudando, criando conceitos dentro de nós, guardando lembranças que irão ser evocadas mais cedo ou mais tarde.

ORA, se a memória é a gente fazer tudo isso aí, então o que seria o aprendizado???? Bem, eu posso dizer que o aprendizado é UM DOS processos da memória.

Como assim? O aprendizado, seria, no caso, a forma com que a memória faz aquisição das informações. É tipo você pegar um livro de psicologia institucional, por exemplo, e começar a lê-lo e ai você está no processo de aquisição, ou seja, você está usando o aprendizado para adquirir conhecimento.

Quando JÁ TEMOS ESSE CONHECIMENTO, e precisamos um dia aí qualquer utiliza-lo, usamos a chamada LEMBRANÇA, que também é um dos processos de memória. Ou seja, a lembrança ela serve justamente para evocarmos o que já temos, lembrarmos o que já temos. Entendeu?

RESUMINDO...

Eu estou criando minha memória...

Memória precisa do aprendizado para adquirir conhecimento e fixar e depois precisa da lembrança para trazer à tona esse aprendizado, essa memória.

PODEMOS CLASSIFICAR ESSE APRENDIZADO EM TRÊS TIPOS:

CONDICIONAMENTO ------- não soube bem falar, mas parece um pouco com habituação.

HABITUAÇÃO E ------------ quando o ser humano tá habituado a algo, tipo, ah, todo dia eu pego meu filho na escola de tal hora. Então eu já estou habituado aquilo, todos os dias naquela hora, e fica meio que automático.

SENSIBILIDADE ----------- já a sensibilidade, é quando estamos acostumados a sofrer coisas ruins sobre determinado assunto, e não nos acostumamos nunca. Tipo, um gato morre de medo de cachorro, então só o latido do cachorro já o faz medo, isso porque ele está sensível.

MEMÓRIAS existem três tipos, quanto ao tempo.

Memória PRIMARIA;

Memória secundaria;

Memoria terciaria.

A primaira refere-se ao HOJE, tipo, é algo bem recente. Ela está ligada a algo numérico, como gravar um numero de um celular e depois esquecer. Essa memória não é muito longa, ela logo acaba, por isso é chamada de curto prazo.

LEMBREM-SE sempre!!!!!! Memoria primaria é de curto prazo, e está ligadas a operações matemáticas do nosso dia a dia.

A secundaria é o que nós estudamos, o que nós estudamos da forma certa, pra memorizar mesmo. Tipo, o que vc estuda duas semanas antes pra fazer uma prova, sabe? Ela é considera de longo prazo.

A terciaria é também chamada de longo prazo, porém ela é bemmmm simples de entender. Sabe escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos? Isso não é coisa que a gente aprende ao longo da vida, desde que estamos em processo de nossas vivencias como criança? Isto nada mais é que memória terciaria, uma memória adquirida ao longo da vida, nossas vivencias pessoais e coletivas.

Quando se trata de memória de longo prazo, que é secundaria e terciaria, podemos dizer que elas estão classificadas como:

Declarativa, que seria a secundaria

E

Não declarativa, a terciaria.

DECLARATIVA:

Episódica que nada mais é os episódios que nos acontece, aquilo que aprendemos em relação a COISAS QUE ACONTECEM EM NOSSA VIDA.

Semântica que seria a parte que aprendemos com os professores, por exemplo. Ta mais relacionada mesmo a leitura e tal.

Já a NÃO DECLARATIVA seria a terciaria, são regras, normais, ou seja, coisas que aprendemos ao decorrer da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com