TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neurociência e Crenças Limitantes

Por:   •  28/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 8

Neurociência e Crenças Limitantes

Grupo Afirmações Quânticas – Junho 2019.

Neste trabalho teremos um breve resumo sobre neuroplasticidade e diagnóstico de crenças limitantes.  


[pic 1][pic 2]

A Neurociência 

 É uma área do saber que se ocupa em estudar cientificamente o sistema nervoso, procurando esclarecer o seu funcionamento, como suas estruturas se relacionam, comportam e se desenvolvem diante de diversos estímulos, alterações físicas e psicoemocionais.

Eu vou abordar aqui o assunto da Neuroplasticidade, que faz parte da neurociência e como ela pode ajudar você a entender melhor como funcionam as “afirmações” na sua vida.

Para isso vou falar de uma parte específica do seu “cérebro”.

[pic 3]

SAR - Sistema Ativador Reticular

O SAR, entre outras funções, é o responsável pela atenção seletiva, podendo ser estimulado indiretamente pelo ato voluntário de se pensar em algo, o que vai ativar ainda mais este sistema, fazendo o indivíduo ficar mais atento às informações e oportunidades que se apresentam em sua vida, é uma função que está sempre associada ao que você pensa e sente.

Isso explica por que tudo o que nós focamos em nossa mente, se expande.

Quando passamos a focar em algo, parece que isso é observado em uma dimensão maior pelo cérebro.

 É o exemplo de uma mulher quando fica grávida e passa a enxergar muitas mulheres grávidas, que antes então nem eram percebidas.

Outro exemplo é quando você deseja comprar um carro. Ao definir em sua mente a marca e o modelo desejado, parece que surge por todo lado  que se olha, aquele mesmo carro e daquele mesmo modelo.

[pic 4]    [pic 5]

O que se foca será cada vez mais percebido, vivido e intensificado na sua mente, e assim, na sua vida.

Como visto na "lei da atração" no filme O SEGREDO é na verdade um mecanismo neural e bem estabelecido. O seu foco faz isso se tonar uma realidade. A neurociência explica claramente como isso se processa, apesar de não ser a única explicação para o foco e sua construção mental, mas um exemplo de como entender o que processo cria lógica, fundamentação e consistência no seu cérebro.

Todos sabem que nossa mente influencia nosso corpo e nosso estado fisiológico.

Façamos um pequeno teste agora!

Pense em um limão sendo cortado ao meio e logo em seguida sendo mordido com vontade e seu suco sendo bebido.

[pic 6]

O que você sente ao ver essa imagem? Responda!

Na maioria das vezes as pessoas terão uma incrível salivação, sem ao menos ter sentido o cheiro ou provado o limão.  O estímulo foi puramente mental, pois não existe qualquer limão ou suco na sua frente. Mesmo assim isso foi tão poderoso, ao ponto de provocar um estímulo potente em suas glândulas salivares, capaz de colocá-las efetivamente em funcionamento.

Pense como nossa mente tem poder; posso sentir o cheiro e o gosto do limão aqui e agora!

Neuroplasticidade

Neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de se adaptar ás mudanças.
Nosso sistema nervoso está preparado para se modificar conforme as nossas vivências, necessidades, estímulos e o ambiente em que estamos inseridos.
Também é a neuroplasticidade que permite que o cérebro seja maleável ao ponto de compensar lesões e traumas sofridos por um indivíduo.

Existem a  possibilidade de se remodelar o cérebro em função dos pensamentos, sentimentos, crenças e ações vividas, reformulando as conexões cerebrais em consequência das necessidades e fatores do meio em que se vive.

Na prática, a plasticidade promove novas ligações entre neurônios, criando novos caminhos neurais, modificando toda a rede de conexão que temos no cérebro. E isso, quando construído de forma correta e fortalecido da maneira adequada, é capaz de modificar a vida das pessoas.

Isso significa que a cada nova experiência, as novas sinapses neurais são formadas e fortalecidas pela repetição e constância do agir, pensar e sentir.

Pesquisas na neurociência demonstram que mudanças cerebrais são realmente possíveis.

Músicos possuem mais desenvolvidos a Circunvolução de Heschl ; uma das área cerebrais responsáveis para processar a música.

Taxistas possuem o Hipocampo – região responsável pela memória espacial, particularmente mais desenvolvida, demonstrando que o direcionamento neural e a função estimulada, são capazes de plasmar áreas cerebrais específicas.

Também podemos entender que os seres humanos podem criar novos caminhos neurais ao longo de toda a vida.

O esforço consciente para criar novas sinapses e ligações, podem se dar mediante ao treino mental, e os efeitos conseguidos são específicos, ou seja; dependem do tipo da atividade mental que você produz. Isto faz com que as novas conexões se multipliquem em distintas zonas cerebrais.

Fica clara então a importância de criarmos aspectos neurais positivos, que estimulem o crescimento otimista e ações proativas na direção do que se deseja alcançar.

Como se pode perceber, isso é um universo imenso de possibilidades e conhecimentos. Quando bem direcionados no processo de mudança mental, é capaz de transformar de forma significativa e principalmente consistente, a vida de quem se submete a este processo de mudança.

O que é uma Crença Limitante?

 Não Posso...

Não Consigo...

Não Mereço...

Recebemos estímulos desde o ventre da nossa mãe, ou seja, tudo o que ela sente produz tipos de hormônios que são passados pelo cordão umbilical, desde hormônios da alegria; (Oxitocina), até hormônios do estresse (Cortisol).

Então, desde que fomos formados, estamos recebendo cargas de emoções que precisaremos gerenciar daqui para frente.

Desde cedo recebemos crenças dos nossos pais, professores, familiares e amigos.e

Precisamos diagnosticar aquilo que possivelmente nos faça mal.

Vamos entender como isso funciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (413.1 Kb)   docx (469.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com