TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PANDEMIA DE COVID-19: O ISOLAMENTO SOCIAL E A MEDITAÇÃO COMO ESTRATEGIA DE ENFRETAMENTO

Por:   •  15/3/2021  •  Artigo  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PSICOLOGIA

ANA CLARA SODRE

IAN OLIVEIRA NASCIMENTO

MATHEUS SILVA CHAGAS

A PANDEMIA DE COVID-19: O ISOLAMENTO SOCIAL E A MEDITAÇÃO COMO ESTRATEGIA DE ENFRETAMENTO

VITÓRIA DA CONQUISTA

2020

ANA CLARA SODRE

IAN OLIVEIRA NASCIMENTO

MATHEUS SILVA CHAGAS

A PANDEMIA DE COVID-19, O ISOLAMENTO SOCIAL E A MEDITAÇÃO COMO ESTRATEGIA DE ENFRETAMENTO

Trabalho realizado apresentado como requisito de avaliação na disciplina metodologia do trabalho acadêmico, ministrada pelo Prof. Nelson Machado, no curso de psicologia, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

        

        VITÓRIA DA CONQUISTA

2020

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ............................................................................................. 4

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO ........................................................................ 5

3. REFERÊNCIAS ............................................................................................ 7

1 INTRODUÇÃO

A doença COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) é uma infecção respiratória provocada pelo Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2) (Schuchmann et al., 2020). (A pandemia de COVID-19 p. 3). Em 11 de Março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou a COVID-19 como uma pandemia. (Schuchmann). Nesse sentido, as instituições governamentais adotaram diversas estratégias para conter a propagação da doença. No dia 11 de março de 2020 o Ministério da Saúde (2020a) estabeleceu medidas para o enfrentamento da pandemia, dentre elas a primeira medida adotada foi o isolamento social (PEREIRA; OLIVEIRA; COSTA; BEZERRA; PEREIRA; SANTOS; DANTAS, 2020, p. 03).

Segundo Lima (apud PEREIRA; OLIVEIRA; COSTA; BEZERRA; PEREIRA; SANTOS; DANTAS, 2020, p. 04-05) “neste cenário da pandemia de COVID-19, convém salientar que devido ao rápido avanço da doença e o excesso de informações disponíveis, algumas vezes discordantes, se torna um âmbito favorável para alterações comportamentais impulsionadoras de adoecimento psicológico, que podem gerar consequências graves na Saúde Mental (SM) do indivíduo”. A partir disso, é importante ressaltar que a saúde mental é fundamental para a saúde como um todo. Segundo Schmidt, Crepaldi, Bolze, Neiva-Silva e Demenech (2020, p. 02-03):

Em linhas gerais, na vigência de pandemias, a saúde física das pessoas e o combate ao agente patogênico são os focos primários de atenção de gestores e profissionais da saúde, de modo que as implicações sobre a saúde mental tendem a ser negligenciadas ou subestimadas (Ornell, Schuch, Sordi, & Kessler, 2020). Contudo, medidas adotadas para reduzir as implicações psicológicas da pandemia não podem ser desprezadas neste momento (Brooks et al., 2020; Xiao, 2020). Se isso ocorre, geram-se lacunas importantes no enfrentamento dos desdobramentos negativos associados à doença, o que não é desejável, sobretudo porque as implicações psicológicas podem ser mais duradouras e prevalentes que o próprio acometimento pela COVID-19, com ressonância em diferentes setores da sociedade (Ornell et al., 2020)

Assim, para reduzir os danos causados à saúde mental durante o isolamento social, a meditação se tornou uma prática cada vez mais utilizada e recomendada.

Considerando o exposto, o objetivo do presente artigo é realizar uma revisão narrativa da literatura, “que é apropriada para descrever e discutir o desenvolvimento ou o "estado da arte" de um determinado assunto, sob ponto de vista teórico ou contextual” Rolther (2007), sobre a prática da meditação, durante o isolamento social, que têm se mostrado muito efetiva em melhorar a empatia, humor e reduzir os níveis de stress.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

O referencial teórico do presente artigo foi estruturado em 3 tópicos, a saber: definição do COVID-19, isolamento social e suas consequências a saúde mental e benefícios da meditação.

2.1 Definição de COVID-19

Estudar a definição de COVID-19 é o meio para se compreender o cenário pandêmico no qual se refere o presente artigo. Para iniciarmos essa parte teórica da pesquisa, apresentamos um conceito proposto pelo Ministério da Saúde (2020b) definindo o COVID-19 como:

uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligo sintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte.

2.2 Isolamento social e suas consequências à saúde mental

Compreender os danos causados à saúde mental decorrente do isolamento causado pela pandemia do coronavírus. “Estudos sobre implicações na saúde mental em decorrência da pandemia do novo coronavírus ainda são escassos, por se tratar de fenômeno recente, mas apontam para repercussões negativas importantes.” (SCHMIDT, CREPALDI, BOLZE, NEIVA-SILVA, DEMENECH, 2020, p. 04).

Medidas de isolamento social, acabam por provocar a diminuição das interações sociais cara a cara o que se constitui como fator estressor fundamental o adoecimento psíquico. Isto ocorre pois o nosso cérebro é muito social, temos como imperativo biológico a necessidade de interação humana. Assim como a fome, que é um mecanismo biológico, quando nos sentimos sozinhos nosso corpo nos alerta a necessidade de buscar contato com outros seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com