TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERCEPÇÃO DA REALIDADE POR UM AUTISTA NUM CONTEXTO SOCIAL

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 8

 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PSICOLOGIA

CAMPUS TOM JOBIM

CATHARINE B. ENGELKE

RENATO GOMES

LUCAS MENDONÇA

INDY CARVALHO

3 PERIODO - NOITE

A PERCEPÇÃO DA REALIDADE POR UM AUTISTA NUM CONTEXTO SOCIAL

RIO DE JANEIRO

2017

CATHARINE BALARDINO ENGELKE

RENATO GOMES

LUCAS MENDONÇA

INDY CARVALHO

A PERCEPÇÃO DA REALIDADE POR UM AUTISTA NUM CONTEXTO SOCIAL

Projeto de Pesquisa apresentada ao curso de Psicologia da Universidade Estacio de Sá – CAMPUS TOM JOBIM, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Psicologia da Percepção.

A PERCEPÇÃO DA REALIDADE POR UM AUTISTA NUM CONTEXTO SOCIAL

QUESTÃO

Como é a percepção da realidade de um autista num contexto social?

INTRODUÇÃO

O autista ao ser comparado com um indivíduo sem distúrbio neurológico encontra dificuldade em suas relações interpessoais, bem como exprimir sentimentos.

O autismo é um transtorno do desenvolvimento complexo, envolvendo atrasos e comprometimentos na interação social e linguagem, incluindo sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais (GREENSPAN, WIEDER, 2006). O comprometimento na interação social e suas relações interpessoais podem se expressar de formas diversas com surgimento de diferentes combinações com características peculiares de cada autista, manifestando-se como isolamento, dificuldades em participar de atividades em grupo, diferença afetiva, falta de empatia social (BERNAL, 2010)

        Perceber a necessidade, dificuldade e realidade de cada autista na sociedade é importante para compreensão e elaboração de terapêuticas oferecidas pelos profissionais de saúde, possibilitando buscar alternativas baseadas nas necessidades a partir da perspectiva do cotidiano vivenciado pelo autista, beneficiando sua inserção no contexto social, buscando equilíbrio psíquico, físico e social respeitando o nível de desenvolvimento de cada autista, além da estruturação de uma fundamentação da prática clínica para o atendimento a este público.

Objetiva-se analisar os níveis de dificuldade de um indivíduo portador de autismo na captação das informações e estímulos  do meio ambiente.

Observa-se que um autista encontra dificuldade em se expressar e conviver num mundo tão estimulante, pelo excesso de percepção dos estímulos que pode levar a uma disfunção de integração sensorial.

No senso comum usa-se muito a expressão que o autista vive num mundo particular, ignorando ou desconhecendo o meio que o envolve, mas o que se pode constatar que há um mundo sensorial muito doloroso para os portadores da síndrome supra citada, o que qualquer homem médio poderia fazer na rotina de um dia comum torna-se um conflito repleto de atividade super estressantes e super estimulantes.

Uma maior compreensão do mundo sensorial de um autista pode levar a uma qualidade de vida, pois os familiares conseguem perceber quais estímulos injuriam desde o nascimento, buscando estimulação da criança com o meio ambiente, socializando para que possam ser incluída no convívio social de forma menos agressiva.

Como todos nós precisamos de harmonia, equilíbrio e segurança, o portador de autista, objeto desta pesquisa requer ainda mais atenção neste quesito e seus movimentos corporais, comportamentos sinalizam como está sentindo aquele ambiente.

Nota-se que há variações sensoriais onde alguns sentem problemas com diferente áreas percentuais e sua adaptação sensorial ocorre de forma diferenciada pela captação de sensações hiper estimulantes.

 

HIPÓTESE

Realizar pesquisar e observar o comportamento de um portador do espectro autista a fim de identificar seus cotidiano, hábitos sociais, emoções.

Conversar com familiares para obter informações consistentes que levem a um entendimentos amplo e específico do transtorno.

OBJETIVOS

Conhecer os hábitos de um portador de Transtorno do Espectro Autista nas suas interpelações pessoais, sociais e objetais.

Definir um repertório comportamental, tratamentos dos portadores do transtorno, demonstrando a importância da inclusão social para a qualidade de vida do autista e de sua família.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Teorizar sobre o Transtorno do Espectro autista.

Identificar os níveis de autismo nas relações interpessoais no processo de ensino e aprendizagem.

Descobrir fatores motivacionais do comportamento autista.

Reafirmar a importância a inserção social do autista.

METODOLOGIA

  • Quanto a natureza: aplicada;
  • Quanto aos objetivos: descritivo;
  • Quanto a abordagem: qualitativa;
  • Quanto aos procedimentos: pesquisa de campo

TIPO DE PESSOAS

Adultos portadores de autismo e familiares

QUANTIDADE: Abordagem qualitativa

EXCLUSÃO: Ø

RECURSOS: Observação

Questionário:

1.    O que é o TEA?

R: Para entendermos o transtorno supra citado, devemos esclarecer o que são os transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), termo que indica algumas características relacionadas ao autismo, como por exemplo, dificuldades de se socializar, atraso de linguagem e comunicação e também comportamentos agressivos.

Cabe ressaltar que indivíduos acometido por TGD passa por um comprometimento intelectual que dificulta, seu desenvolvimento e evolução nas esferas social e acadêmica.

Autismo propriamente, definido como uma síndrome comportamental apresenta sintomas básicos como: dificuldade de interação social; déficit de comunicação social, tanto quantitativo quanto qualitativo; padrões inadequados de comportamento que não possuem finalidade social.

Quando dentificamos estas 3 características básicas é possível definir e diagnosticar o  autismo.

2.    Quais são os graus do TEA?

R: Desde que o autismo é um espectro, que engloba uma ampla gama de níveis de funcionamento e transtornos que englobam vão o autismo não-verbal, de baixo funcionamento até a Síndrome de Asperger, altamente verbal. Estes distúrbios têm algumas características em comum, mas têm diferenças importantes também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (225.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com