TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA AMBIENTAL

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem enfoque a forma de relação entre o homem e o mundo em que vive, pelos referenciais da Psicologia Ambiental e dos Princípios da Natureza. Visando o homem-mundo dentro de uma totalidade, em que ambos se unem influenciando um ao outro. A Psicologia Ambiental engloba as inter-relações entre o ser humano e o ambiente, considerando o efeito das condições do ambiente sobre o comportamento humano e do comportamento humano sobre o ambiente.

PSICOLOGIA AMBIENTAL

Pode-se dizer que a história do olhar da Psicologia para problemas ambientais construídos teve início no período pós-guerra, especialmente na segunda grande guerra, quando houve um esforço de vários países de reconstruir os espaços da habitação e da convivência social, conforme refere Ferreira (2004). Dentro deste contexto, a Psicologia Ambiental teve uma importante presença, juntamente com arquitetos e engenheiros na reconstrução de habitações e outros equipamentos do espaço urbano. No entanto, só em torno das décadas de setenta e oitenta é que a Psicologia Ambiental teve seu valor reconhecido e garantiu sua posição de destaque no âmbito da Psicologia. Evoluiu para abarcar muitos outros tipos de problemas no âmbito do fazer humano.

O crescimento populacional tem sido objeto de inúmeras análises, sendo um dos eixos centrais da chamada crise ambiental. Vale destacar aqui o fato de que durante 99,9% da história da humanidade fomos menos de 10 milhões de pessoas habitando o planeta; só muito recen- temente nos aproximamos dos quase 6 bilhões atuais, o aumento da população afetou o planeta e o modo de vida das pessoas, e essas mudanças só tendem a aumentar.

Observa-se em praticamente todos os lugares do mundo uma preocupação social, independentemente de seus tons políticos e ideológicos, pelos problemas ambientais. Se lembrarmos também que são os comportamentos das pessoas que agravam (e provocam) os “problemas ambientais”, e que as alterações ambientais, por sua vez, irão interferir na qualidade de vida dessas mesmas pessoas, concluiremos que esses problemas são, na verdade, problemas da humanidade. Com os avanços tecnológicos e as mudanças no meio de vida humano as pessoas tem mudado o ambiente em que vivem, causando um desequilíbrio no planeta. Com essas mudanças em poucos anos as pessoas iram mudar totalmente a forma em que vivem, e terão que se adequar a um estilo de vida totalmente diferente, isso leva a um estudo sobre o comportamento das pessoas e a reação delas mediante as mudanças apresentadas.

O antropocentrismo observado no mundo atual tem favorecido atitudes e comportamentos infantilizados, por parte do homem, resultando numa visão distorcida de si mesmo, como o centro de todas as coisas, onde a natureza é vista apenas como fonte de uso. Isto tem contribuindo para o agravamento do desequilíbrio do planeta e, consequentemente, de si próprio. Estes fatos estão, de forma imperiosa, exigindo mudanças urgentes para uma nova compreensão de que o homem e a Terra são constituídos da mesma natureza e são regidos pelos mesmos princípios, fazendo parte integrante de uma totalidade.

A Psicologia Ambiental levando em conta os efeitos das condições do ambiente sobre os comportamentos humanos, e vice versa, cabe a ela ser um instrumento facilitador desse campo interacional, incluindo os aspectos socioculturais e ecológicos. A Ecologia Profunda que concebe todos os seres vivos, incluindo os seres humanos, como fazendo parte da teia da vida, incorpora o homem como parte do ecossistema global. Seu papel é fazer com que o homem saia da ilusão de que é mais importante do que outros animais e vegetais. Conscientizando de que nos ecossistemas cada elemento tem sua função e todos os organismos são necessários.

Estando os Princípios da Natureza presente em tudo que existe, e corroborando a visão de totalidade, conclui-se que estes representam um fundamento de vital importância para o aprofundamento desta compreensão homem-natureza, podendo ser utilizados tanto pela Psicologia Ambiental como pela Ecologia Profunda. A Psicologia Ambiental, aliada à visão da Ecologia Profunda, e utilizando-se dos conhecimentos que facilitam a compreensão desses Princípios que estão contidos, de forma integrada e inter-relacionada, em tudo o que existe, poderá cumprir um relevante papel na consolidação do novo paradigma que pensa o homem e o planeta Terra como uma totalidade.

CONSIDERAÇOES FINAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com