TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO

Por:   •  12/12/2016  •  Bibliografia  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

PSICOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO

João Antônio Ribeiro da Luz1

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sucinta sobre a psicologia aplicada a educação, principalmente no que tange a aplicação desta para entender as necessidades dos que vivenciam o ambiente escolar, aplicando conceitos importantes na resolução de conflitos e enigmas que surgem no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Psicologia. Educação.

        

  1. INTRODUÇÃO

A sociedade contemporânea está sujeita, diariamente, a transformações e mudanças na função social das instituições que a formam, como a escola e a família. Nesta reestruturação da organização social, a psicologia possui importância extrema, no intuito de amainar as inquietudes geradas pela crise institucional à qual a sociedade enfrenta todos os dias, fazendo uso de teorias, conceitos e estratégias que permitam vivenciar estas situações da maneira mais benéfica possível.

  1. RELAÇÃO PSICOLOGIA-EDUCAÇÃO

Considerando, inicialmente, o surgimento da psicologia no mundo ocidental, verifica-se que ela emerge com uma modalidade científica baseada no positivismo. Desta forma, utiliza uma metodologia criteriosa baseada na observação da realidade, no empirismo e na sistematização lógica dos dados. Este modelo é denominado psicologia comportamental clássica. Conceitos relativos a esta “vertente” da psicologia, ainda são aplicados constantemente no ambiente escolar, principalmente quando se estuda o comportamento dos alunos no processo ensino-aprendizagem para tentar encontrar a origem dos problemas que surgem no decorrer deste.

Alguns problemas, entretanto, são apontados nesta teoria da psicologia. Tratando-se de uma ciência que, substancialmente, deve procurar entender o comportamento do ser humano, fundamentar-se na metodologia exata, sem considerar a subjetividade do observador, sem considerar o sujeito conhecedor, acaba sendo determinante para reduzir a eficácia da teoria positivista.

Com a desvalorização do positivismo, surge outra psicologia, sustentada por um paradigma dialético, em que o sujeito pensante e o objeto de estudo não se distanciam. Assim, não há dissociação no estudo do processo, mas sim uma intersecção entre o objeto examinado e o pensador. Trata-se de uma psicologia mais inclusiva, dinâmica, que inclui a compreensão do ser humano na formação do contexto estudado.

A definição de Psicologia Educacional enquanto área de aplicação se faz hoje menos pelo seu ‘locus’ de atuação que pelos seus objetivos e por uma leitura específica da constituição do sujeito psíquico e da possibilidade de intervenção nos seus contextos. (MOREIRA, 1992, p.108)

A transmissão de preceitos socioculturais, de valores éticos e morais, de tradição, de conhecimento, isto é, o ato de educar, é um processo dinâmico que envolve o trabalho conjunto dos diversos segmentos da sociedade, de forma que a formação do ser humano seja estendida à essência humana. Desta forma, Psicologia e Educação estão intrinsecamente ligadas neste processo.

Ainda que tenhamos muitas escolas com métodos e visões relativamente ultrapassadas em relação ao processo ensino-aprendizagem, considerando o aluno apenas como um depósito de informações de conhecimento pronto, precisamos reconhecer que a educação caminha para um processo de mudança em que estes vícios epistemológicos são corrigidos ou minimizados.  O positivismo racionalista está perdendo espaço nas salas de aula, a hierarquia pré-definida e instransponível está deixando de existir, a estrutura social que envolve o ambiente escolar está tornando-se mais organizada e participativa.

Esta mudança, por sua vez, é um processo gradativo, que deve ser construído coletivamente unindo os interesses em um objetivo comum, mantendo o processo de ensino como uma estrutura homogênea. O Projeto Político Pedagógico, por exemplo, é uma das ferramentas mais relevantes à disposição da escola para a promoção destas mudanças. Com amparo na psicologia, é possível identificar as necessidades e demandas dos que ocupam o espaço escolar e procurar realiza-las.

  1. CONCLUSÃO

O presente trabalho apresentou de uma perspectiva sucinta acerca de duas vertentes da psicologia, descrevendo suas implicações para com a educação e construção social do indivíduo. Desta forma, verificamos a importância desta na educação, de modo que o processo ensino-aprendizagem seja construído de maneira dinâmica, inclusiva e agradável. Nota-se, portanto, que a Psicologia é uma ferramenta muito importante no processo de construção do conhecimento, permitindo o êxito esperado na formação dos novos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com