TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Atuando Na Pedagogia

Monografias: Psicologia Atuando Na Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  9.835 Palavras (40 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 40

Universidade Anhanguera-Uni Taboão da Serra

Centro de Educação á Distância

Curso Pedagogia Licenciatura

Atividade Avaliativa ATPS

Historia da Educação e da Educação

Professora EAD Dra. Camila Beltrão Medina

Jair Francisco Pereira RA 7333550536

Raimunda Costa Bezerra RA 7307550747

Sheila Pereira Pascoal RA 7365519773

Susana da Silva Santos RA 7310242139

Telma Pereira dos Santos RA 7337548677

Taboão da Serra/SP

“A Preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares"

O que podemos dizer desta afirmativa? Bem, podemos dizer que é uma afirmativa real, porque a memória histórica de uma maneira ou de outra sempre é preservada, temos como exemplo as memórias da história da educação que foram preservadas e hoje são reconstituídas através de histórias de como foi o inicio da educação por exemplo, porém, os relatos realmente não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares, cada qual tem sua maneira de reproduzir fatos da história dando ênfase em coisas diferentes, que se referem ao mesmo fato.

Reconstituir a história é importante porque cada povo tem a sua cultura diferenciada com interesses sociais e política que modifica o meio de vida da sociedade, e essa reconstituição nos faz repensar os pontos positivos e negativos de cada época resgatando através dos tempos e aperfeiçoamento dessa cultura histórica e das experiências que nos faz compreender o presente e o futuro. O tempo nos favorece, somos a historia que o tempo se incumbiu de escrever as inúmeras coleções da nossa historia sociopolíticas e culturais. Relata as dificuldades que no passado havia para transmitir essas historias que hoje contem arquivos exemplares.

O tempo constrói os fatos e o fundamenta, transmite memórias e experiências, nunca se esgota. Modifica conceitos e significados estabelecendo conflitos e mudanças indispensáveis a historia da educação sociopolítica e cultural.

Para os povos tribais: o passado está relacionado com as origens dos tempos sagrados em que os deuses realizavam seus feitos extraordinários. Sociedades mais complexas: os feitos dos antepassados passaram a ser registrados através do relato oral, mas ainda na dependência da proteção ou ira dos deuses. Exemplo: poeta grego Homero (séc acc.), com as obras Ilíada e a Odisseia.

Séc. VI acc: Surge a filosofia na colônia grega Jônia (atual Turquia), como uma maneira reflexiva de pensar o mundo, que rejeita a prevalência religiosa do mito e admite a pluralidade de interpretações racionais sobre a realidade. Permanece a visão estática do mundo e a concepção essencialista do ser humano, durante toda a Idade Antiga e Média, que não garantia o status de ciência, sendo vista, portanto como uma forma menor de retórica destituída  de rigor e na qual, segundo alguns, eram feitas concessões demais à imaginação no relato dos fatos.  Esse gosto pelo permanente revela-se também na concepção dos filósofos Platão e Aristóteles (séc. IV acc.).

  Heródoto de Halicarnasso: Ousou abordar a mudança, o tempo, procurando descrever os fatos, de modo que os grandes eventos gloriosos e extraordinários não fossem esquecidos. Por esse pioneirismo, Heródoto foi mais tarde chamado “pai da História”.

Foi outra tendência das teorias da compreensão histórica na Antiguidade. Polínio, (secie a.C.) usou essa teoria para explicar a ascensão, a decadência e a regeneração dos regimes políticos (monarquia, tirania, aristocracia oligarquia, democracia e demagogia).

Somos formados por herança cultural trazemos conosco marcas, costumes, heranças e muito mais do passado, construímos a cultura em que vivemos através de questões que enfrentamos na nossa vida pessoal e também por mudanças e projetos. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.

Desta maneira damos inicio para darmos continuidade ao futuro e construirmos uma nova maneira de edificar e efetivar melhorias do que foi feito no passado. Como dizia Paulo Freire “todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. Temos que saber o que fomos para saber o que seremos”. Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudanças, ou seja, estamos inseridos no tempo, o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Pensar o passado, porém, não é um exercício de subestimação do passado, curiosidade ou uma instrução vasta adquirida pela leitura, o passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. A memória da história é herança de uma geração para geração. Se não existisse uma história ou uma preservação da nossa história como saberíamos quem foram nossos antepassados como eles viviam e qual era sua cultura e em que acreditavam. Cada povo tem sua herança cultural do passado e estabelece metas e mudanças, pois o que era bom no passado pode ser ruim no presente. Por isso nossas metas e planos para o futuro podem ser mudados e reescritos.

A história não é idêntica em todos os lugares, pois a cada dia surgem novos acontecimentos diferentes, por isso nunca é idêntica em todos os tempos e em todos os lugares.Se resultarmos desse movimento incessante, é impossível pensar em uma natureza humana com características universais e eternas. 

Educação difusa das tribos indígenas e posteriormente, africanas.

História da educação e da pedagogia, segunda questão reforma protestante que teve inicio no século XVII. Foi iniciada por Martinho Lutero, mesmo tendo sido incentivado por varias razões, religioso não só por essa, mas também por razões politicas e sociais.

Os conflitos que aconteciam eram devido ao desejo de cada um querer para se o poder espiritual e ideológico da igreja ( papa) quem vencia mas garantia o direito dos reis. Das 95 teses protestadas contra a revolta camponês iniciada em 1.524 pelos membros das seitas religiosas liderados por Tomas Mozer, que situasse a guerra dos camponeses.

O resultado da contrarreforma foi à separação da chamada igreja do ocidente entre os católicos romanos e os protestantes, originado o protestantismo e inicio de massacres e perseguidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com