TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA HOSPITALAR

Por:   •  6/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

        


UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

PSICOLOGIA

ANDRESSA DE OLIVEIRA MARQUES

JÉSSICA CAROLINE SOUZA COSTA

LUZIMARA ROSA DA SILVA

NICOLLY NAYSLA VIEIRA FIGUEIREDO

RAISSY CRISTINNE DA SILVA ARRUDA

THAIS FERNANDA TIRAPELI FERREIRA

VALESKA NUNES DE OLIVEIRA

PSICOLOGIA HOSPITALAR

CUIABÁ- MT

2018

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

PSICOLOGIA

ANDRESSA DE OLIVEIRA MARQUES

JÉSSICA CAROLINE SOUZA COSTA

LUZIMARA ROSA DA SILVA

NICOLLY NAYSLA VIEIRA FIGUEIREDO

RAISSY CRISTINNE DA SILVA ARRUDA

THAIS FERNANDA TIRAPELI FERREIRA

VALESKA NUNES DE OLIVEIRA

PSICOLOGIA HOSPITALAR

Trabalho apresentado junto ao Curso de Psicologia da Universidade de Cuiabá, como requisito de Avaliação de Psicologia Hospitalar

Docente: Prof.ª Ângela Campbell Pena Martins

CUIABÁ-MT

2018

SUMÁRIO

I.        INTRODUÇÃO        4

I.1        A psicologia hospitalar        5

II.        DESENVOLVIMENTO        6

III.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

IV.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências de estudantes de Psicologia na disciplina de Psicologia Hospitalar, com o propósito de estabelecer um contato inicial com o exercício da profissão, onde pode-se articular teoria com a pratica do psicólogo hospitalar. As atividades foram desenvolvidas em campo onde  foram coletados dados, através de entrevistas, observação, elaboração, análise documental e reflexão.

A Psicóloga entrevista foi Keli Virginia Ebert, graduada em Psicologia pela Universidade de Cuiabá (UNIC), com especialização em Psico-oncologia- FELUMA (MG). Possui especialização em Psicanálise pela UNIC, possui título de especialista em Psicologia Clínica (UNIC), possui curso de aperfeiçoamento em Psicanálise Hospitalar – Hospital Mater Dei (MG).  Atualmente atende na Oncocenter – Oncologia Clínica, localizada em Cuiabá (MT).

  1. A psicologia hospitalar

        Além disso, o psicólogo hospitalar realizará avaliação e atendimento psicológico aos familiares, afim de acolher, apoiar e orienta-los em suas respectivas duvidas, afim de minimizar angustias e proporcionar que consigam ligar com a doença e ajudar o paciente em seu processo de doença.

Segundo Chiattone (2006), a Psicologia Hospitalar se refere ao paciente, família e toda a equipe de saúde. A atuação do Psicólogo Hospitalar almeja através de atividades curativas e de prevenção e diminuir o sofrimento que o confinamento no hospital e a doença causam ao sujeito. 


  1. DESENVOLVIMENTO

Para que fosse possível compreender e relacionar a teoria com a pratica, foi realizada um visita ao centro de Oncologia de Cuiabá (ONCOCENTER), onde a Psicóloga Keli Virginia Ebert, graduada em Psicologia pela Universidade de Cuiabá (UNIC), e especializações em Psicanálise e Psico-oncologia concedeu uma entrevista, onde nos relatou o início de sua carreira até os dias de hoje.  Essa confidenciou que desde sua infância já se interessava pela psicologia hospitalar, mesmo na época não havendo nada especifico, após isso ela nós relatou um pouco de sua jornada dentro da Psicologia hospitalar, após o iniciou do curso em psicologia, Keli foi inserida no âmbito hospitalar através e um estágio no Hospital do Câncer em Cuiabá, onde teve contato com a Psico-oncologia, após isso Keli já iniciou a busca de uma pós-graduação na área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (382.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com